TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO CRÍTICO "PATOLOGIA EM TÚNEIS: ESTUDO DE CASO DA VIA EXPRESSA DE ACESSO AO PORTO DE SALVADOR/BA"

Monografias: RESUMO CRÍTICO "PATOLOGIA EM TÚNEIS: ESTUDO DE CASO DA VIA EXPRESSA DE ACESSO AO PORTO DE SALVADOR/BA". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  1.020 Visualizações

Página 1 de 3

A partir dessas variantes e das condições do meio, foram determinados os equipamentos para a escavação do túnel. Foram utilizados os fios esmaltados diamantados, cuja finalidade é fraturar a rocha e provocar o seu movimento em relação a face livre. O maciço rochoso é desagregado pela energia do explosivo, resultando um conjunto de blocos (escombros), que posteriormente foi removido. Devido a ação dos explosivos, ocorrem danos de sobrefaturação, aumentando a permeabilidade do maciço. Devido a percolação da água, deve-se adotar medidas de drenagem e revestimento do túnel.

Após as escavações, e para mantê-las abertas até a execução do revestimento, em função dos tempos de autosustentação, foram definidas características da classe de cada compartimento do maciço. Foi estabelecido para cada classe utilizar revestimento de primeira fase em concreto projetado, cambota, tela metálica, chumbadores ou tirantes. Com a escavação parcial do maciço feita por explosivos, foi executada a técnica de “New AustrianTunnelingMethod”. Tal técnica tem como base a consideração que o terreno, noperímetro da escavação, se integra no arco resistente total, formando ele próprio parte da estrutura de suporte.

A acomodação excessiva do maciço faz com que sua capacidade de autos-suporte diminua e passe a exercer um esforço sobre a estrutura. Aplica-se o revestimento de concreto projetado para impedir esta acomodação. Para o revestimento, tanto primário quanto secundário, utilizou-se concreto projetado. No túnel superior, o revestimento contou ainda com tela metálica e cambotas metálicas treliçadas leves que serviram como gabaritos para a escavação e concretagem, isso acontece em função dos tempos de autossustentação característico da classe de cada compartimento do maciço.

Após a construção do túnel, encontrou-se infiltração em seu interior. Na tentativa de conter a mesma e evitar o acumulo de água provocando acidentes, foram utilizados drenos do tipo Barbacã. No entanto, seu uso não foi satisfatório devido a geologia do terreno apresentar fraturas onduladas com baixa transmissividade do meio, que quando submetidas à elevadas pressões, se abrem e permitem o acesso de fluidos. Diante desses fatores, utilizou-se um sistema de drenagem especial para “amenizar” a infiltração e conduzir a água para parte externa do túnel – MacDrain – -manta geotêxtil fixada às paredes através de barras chatas e telas q61 e tela de galinheiro. A solução MacDrain é especialmente indicada para situações nas quais o geocomposto estará diretamente em contato com concretos e argamassas em seu estado fluído, ou seja, imediatamente após sua aplicação, de maneira que o geocomposto drenante atue como forma para esses materiais.

O MacDrain é um geocomposto leve e flexível, cujo núcleo drenante é constituído por uma geomanta tridimensional. Esta geomanta é fabricada a partir de filamentos de polipropileno ou poliamida (nylon), apresentando elevado índice de vazios (em média 95%). O núcleo é termosoldado a um geotêxtil não-tecido de poliéster em todos os pontos de contato. Os geotêxteis se sobressaem por 10 cm além do núcleo, ao longo das bordas longitudinais para garantir juntas contínuas do sistema drenante. A impermeabilização é assegurada por uma geomembrana, que têm por função evitar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com