TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Patologia da Construção

Por:   •  20/5/2019  •  Monografia  •  5.255 Palavras (22 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 22
  1. INTRODUÇÃO

O termo Patologia é pertencente a origem grega (páthos, doença, e lógos, estudo), que significa o “estudo das doenças”, definida por LOTTERMANN (2013), definição geralmente relacionada ao ramo da medicina, porém o termo também é amplamente utilizado na área na engenharia civil e suas denominações dependem do objeto de estudo em questão, por exemplo é comumente contextualizado em estudos investigativos referentes às alterações estruturais. Este panorama advindo da medicina inspirou engenheiros civis a usar este mesmo termo na engenharia civil, sendo adotado em livros de graduação em engenharia civil. Patologias podem ser entendidas como o ramo da engenharia que estuda os sintomas, formas de manifestação, origens e causas das doenças ou defeitos que ocorrem nas edificações (CARMO, 2000).

A construção civil pode-se atribuir patologia aos estudos dos danos ocorridos em edificações de forma geral. O termo patologia na construção civil é aplicado às “doenças” das edificações ou construções em geral, sejam elas, trincas, rachaduras, fissuras ou até infiltrações, que incomoda muito a gestão da qualidade, passando uma visão negativa em relação ao produto. Para Zuchetti (2013, apud VITÓRIO, 2003), os problemas patológicos nas estruturas geralmente se manifestam de forma bem característica, permitindo assim que um profissional experiente possa deduzir qual a natureza, a origem e os mecanismos envolvidos, bem como as prováveis consequências [...] um dos sintomas mais comuns é o aparecimento de fissuras, trincas, rachaduras e fendas.

A questão da qualidade no setor da construção civil recebe atenção crescente com os olhares atentos voltados para as patologias, elas por sua vez representam a maioria das queixas mais recorrentes dentro do setor. O impacto psicológico negativo, indica falhas na obra, que com o tempo desvalorizam o imóvel e geram despesas consideráveis pelos investimentos construtivos voltados para a reparação da patologia, significando gastos e custos que poderiam ser evitados ou previstos no empreendimento inicial em muitos dos casos.

Patologias comprometem a vida útil das construções ou obras, e por sua vez acomete o desempenho, a durabilidade e estética em âmbito geral. As patologias podem ser adquiridas congenitamente, ou seja, durante a execução da obra com o emprego inadequado de materiais e métodos construtivos, ou na concepção do projeto, ou ainda ao longo de sua trajetória, causando perdas financeiras. A fim de evitar essa questão, se faz necessário uma inspeção detalhada, ou seja, voltar a visão para as ações preventivas em todas as etapas do processo construtivo, o profissional deve possui formas ou técnicas corretas e aplica-las de forma a obedecer às técnicas construtivas a fim de evitar ao máximo diagnóstico errôneos acerca de uma construção. O autor Degussa (2008), afirma sobre a escassez em manutenções nas obras faz com que pequenas manifestações patológicas evoluam para situações de desempenho insatisfatórias, consequentemente evidenciam fatores negativos.

É certo que todas as etapas do processo de construção podem contribuir para o aparecimento de manifestações patológicas em edificações ou ainda serem a própria origem dessas patologias, porém, observa que não há um programa de manutenção preventiva ou corretiva em construção civil. A ineficiência ou falta de programas de manutenção dos sistemas construtivos de edificações, é uma das causas mais importantes de deterioração precoce do ambiente construído (OLIVEIRA, 2013).

A construção civil de forma geral sofre com a problemática das manifestações patológicas, as quais geram diversos impactos aos construtores e ao consumidor final.

O presente trabalho tratará das manifestações patológicas comumente encontradas em edificações ou obras, o objetivo aqui proposto é analisar de forma geral efeitos patológicos em uma construção residencial, diagnosticando suas causas, e a partir dos resultados adquiridos, estabelecer critérios reparatórios dos mesmos fornecendo soluções apropriadas a fim de contribuir para o conhecimento a quem julgar necessário. De acordo com Souza e Ripper (1998), a inspeção periódica é elemento indispensável na metodologia da manutenção preventiva, é aquela que é executada a partir das informações fornecidas por inspeções regulares, de acordo com critérios pré-estabelecidos de redução das probabilidades de ruína ou de degradação da estrutura, visando uma extensão programada de sua vida útil. Inspecionar, avaliar e diagnosticar as patologias da construção são tarefas que devem ser realizadas sistematicamente e periodicamente, de modo a que os resultados e as ações de manutenções devem cumprir efetivamente a reabilitação da construção, sempre que for necessária (GRANATO, 2002).

A escolha deste tema vem em conjunto com a necessidade de se evitar a ocorrência de manifestações patológicas em obras ou edificações, que acabam por diminuir a vida útil e o desempenho das mesmas, além de gerar acréscimos sobre o custo para se recuperar e reforçar uma estrutura já afetada.  

Aliado a um estudo bem elaborado, faz-se necessário o acompanhamento contínuo com profissional da área, orientando todas as patologias existentes na residência escolhida, estas por sua vez serão previamente analisadas, conforme orientações observadas em literaturas, artigos e mediante o conhecimento de profissional capacitado da área.

  1. OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Analisar as manifestações patológicas existentes em uma edificação residencial situada em Monte Carmelo, MG, identificando possíveis causas, métodos de prevenção e técnicas de reparo.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar as manifestações patológicas que comumente acometem edificações, relacionando a configuração de cada uma delas às suas possíveis causas.

Abordar técnicas de reparo de patologias em construções que se mostram eficazes de acordo com bibliografias atuais sobre o tema.

Identificar o tipo de manifestação patológica existente em uma edificação residencial, propondo possíveis causas e métodos de reparo ou medidas de prevenção.

  1. REFERENCIALTEÓRICO

3.1  ABORDAGEM GERAL: TRINCAS, FISSURAS E RACHADURAS.

A patologia na construção pode ser entendida como o ramo da engenharia que estuda os sintomas, formas de manifestação, origens e causas das doenças ou defeitos que ocorrem nas edificações (CARMO, 2000). As patologias podem ter sido ocasionadas durante a execução da obra ou podem ter sido adquiridas congenitamente, o presente estudo dedicará às trincas de forma geral.

As patologias de trincas, fissuras e rachaduras são manifestações causadas em geral por tensões realizadas por tração de materiais frágeis como o concreto e materiais cerâmicos e ocorrem quando os materiais solicitados por exercem esforço maior que a sua própria resistência suporta, provocando falhas e ocasionando aberturas (OLIVEIRA, 2012), as aberturas são classificadas de acordo com sua espessura: fissura, trinca, rachadura, fenda ou brecha (OLIVEIRA, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.8 Kb)   pdf (312.2 Kb)   docx (314.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com