TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas a perguntas sobre automação de processos de produção

Exam: Respostas a perguntas sobre automação de processos de produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Exam  •  2.485 Palavras (10 Páginas)  •  607 Visualizações

Página 1 de 10

1- O que e automação e qual a sua importância no processo produtivo atual ?a automação gera a necessidade de mudanças profundas no processo de produção (mudança delay-out, do desenho do produto, de processos a fim de se permitir a integração), ou seja, com a automação ocorre uma transformação de toda a produção. a automação também permite o aparecimento de novos produtos, como por exemplo, as centrais nucleares, pois ninguém poderia controlar a temperatura tão sensível, dentro da parte central de um reator.

2- Comente a importância da eletricidade no processo de automação atual ?A Engenharia de Controle e Automação une os princípios de elétrica, mecânica, eletrônica e computação que combinados geram um sistema mais simples, econômico, confiável e versátil. Baseia-se na modelagem geográfica de sistemas de diversas naturezas, analisando o seu comportamento dinâmico, e usando a teoria de controle para calcular os parâmetros de um controlador que faça o sistema evoluir da forma desejada, e adaptativa às mudanças dos principais elementos sob controle.

3- Qual a diferença entre malha aberta e fechada ?Um sistema de controle em malha aberta utiliza um dispositivo atuador para controlar o processo diretamente sem a utilização de realimentação (feedback).Um sistema de controle em malha fechada usa uma medida da saída e uma realimentação deste sinal para uma comparação com a saída (resposta) desejada (referência).

4- O que é um motor elétrico e quais são as suas partes ?Um Motor elétrico é uma máquina destinada a transformar energia elétrica em mecânica. É o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da energia elétrica e constituído de carcaça , rotor e estator.

5- O que e um acionador pneumático e quando e utilizado ?O atuador pneumático é composto por uma servoválvula de controle direcional e um cilindro pneumático sem haste. Este atuador permite posicionar uma carga em um determinado ponto do curso do atuador ou seguir uma trajetória variável em função do tempo

6- O que e um atuador hidráulico e quando e utilizado na automação? Os atuadores são componentes que realizam a conversão da energia elétrica, hidráulica, pneumática em energia mecânica. Utilizam um fluido à pressão para movimentar o braço. São utilizados em robô que operam grandes cargas, onde é necessária grande potência e velocidade, mas oferecem baixa precisão.

7- O que são válvulas direcionais e porque são utilizadas em circuitos de automação? Válvula que possui a função de alterar a direção e o sentido do fluxo entre as suas conexões.

8- Como podemos acionar ou pilotar as válvulas direcionais ?

9- Comente com relação ao sentido de movimentação , quais são os tipos existentes de cilindros atuadores ?

10- O que e um sensor e quando e utilizado na automação ?Existem diversos tipos de sensores utilizados em equipamentos eletrônicos. Podemos usar simples chaves ou dispositivos de acionamento momentâneo do tipo mecânico, até transdutores especiais que convertem alguma grandeza física numa grandeza elétrica como, por exemplo, uma tensão. Esses sensores servem para informar um circuito eletrônico a respeito um evento que ocorra externamente,sobre o qual ele deva atuar, ou a partir do qual ele deva comandar uma determinada ação.

11 - O que e um transdutor e quando e utilizado na automação ?Transdutor é um componente que transfere informação (na forma de energia) de uma parte do sistema de medida para outra, geralmente, através de uma conversão para energia elétrica. São exemplos de transdutores: termopar (converte calor em ddp), encoder (movimento mecânico em pulsos elétricos) etc. e utilizado quando se necessita a fornecer informações através de pulsos ou sinais digitais sendo necessário o uso de um circuito eletrônico para transformar esse código em informações de fácil entendimento.

12- o que são os sensores indutivos e como e seu funcionamento ?é dispositivo eletrônico que é capaz de reagir a proximidade de objetos metálicos, esses dispositivos exploram o princípio da impedância de uma bobina de indução, que ao conduzir uma corrente alternada tem esta alterada quando um objeto metálico ou corrente elétrica é posicionado dentro do fluxo do campo magnético radiante , Isso ocorre pois o objeto absorve parte do campo magnético essa variação é detectada pelo circuito do sensor que produz um sinal de saída, podendo ser a atuação de um contato NA ou NF para corrente alternada ou contínua, um transistor ou ainda um sinal variável de tensão ou de corrente (saída analógica).

13- o que são os sensores capacitivos e como e seu funcionamento ?Sensores capacitivos são sensores que detectam qualquer tipo de massa.Seu funcionamento se dá por meio de incidência de um campo elétrico que é gerado por cargas elétricas em sua face, formando assim um capacitor , com o aumento de sua capacitância quando colocamos algum tipo de massa dielétrica (isolante) entre seus eletrodos (os eletrodos são onde são armazenadas as cargas), sendo assim, quando aproximamos qualquer material líquido ou sólido à face do sensor, ele atuará como massa dielétrica aumentando a capacitância. Por fim, o circuito eletrônico do sensor detecta essa variação de capacitância e atua sua saída, que pode ser um contato NA ou NF para corrente alternada ou contínua, um transistor ou ainda um sinal variável de tensão ou corrente (saída analógica).

14- o que são os sensores opticos e como e seu funcionamento ?São sensores cujos elementos de emissão e recepção estão justapostos no mesmo conjunto óptico. Os raios emitidos pelo transmissor refletem na superfície do objeto detectado e retornam ao elemento receptor. São sensores cujo funcionamento baseia-se na emissão de um feixe de luz, o qual é recebido por um elemento foto-sensíve.

15- o que são os sensores ultrasonicos e como e seu funcionamento ?Os sensores de proximidade ultra-sonicos podem ser usados como dispositivos de detecção sem contato em muitas áreas da automação. Permitem detectar de forma precisa, flexível e confiável objetos de materiais, formas, cores e texturas diversos, funcionamento dos sensores ultra-sônicos está baseado na emissão de uma onda sonora de alta freqüência, e na medição do tempo levado para a recepção do eco produzido quando esta onda se choca com um objeto capaz de refletir o som. Eles emitem pulsos ultra-sônicos ciclicamente. Quando um objeto reflete estes pulsos, o eco resultante é recebido e convertido em um sinal elétrico.

16- o que são os sensores detentor de chamas e como e seu funcionamento ?transmissor que pode operar como um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com