TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reunir As Informações Levantadas Nos Passos Anteriores E Elaborar Um Relatório (padrão ABNT) Para Apreciação E Tomada De Decisão Do Cliente.

Monografias: Reunir As Informações Levantadas Nos Passos Anteriores E Elaborar Um Relatório (padrão ABNT) Para Apreciação E Tomada De Decisão Do Cliente.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  651 Visualizações

Página 1 de 3

Gerenciamento de projeto

Gerenciar riscos com eficiência constitui-se não apenas em um grande desafio na atualidade, mas é inclusive um fator crítico tanto para o sucesso do projeto, como também para a sobrevivência da empresa.

O gerenciamento não deve ser praticado de maneira arbitrária, mas conforme técnicas reconhecidas eficientes, onde se destacam as recomendações do PMI (Project Management Institute). Contudo, para colher os benefícios esperados, deve haver a conscientização das empresas em adotar o gerenciamento de projetos como uma metodologia na qual os seus gerentes devem ser devidamente treinados, de forma a agregar valor às experiências individuais dos mesmos.

O uso de uma metodologia adequada permite a redução de riscos de falha no projeto e ganho de qualidade, além de ser ajustável às necessidades e realidade da empresa. Com a condução de projetos utilizando-se uma boa metodologia, baseada em princípios, técnicas, ferramentas e habilidades, os gerentes de projetos poderão aumentar a efetividade da gestão, alcançando melhores resultados.

Os riscos são inerentes a todo projeto. O gerenciamento de riscos é importante exatamente para analisar estes riscos, e reduzir as surpresas, os custos, os atrasos, o stress e os mal entendidos.

Ele deve ser utilizado com plena eficiência, ou será encarado como custo

adicional. O gerenciamento induz ao gerente do projeto, um melhor entendimento das

melhores saídas para os eventos negativos e o melhor aproveitamento dos eventos positivos.

Atualmente se acredita que os riscos, por mais sérios que possam ser, e mais consequências negativas que possam ter, podem e devem ser tratados de forma a gerar uma consequência positiva, transformando o risco em vantagem competitiva para a empresa. Este é exatamente o papel do gerenciamento de risco.

Aconselha-se que toda a documentação gerada do processo de gerenciamento de risco, seja arquivada para futuros problemas dentro do projeto, ou até mesmo para servir de base para outros.

O gerenciamento de risco deve ser o primeiro passo do planejamento do projeto, pois caso venha a se descobrir algum risco inerente ao projeto, que venha a causar sérios danos, não sendo a equipe de gerenciamento, capaz de transformá-lo em oportunidade, o ideal é criar, já de início, um plano de contingência para o projeto. Os planos de contingência e as outras ações contra os riscos, devem ser implementadas quando necessárias, sem que haja o medo da equipe de projeto em modificar o planejamento inicial.

Uma das mais importantes etapas do gerenciamento de risco, tal como em outro trabalho qualquer, é a avaliação do mesmo. Ele deve ser constantemente avaliado, para que qualquer alteração seja feita a tempo e possamos obter sucesso no projeto.

Podemos citar alguns benefícios da implantação deste processo de gerenciamento de risco, que são: encontrar os seguros mais adequados, preservar bens e vidas humanas, a manutenção do fluxo produtivo e a permanência da empresa no mercado, manter constantemente os funcionários motivados e aumentar a produção e a competitividade.

A análise de um planejamento de riscos, verificando cada um dos fatos ocorridos durante sua sua execução e seus marcos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com