TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão da literatura sobre o contributo dos materiais de construção para a construção sustentável

Artigo: Revisão da literatura sobre o contributo dos materiais de construção para a construção sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  Artigo  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 2

A indústria da construção constitui um dos maiores e mais activos sectores em toda a Europa. Esta actividade consume mais matérias-primas do que qualquer outra actividade económica, consome também elevadas quantidades de energia e os resíduos de construção e demolição representam além disso a grande maioria dos resíduos produzidos em toda a Europa, sendo que grande parte desses resíduos tem a vantagem de poder ser reciclada.

Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre o contributo dos materiais de construção para a sustentabilidade da indústria construção. Materiais produzidos a partir de resíduos, com elevado nível de reciclagem, mais duráveis, que incorporem menos energia ou que sejam escolhidos mediante uma análise do seu ciclo de vida, constituem soluções inequívocas de contributos para uma construção sustentável.

Bambu

mulher em uma casa de bambu

Karen Su/China Span/Getty Images

Uma casa de bambu na China

Por muito tempo, o bambu decorativo foi considerado moderno na arquitetura de uma casa e agora os pisos em bambu estão começando a se tornar populares nos Estados Unidos. Na Ásia e na América do Sul, há um grande número de casas de madeira. O bambu é uma madeira extremamente forte, tanto que está sendo usado na construção de estradas e pontes na Ásia.

Essa madeira forte é um recurso renovável, pois é uma planta que cresce com bastante rapidez, possui um ciclo de crescimento mais curto do que a madeira e sua colheita não afeta as raízes da planta. O bambu deve ser tratado com algumas substâncias químicas para garantir impermeabilidade e resistência a insetos, e exige alguns métodos diferentes de construção, particularmente, na junção de peças diferentes de bambu. Entretanto, ele é um material de construção bastante flexível, pois dobra e é muito durável.

O bambu não é a única madeira firme o suficiente para se construir casas. Se você usar o material de construção natural descrito na próxima página, vai acabar com uma casa entre um castelo e uma cabana rústica de madeira (em inglês).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com