TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Responsabilidade Sobre Data Center

Artigo: Responsabilidade Sobre Data Center. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 6

Data Center era há tempos atrás, chamados CPD, mas com sua evolução e ganho de importância, atualizaram seu nome e referência de importância nas Empresas. Data Centers são as estruturas físicas projetadas para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados e ativos de rede. O objetivo principal do Data Center é garantir a disponibilidade de equipamentos e informações de extrema importância aos negócios de uma Organização, tal como o ERP ou CRM, garantindo assim a perenidade do negócio.

O Data Center deve cumprir critérios de desempenho, disponibilidade, confidencialidade, escalabilidade, integridade e segurança, sendo todos interdependentes.

A Norma ANSI/EIA/TIA 942, define a classificação dos Data Centers em quatro níveis independentes, que considera a Arquitetura, Telecomunicações, Aspectos Elétricos e Mecânicos. Neste caso o TIER 4 que são Data centers tolerantes a falhas, com sistemas redundantes, distribuição elétrica, sistemas e subsistemas que atendem simultaneamente, os equipamentos de TI. Todos os equipamentos de TI devem ter fontes de alimentação redundantes a ser instalados de acordo com a topologia e arquitetura.

Para obter a Disponibilidade da informação começamos com as premissas de montagem, que são desde a estrutura da alocação até a montagem dos hardwares e instalação de softwares. O layout de um Data Center pode ser em local isolado, mas também junto a outras partes da empresa, mas sempre bem protegidos e refrigerados. O piso elevado serve para instalar os cabeamentos e refrigeração por baixo dos pisos, calhas são formas simples de transporte dos cabeamentos estruturados e elétricos. O Data Center deve possuir um sistema de refrigeração que garanta que a temperatura do ambiente esteja em níveis aceitáveis, por uso de ar externo filtrado ou ar-condicionado, pois sem os itens citados, poderá ocorrer falhas no processo das informações. Sistemas de combate de incêndio devem proteger os componentes e atender as normas do corpo de bombeiros. Deverá possuir proteção elétrica para evitar oscilações e queda de energia.

Disponibilidade é a garantia de que os usuários autorizados tenham acesso a informações e ativos associados quando necessário. Isso pode ser feito utilizando os planos de backup de dados, planos de recuperação de desastres e continuidade de negócios e recuperação planos. A mídia de backup deve ser armazenada em um local seguro, possivelmente fora do local, que não está exposta aos mesmos perigos que os dados primários. Avaliações de risco a determinar a frequência e a extensão dos desastres potenciais, o que irá permitir que uma organização para decidir quais as tecnologias a implementar para atingir um nível adequado de recuperação, recursos contra queda de energia e duas empresas para atendimento de link. Um exemplo são os riscos de queda de energia no Brasil, como os “apagões”, que podem ser superados com geradores de energia até o restabelecimento.

Confidencialidade é garantir que as informações sejam acessíveis apenas para aqueles autorizados a ter acesso, independente de onde a informação é armazenada ou como ele é acessado. Ferramentas de acesso como Controles de Domínio Primário como do Windows Server 2008, isso também se atrela à segurança. Segurança é que os dados devem estar todos dentro do datacenter e não na máquina do usuário, podendo ser ambiente de VDI entregando VMs como desktop. Manter dados criptografados, ambiente com Políticas de segurança bem aplicada, dados que não podem sair da empresa, manter bloqueio de certos dados enviados por e-mail, com um Exchange por exemplo, bloqueio de Pendrive, DVD. Incluir também o uso de senhas, criptografia, firewall e treinamentos de ética e privacidade aos funcionários. Um exemplo sempre praticado em Multinacionais é o bloqueio de pendrive e cópia de arquivos para não vazar nenhum projeto em andamento.

Integridade é a proteção da exatidão e completude da informação e dos métodos de processamento. Para o armazenamento das informações, pode-se utilizar um servidor do tipo NAS com backup sendo realizado em um storage (Hardware) com RAID 5, pois isso garante a Integridade e Disponibilidade das informações, então com as informações armazenadas em um Storage com RAID, garante que caso um HD dê problema, o outro assuma. Backups, Recuperadores de desastres, redundâncias e métodos de segurança e confidencialidade. Utilizar Auditoria de Configuração, que consiste em apenas alterações aprovadas sejam feitas no sistema, ela também verifica se os procedimentos de gerenciamento de configuração são respeitados por funcionários e que todas as configurações estão documentadas. Auditoria para monitorar ativamente sistemas e mudanças de registro para a reconciliação com a documentação de gerenciamento de configuração pode ser feita manualmente ou automatizado com o uso de sistemas especializados. Um exemplo do bom funcionamento de auditoria e se o sistema for infectado por vírus, ele será pego em tempo de causar danos maiores.

O Estudo de um Data Center confidencial, íntegro e disponível concluiu-se que todos os fatores são interligados, climatização, layout, acessos, estruturas de hardware, componentes passivos e usuários. A implantação do data center deve-se sempre mitigar qualquer possibilidade de falhas para manter o melhor funcionamento, segurança e disponibilidade, atendendo assim aos 5000 usuários simultâneos sem com disponibilidade.

Informações sobre o Servidor:

Um modelo de Servidor para atender mais de 5000 usuários simultâneos é o armazenamento HP StoreEasy 5000, possui armazenamento de arquivo e aplicativo eficiente, seguro e altamente disponível. Possui desduplicação de dados não intrusiva que proporciona uma economia de espaço média de 50 a 60%. Fornece segurança por meio de recursos como criptografia integrada, controles de acesso sofisticados, instantâneos on-line e a capacidade de executar softwares de backup e proteção de ponto de extremidade onboard para que os dados fiquem protegidos quando armazenados e quando estiverem sendo usados. Os servidores em cluster são conectados a um pool de armazenamento compartilhado SAS que é protegido por RAID. Com alimentação e refrigeração redundantes integradas, é uma plataforma muito robusta de armazenamento para os ambientes 24x7 mais exigentes. Consolide várias cargas de trabalho e os serviços de TI em uma plataforma única incluída com suporte para uma ampla gama de protocolos de acesso a arquivos, armazenamento de aplicativos Microsoft Hyper-V e SQL Server, acesso bloqueado iSCSI e serviços de infraestrutura de TI como impressão, DNS e DHCP. Suporta até 26000 usuários simultâneos. Reduza a utilização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com