TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resposta Ava

Trabalho Escolar: Resposta Ava. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ANAHANGUERA GUARULHOS

CURSO DE TECNOLOGO EM LOGISTICA

ATIVIDADES DE AUTODESENVOLVIMENTO - AVA

TEMA 3 : O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

GUARULHOS

2014

FACULDADE ANAHANGUERA GUARULHOS

CURSO DE TECNOLOGO EM LOGISTICA

ATIVIDADES DE AUTODESENVOLVIMENTO - AVA

TEMA 3 : O CAMINHO DA SUSTENTABILIDADE

Relatório apresentado à Faculdade, como exigência da disciplina Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Tutora:

GUARULHOS

2014

SUMÁRIO

RESUMO

INTRODUÇÃO

DESAFIO

1 ETAPA 1

1.1 Aulas- tema 3: O Caminho da Sustentabilidade.

1.1.2 PASSO 1 - Assistir o Vídeo: Rio + 20: Desafio da Sustentabilidade, Ler o

Material: Seção e Responsabilidade Socioambiental.

1.1.3 PASSO 2 - Elaboração/ Reflexão/ Dissertação – Ações que expressem a agenda

21 pessoal.

1.1.4 PASSO 3 - Relatório.

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

RESUMO

A Agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica, também corresponde a um plano de ação e planejamento global que deve ser adotado em nível internacional, nacional, local e mesmo individual, além de envolver diversos atores sociais (governos, empresas, organismos internacionais e organizações não governamentais) que podem cooperar para a solução dos problemas socioambientais.

Assim, a Agenda 21 deve subsidiar ações em quatro dimensões: Socioeconômica.

Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento. Fortalecimento do papel dos grupos principais. Meios de execução.

A implementação da Agenda 21 pressupõe a tomada de consciência por todos os indivíduos sobre o papel ambiental, econômico, social e político que desempenham em sua comunidade e exige, portanto a integração de toda a sociedade no processo de construção do futuro. Essa forma de ação, em que a sociedade compartilha com o governo as responsabilidades pelas decisões, permite uma maior agregação em torno do projeto de desenvolvimento, aumentando suas chances de implementação. Pode ser elaborada tendo como base as ações individuais, e algumas pessoas têm desenvolvido ou elaborado Agendas 21 tendo como foco suas próprias relações com o ambiente no qual estão inseridas. Dessa forma, sua atividade será elaborar uma Agenda 21 pessoal partindo de suas relações com o ambiente onde você vive, levando em consideração o chamado tripé da sustentabilidade, ou seja, três dimensões: a econômica, a ambiental e a social.

INTRODUÇÃO

A Agenda 21 é um programa de ações para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países, que constitui a mais ousada e abrangente tentativa já realizada de promover, em escala planetária, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência.

Esse programa baseia-se na proposta de construir, de forma planejada, estratégica e participativa, um modelo de desenvolvimento humano que concilie:

* Sociedade e Governo;

* Temáticas sociais, ambientais, econômicas, culturais, institucionais, dentre outras;

* A existência da atual e das próximas gerações;

* Ações emergenciais (de curto e médio prazo) e estruturantes (de longo prazo).

Do mesmo modo como entendemos a palavra “agenda”, o termo é, portanto, usado no sentido de intenções, desejos de mudança e compromissos para construir um novo modelo de desenvolvimento.

RELATORIO

À agenda global consolidou-se em um documento de 40 capítulos, com o dever de promover, em escala planetária um novo padrão de desenvolvimento.

A partir da percepção de que um novo modelo global só será alcançado se esse desafio for incentivado e acontecer em todos os níveis - nacionais regionais e locais – foi estabelecido o lema da Agenda 21: “Pensar globalmente, agir localmente”. E é assim que, após o acordo internacional firmado em 1992 e a proposta construída, a Agenda 21 começa a percorrer diferentes escalas.

A construção da Agenda 21 brasileira iniciou-se em 1997 e foi coordenada pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 21 Nacional (CPDS) - desencadeando um processo de planejamento participativo - para orientar o nosso futuro de forma sustentável.

Inicialmente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com