TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roberto Paixao

Artigos Científicos: Roberto Paixao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 4

SERVIDOR

Em informática, um servidor é um sistema de computação centralizada que fornece serviços a uma rede de computadores. Esses serviços podem ser de natureza diversa, como por exemplo, arquivos e correio eletrônico. Os computadores que acessam os serviços de um servidor são chamados clientes. As redes que utilizam servidores são do tipo cliente-servidor, utilizadas em redes de médio e grande porte (com muitas máquinas) e em redes onde a questão da segurança desempenha um papel de grande importância. O termo servidor é largamente aplicado a computadores completos, embora um servidor possa equivaler a um software ou a partes de um sistema computacional, ou até mesmo a uma máquina que não seja necessariamente um computador.

A história dos servidores tem, obviamente, a ver com as redes de computadores. Redes permitiam a comunicação entre diversos computadores, e, com o crescimento destas, surgiu a ideia de dedicar alguns computadores para prestar algum serviço à rede, enquanto outros se utilizariam destes serviços. Os servidores ficariam responsáveis pela primeira função.

O crescimento das empresas de redes e o crescimento do uso da Internet entre profissionais e usuários comuns foi o grande impulso para o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias para servidores.

O que é um servidor?

Em resumo, um servidor é, basicamente, um computador mais potente do que seu desktop comum. Ele foi desenvolvido especificamente para transmitir informações e fornecer produtos de software a outros computadores que estiverem conectados a ele por uma rede. Os servidores têm o hardware para gerenciar o funcionamento em rede wireless e por cabo Ethernet, normalmente através de um roteador.

Eles foram desenvolvidos para lidar com cargas de trabalho mais pesadas e com mais aplicativos, aproveitando a vantagem de um hardware específico para aumentar a produtividade e reduzir o tempo de inatividade.

Os servidores também oferecem ferramentas de gerenciamento remoto, o que significa que um membro da equipe de TI pode verificar o uso e diagnosticar problemas de outro local. Isso também significa que você pode executar manutenções de rotina, como adicionar novos usuários ou alterar senhas.

Investir em um servidor permite que:

• Seus funcionários compartilhem ferramentas de software e acessem os bancos de dados da empresa no local e fora do local. Você gerencie melhor computadores e aplicativos de software adicionais, bem como controle o acesso que seus funcionários e dispositivos têm a determinadas informações.

• Você controle o acesso a informações confidenciais, como registros financeiros e informações pessoais, ao armazená-las longe de olhos curiosos. Ele permite que você gerencie melhor firewalls e proteção contra vírus, ajudando você a prevenir invasões indesejáveis. A proteção é muito importante quando você tem uma força de trabalho móvel.

• Você pode adicionar facilmente plataformas, como um software de gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) e programas de contabilidade, os quais permitem que você agende reuniões de grupo, compartilhe informações e gerencie clientes e fornecedores. Eles também permitem que seus funcionários enviem e-mails e fax para o grupo e organizem contatos e dados de clientes em um único local.

Que tipo de servidor eu preciso?

Em termos de servidores, é fundamental responder à algumas perguntas de modo a estabelecer uma infra-estrutura confiável e adaptável. Que tipo de servidor melhor atende às suas necessidades? Qual o nível de disponibilidade, capacidade e desempenho necessários? Quantos usuários serão suportados? Que sistema operacional será utilizado?

O servidor que você escolher deverá refletir o número e o tipo de aplicativos que devem ser executados. Você precisa saber quantos usuários (clientes) ele terá. Muitos aplicativos comuns, como serviços de impressão, compartilhamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com