TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão crítica do texto "Engineer of the New Time"

Resenha: Revisão crítica do texto "Engineer of the New Time". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  Resenha  •  746 Palavras (3 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 3

1) No texto “O engenheiro dos novos tempos”, a autora analisa o quê? Redija uma recensão crítica em que você apresenta seus argumentos sobre esse mesmo assunto.

Trata-se de uma análise com embasamento em uma pesquisa cientifica, a fim de trazer a luz o perfil do engenheiro que a sociedade contemporânea precisa para atender suas necessidades.

Para a autora, traçar um perfil para “o novo engenheiro”, consiste numa análise que vai além de responder questionamentos e ainda além do conhecimento das necessidades da área num teor mundial, trata-se também de acompanharmos detalhadamente as necessidades e tendências de cada região. Posto que a concorrência no mercado de trabalho é tamanha, a ponto de ultrapassar fronteiras entre países, é comum a influência tecnológica de uma região sob outra, principalmente quando tratamos de países em desenvolvimento.

O fato é que, a tecnologia avança muito rápido, em uma velocidade totalmente desproporcional à educação. Sendo assim, o uso de maquinas que substituem vários processos, que se feitos manualmente levariam muito tempo, vem sendo constante e necessário, e o fato implica numa prática menos aguçada da ciência propriamente dita. E ainda, ressalta-se que os educadores do profissional atual, relutam em acompanhar a velocidade da tecnologia, restando a desproporcionalidade.

A autora menciona dados resultantes de uma pesquisa, onde esta tinha por objeto traçar o perfil do novo engenheiro de acordo com as necessidades de grandes, médias e pequenas empresas do ramo. Tal pesquisa destacou que o mercado atual requer, dentre outras características, um profissional que tenha comprometimento com seu trabalho, a fim de atender as necessidades da carreira de uma forma completa.

Por fim, embasados nas pesquisas e comentários da autora, concluímos que o profissional hodierno deve ser exigente com ele mesmo, a ponto de não deixar a desejar em suas qualidades, desde as de cunho prático e metodológico, às de cunho de comunicação verbal. E ainda, sem dúvida é preciso ser um indivíduo com capacidade de aprender e praticar diariamente inovações.

2) De acordo com a opinião do prof. Cortella, a ética parece não ter efeito, sem conhecimento. O que isso quer dizer?

Cortella argumenta e traz fundamentos, de que existe um vínculo entre a “Ética” e “Produção de conhecimento”. Os dois conceitos se relacionam de forma que o indivíduo deve adquirir e produzir conhecimentos de forma ética, ou seja, mantendo a “integridade digna da vida coletiva”.

3) Por que, segundo a profª. Maria Cândida Nunes, a engenharia no Brasil não cumpre o seu papel?

Porque os engenheiros atuais não se adaptaram aos “novos tempos”, à tecnologia. Hodiernamente, os engenheiros não leem tanto como antes, pois existe uma ferramenta; a computação. É quase que impossível haver uma parceria no caminhar da informação, comunicação e educação, pois uma supre a necessidade da outra, por isso a engenharia e o engenheiro no Brasil não estão completos. Ainda falta muito para conseguirmos avançar. As características de um engenheiro atualmente é o ser e o saber, ou seja, é tudo que fora e estudado e não somente experimentado. Tem-se que ter um diploma para provar que tem conhecimento, e na pratica deve-se mostrar que houve a fixação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com