TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo 1 A 4 Aulas Temas Tecnologia Da Gestão

Ensaios: Resumo 1 A 4 Aulas Temas Tecnologia Da Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  1.415 Palavras (6 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 6

Aula tema 1

a noção de paradigma elaborada por Thomas Kuhn tem implicações sobre nossa vida. Todos nós temos paradigmas estabelecidos, ou seja, conjunto de crenças, valores e padrões, e cabe a cada um questionar se não existem outras formas de entender os mesmos problemas e situações.

O termo gestão vem do latim gestione, ato ou efeito de gerenciar e administrar. Para desempenhar essa função, o gestor deve adotar um modelo orientado por princípios e valores expressos na missão da empresa e que reflitam em sua cultura para administrá-la rumo ao objetivo traçado.

Mintzberg (1973) descreveu dez possíveis papéis de um gestor organizacional, que podem ser agrupados em três grupos: interpessoal, informacional e também decisorial.

Para o papel decisorial, é correto afirmar que:

• Representa os interesses da organização perante órgãos de classe, por exemplo

• Programa, orça e estabelece prioridades

Para o papel informacional, é correto afirmar que:

• Lê relatórios e outros documentos da organização

• Transmite informações para pessoas de fora da organização

Para o papel interpessoal, é correto afirmar que:

• Assina documentos legais da organização

• Motiva, treina e aconselha pessoas

A noção de processo é bastante utilizada nas organizações, e hoje, para melhor organizar as funções e rotinas, precisa ser trabalhada como uma sequência de processos.

Consultoria é a prestação de serviços profissionais para auxiliar outras organizações.

Caracteriza uma mudança que está ocorrendo diante da nova ordem organizacional A ênfase na hierarquia é reduzida, e aumenta a importância da integração entre diferentes áreas e setores

Aula tema 2

Cada um desses “gurus” teve contribuições importantes na história da qualidade no século XX.

Deming criou, durante a Segunda Guerra Mundial, a famosa lista dos 14 princípios da qualidade.

Juran é um dos nomes mais conhecidos quando se fala em gestão pela qualidade total. Esse autor afirma que os elementos que compõem a boa gestão pela qualidade total são: i) planejamento; ii) conscientização; iii) clientes identificados e diferenciados; iv) necessidades dos clientes identificados.

Feigenbaum teve como mérito cunhar a expressão qualidade total. Para ele, a qualidade total deve ser um movimento de melhoria que ultrapassa as barreiras artificiais que separam funções, pessoas e unidades, para alcançar o todo organizacional. Defende o controle como princípio fundamental.

O tema qualidade envolve uma série de ferramentas, métodos e conceitos, que são aplicados separadamente ou em conjunto nas organizações. O objetivo final da qualidade é sempre a busca do atendimento a normas, exigências, certificação e excelência.

Por essa razão, as afirmações verdadeiras são:

• A ISO refere-se à International Organization for Standardization, sediada na Suíça, e da qual fazem parte mais de 140 países.

• O Controle Estatístico da Qualidade (CEP) surgiu no começo do século XX e refere-se à aplicação estatística na qualidade, por meio da utilização das cartas de controle estatístico e de técnicas de amostragem.

• O pioneiro da aplicação estatística ao controle de qualidade foi o americano Shewhart , dos laboratórios Bell, que, em 1924, desenvolveu a carta de controle.

• A utilização das cartas de controle estatístico tornou possível prever quando e como um processo de produção sairia do controle.

• Com a produção em massa, passa a ser impraticável a inspeção em 100% das peças produzidas. Surge o controle estatístico da qualidade baseado naamostragem.

• Em 1961, dez anos depois da publicação do seu primeiro livro, uma nova evolução da qualidade foi apresentada por Feigenbaum : o Total Quality Control (TQC).

• A qualidade deve visar às necessidades do consumidor, tanto atuais como futuras. Deming talvez tenha sido o mais celebrado guru da qualidade, responsável pela criação, por exemplo, do ciclo PDCA.

• O lean manufacturing é um sistema de manufatura enxuta, versátil e flexível, que por meio da aplicação de uma série de ferramentas, torna a empresa mais ágil para enfrentar as demandas de mercado.

O ciclo PDCA é uma ferramenta simples, mas muito utilizada e importante para a gestão de processos e de qualidade. Isso explica por que ainda é utilizado, depois de mais de 60 anos da sua criação. PDCA são as iniciais das palavras que representam quatro etapas de qualquer processo de verificação, que devem ser repetidas sempre que necessário.

O 5S é uma ferramenta da qualidade que se refere a cinco palavras japonesas que começam com S (no Brasil, foram adaptadas a cinco “sensos”), que são fáceis de serem implantadas e que têm como objetivo criar um ambiente motivador, limpo e organizado por meio da melhoria do ambiente.

A palavra amostragem já diz que só uma parte (amostra) dos produtos será inspecionada. O CEP surgiu justamente porque era impossível inspecionar 100% das unidades produzidas.

Aula tema 3

O benchmarking é uma tecnologia de gestão que tem por princípio investigar, comparar e buscar aprender com métodos, técnicas e processos de sucesso de outras organizações, normalmente líderes de mercado ou conhecidas por terem excelência em alguma de suas áreas ou processos. É formalizado um acordo ou processo de benchmarking entre as duas empresas interessadas.

Por essa razão, as afirmações verdadeiras são:

• Benchmarking é uma tecnologia de gestão desenvolvida por meio da investigação e, pela comparação, permite verificar o que pode ser melhorado.

• Benchmarking é um processo de aprendizado com os outros.

• Benchmarking é uma modalidade especial de aprendizado direcionada à revelação das melhores práticas executadas por uma determinada organização.

O benchmarking pode ser caracterizado em vários tipos, dependendo de como ele é realizado, pois o benchmarking pode comparar áreas da mesma organização ou ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com