TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rolamentos

Resenha: Rolamentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Resenha  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

Os rolamentos são classificados em rolamentos de esferas ou rolamentos de rolos, dependendo do tipo de corpo rolante empregado para transmitir a carga. Como as esferas transmitem a carga através de uma pequena área de contato, definindo então um contato pontiforme com a pista, as mesmas terão que suportar cargas tão elevadas como os rolos, que tem um contato linear com as pistas. Por outro lado, o atrito de rolamento será menor num rolamento de esferas que num rolamento de rolos.

Os rolamentos de rolos podem ter rolos cilíndricos, rolos esféricos ou rolos cônicos

Esferas - Cargas normais e leves, alta rotação; Rolos cilíndricos - Cargas normais e pesadas, médias e altas rotação;

Rolos cônicos - Cargas combinadas, menores rotações;

Rolos esféricos simétricos – Altas cargas, menores rotações, permite desalinhamentos.

Rolos esféricos assimétricos - Altas cargas radiais e axias, permite desalinhamentos.

A maioria dos fabricantes considera cargas leves aquelas que não superam 7% da capacidade de carga dinâmica do rolamento, cargas normais as compreendidas entre 7% a 15% e elevadas as que superam 15%.

Básico de Mancais de rolamentos Página 4 de 37

Consultoria,, desenvolvimento e ttrreiinnaammennttoo para mmaannuuttennccããoo

Direções de cargas

Radial

Os tipos de rolamentos construídos para suportar cargas atuando perpendicularmente ao eixo, são chamados de rolamentos radiais.

Axial

Os rolamentos projetados para suportar cargas que atuam na direção do eixo, são chamados rolamentos axiais.

Muitos tipos de rolamentos radiais são capazes de suportar também cargas combinadas, formadas de cargas radiais e axiais.

Básico de Mancais de rolamentos Página 5 de 37

Consultoria,, desenvolvimento e ttrreiinnaammennttoo para mmaannuuttennccããoo

Tipos de rolamentos

Fixo de esferas

O rolamento rígido de esferas é sem dúvida o tipo mais comum de rolamento. As esferas são relativamente grandes e correm em pistas de forma de canal. Isto possibilita ao rolamento suportar cargas radiais e axiais. O rolamento pode trabalhar em altas rotações e é de lubrificação e inspeção relativamente simples.

Fixo de uma carreira de esferas com anel externo esférico

O anel externo tem a superfície externa esférica, que em combinação com um alojamento apropriado, pode compensar um desalinhamento inicial do eixo que ocorra durante a montagem. Estes rolamentos possuem o anel interno alongado com um dispositivo de trava de forma a facilitar a fixação no eixo. As tolerâncias do furo do anel interno são seleciona das de modo que o rolamento possa ser montado em eixos fabricados com uma faixa relativamente larga de tolerâncias. Estes rolamentos são usados em uma gama de máquinas onde as exigências de precisão de giro não são tão severas. O rolamento é feito com o mesmo grau de precisão que os outros rígidos de esferas, mas o método de fixação não possui a mesma precisão de centralização se comparado a um rolamento montado com aperto normal no eixo

Fixos de Duas Carreiras de Esferas

Os rolamentos rígidos de duas carreiras de esferas têm um grande número de esferas em cada carreira. Eles possuem um rasgo de entrada para introdução das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com