TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rolamentos E Deslizantes

Trabalho Escolar: Rolamentos E Deslizantes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  1.681 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 3

Passo 1: Pesquisar sobre mancais e rolamento e mancais de deslizamento.

Introdução

Mancais de Rolamento são aqueles que comportam esferas ou rolos nos quais o eixo se apóia. Quando o eixo gira, as esferas ou rolos também giram confinados dentro do mancal. Por exemplo, se colocarmos esferas ou rolos inseridos entre um eixo e um bloco, o eixo rolará sobre as esferas ou rolos.

Sua utilização se faz necessária quando há necessidade de um mancal com maior velocidade e menos atrito.

Vantagens e desvantagens dos rolamentos:

Vantagens Desvantagens

Menor atrito e aquecimento Maior snsilbilidade aos choques

Baixa exigência de lurificação Maior custos de fabricação

Pequeno aumento d folga durante a vida util Ocupa maior espaço radial

Intercambialidade internacional Tolerância pequena para a carcaça e alojamento de eixo

Não há desgaste do eixo Não suporta cargas tão elevadas como os mancais de deslizamento

Classificação

* Mancais de Rolamento para cargas Axiais: São rolamentos para suportar cargas aplicadas na direção longitudinal do eixo, não podem ser submetidos a cargas radiais, impedem o deslocamento no sentido axial, isto é, longitudinal ao eixo.

* Mancais de Rolamento para cargas Radiais: São rolamentos adequados para trabalhar com cargas atuantes perpendicularmente ao eixo da rotação, não suportam cargas axiais e impedem o deslocamento no sentido transversal ao eixo.

* Mancais de Rolamento para cargas Axiais / Radiais (Mista): São rolamentos apropriados para suportar cargas resultantes de esforços radiais e axiais simultâneos, suportam tanto carga radial como axial. Impedem o deslocamento tanto no sentido transversal quanto no axial.

Tipos de Rolamentos

* Rolamentos de Esfera: São provavelmente o tipo mais comum de rolamento. Eles são encontrados em todos os lugares, de patins a discos rígidos. Estes rolamentos podem suportar tanto cargas radiais como axiais e normalmente são encontrados onde a carga é relativamente pequena.

* Rolamentos de Rolos Cilíndricos: Nestes rolamentos, o elemento deslizante é um cilindro, de forma que o contato entre a pista interna e a externa não é um ponto, mas uma linha. Isso distribui a carga sobre uma área maior, permitindo que o rolamento suporte muito mais carga do que um rolamento de esferas. Entretanto, este tipo de rolamento não é projetado para agüentar uma grande carga axial.

* Rolamentos de Agulha: Os rolamentos de agulhas são rolamentos com grande capacidade de carga para reduzido espaço construtivo, são fornecidos com e sem anel interno.

* Rolamentos Autocompensador de Rolos: Os rolamentos autocompensadores de rolos são inerentemente autocompensadores e bastante robustos. As duas carreiras de rolos tornam os rolamentos capazes de suportar cargas altas.

* Rolamentos de Rolos Cônicos: Os rolamentos de rolos cônicos podem suportar grandes cargas radiais e grandes cargas axiais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com