TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Data Center: Internalizar Ou Terceirizar?

Pesquisas Acadêmicas: Data Center: Internalizar Ou Terceirizar?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  691 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

Muitas empresas preferem modelo híbrido. Compilamos opiniões de CIOs e especialistas para fornecer um panorama dos prós e contras de cada um

1 estrela2 estrela3 estrela4 estrela5 estrelaRating 0 (0 votaram)

Leia Também

Outsourcing vs. Insourcing: você precisa dos dois

Terceirização

Outsourcing vs. Insourcing: você precisa dos dois

A difícil escolha de terceirizar analytics

Escolha

A difícil escolha de terceirizar analytics

VMware: Empresas ainda precisam de datacenters

Cloud

VMware: Empresas ainda precisam de datacenters

A terceirização de infraestrutura de TI tem alto nível de penetração e maturidade no mercado brasileiro, em comparação com a de desenvolvimento e BPO (business process outsourcing). No total, segundo previsões da E-Consulting, as operações de outsourcing de TI no País irão saltar de R$ 16,7 bilhões em 2009 para R$ 18,2 bilhões no fim deste ano. Engrossando esta tendência, está um número crescente de empresas que optam por hosting e colocation de data center ou mesmo adotam soluções de computação em nuvem. De acordo com a PricewaterhouseCoopers (PwC), 90% dos CIOs no Brasil têm a terceirização de TI no topo da sua lista de prioridades – a maioria refere-se a data centers.

Com o tema em voga, também aumenta o número de CIOs sob pressão e em dúvida quanto à melhor estratégia para o data center da companhia (seja site insourced ou outsourced), bem como a hora certa de implementá-la. Luiz Alfredo Vieira Sales, gerente-sênior da PwC, aponta que o outsourcing é indicado para toda empresa que precisa de uma tecnologia ágil e alinhada tanto ao negócio quanto às transformações do mercado. Menos rotineira, a decisão por desenvolver um data center próprio requer justificativas fortes que compensem o alto TCO. “Os custos vão além da aquisição de equipamentos, passando por contratação e gestão de pessoal especializado, desenvolvimento de arquiteturas para garantir a disponibilidade, desempenho e escalabilidade dos servidores e telecomunicações, além de segurança física, custos prediais, licenças de softwares, energia elétrica com fontes redundantes e climatização”, enumera Sales.

Entre os pontos contras para quem pretende instalar internamente o data center está a limitação de espaço, o que pode implicar pouca flexibilidade para acompanhar a expansão dos negócios. Sales indica o site próprio às empresas que precisam acumular alta quantidade de ativos para garantias de transações no mercado ou aquelas cujo site principal localiza-se em região com telecomunicações precárias.

O outsourcing, por sua vez, se justifica, em geral, por transformar custos fixos em variáveis e investimentos em despesas (com impacto positivo no cálculo do IR) – o que, em muitas empresas, é argumento suficiente para tornar o CFO o aliado número um do projeto. “No fundo, quem define pelo outsourcing é o departamento de finanças, e não a tecnologia”, reconhece Sales. Mas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com