TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rolamentos simples

Projeto de pesquisa: Rolamentos simples. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 7

Mancais de rolamento

Quando necessitar de mancal com maior velocidade e menos atrito, o

mancal de rolamento é o mais adequado.

Os rolamentos são classificados em função dos seus elementos rolantes.

Veja os principais tipos, a seguir.

Conceitos essenciais sobre mancais de rolamento e de deslizamento

Débora Ariana Correa da Silva

Érika Barbosa dos Santos

Prof. Dr. Ulysses de Barros Fernandes

Tecnologia em Mecatrônica Industrial

Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC)

deiaariana@hotmail.com

erikamecatronica@hotmail.com

ulyssesbfernandes@yahoo.com.br

Abstract: This article describes the functionality of the bearing and its application in various types of loads. The bearing is a machine element that hasextreme importance for the mechanical systems, it is the key to the axle support. If there is some problem in bearing, accuracy of machine operation will be compromised and the production line will suffer accordingly. For this reason it is essential that the bearing is constantlyevaluated and applied in a particular load it can withstand and function properly.

Resumo. Este artigo descreve a funcionalidade do mancal e sua aplicação em variados tipos de cargas. O mancal é um elemento de máquina que possui extrema importância para os sistemas mecânicos, ele é a peça fundamental para o suporte do eixo. Havendo algum problema no mancal, a exatidão do funcionamento da máquina será comprometido e a linha de produção consequentemente será prejudicada . Por esse motivo é essencial que o mancal seja constantemente avaliado e aplicado em uma determinada carga que ele possa suportar e funcionar corretamente.

1.Introdução

O carro de boi é utilizado para transporte de alimentos e animais, sendo muito requisitado em algumas regiões do país. Este transporte, mesmo parecendo muito simples em sua construção e reparo, não seria útil se lhe faltasse um elemento de máquina: o mancal.

Segundo, ANDRADE JÚNIOR (1994), mancal é definido como um dispositivo fixo fechado, sobre o qual é apoiado um eixo. Sua função é comportar um eixo, e existem duas formas principais empregadas para esse propósito: o mancal de deslizamento, na qual há uma bucha de material macio entre a base do mancal e o eixo, tratando-se de uma solução para baixas rotações; e o mancal de rolamento, adequado para maiores rotações.

O carro de boi se constitui de uma superfície plana, um eixo e dois mancais que estão fixados nas extremidades inferiores da superfície. O eixo se encaixa nos mancais e seu estado é estático e apenas as rodas se movimentam neste tipo de transporte.

Conforme mostra figura abaixo:

Figura1: Parte inferior de um carro de boi.

Os mancais são de grande relevância para o perfeito funcionamento das máquinas, caso ocorram falhas nos mancais grandes prejuízos podem ser percebidos na produção. Existem dois tipos de mancais mais utilizados :

 Deslizamento e ;

 Rolamento.

1.1Mancal de deslizamento

A função do mancal de deslizamento é servir de apoio para eixos girantes. Estes mancais estão sujeitos às forças de atrito devido a rotação do eixo, ou seja, o atrito ocorre devido ao contato da superfície do eixo com o mancal. Os mancais são constituídos de uma bucha fixada em um suporte e são utilizados em máquinas pesadas e em equipamentos de baixa rotação, porque a baixa velocidade evita o superaquecimento dos equipamentos expostos ao atrito. São simples de montar e desmontar. A vida útil dos mancais de deslizamento poderá ser prolongada seguindo alguns parâmetros: os materiais necessitam ser muito bem escolhidos e apropriados a partir do desenvolvimento do projeto de fabricação. O projeto de fabricação deverá prever os modos para os trabalhos de manutenção, conservação, limpeza, lubrificação, alinhamento e reposição, mas no caso de possíveis danos faz-se importante consider as principais funções dos mancais de deslizamento, que são: apoiar e guiar os eixos.

Abaixo figura de um mancal de deslizamento:

Figura 2 :Constituição de um mancal de deslizamento

1.2 Mancal de rolamento

Este tipo de mancal é utilizado quando é necessário maior velocidade e menor atrito.

Quando o eixo gira dentro do furo é produzido o atrito denominado de escorregamento. Para reduzir esse atrito utiliza-se o rolamento: que é um elemento de máquina que permite o movimento relativo controlado entre duas ou mais partes. Eles limitam as perdas de energia produzidas pelo atrito.

O comportamento do mancal de rolamento pode ser verificado através do tato e da audição. No entanto, para fazer a avaliação do processo de giro, é necessário girar o rolamento lentamente através do tato, isso permite constatar se o movimento está tendo dificuldades para girar ou não. Já na avaliação pela audição é necessário que o rolamento gire através de rotações reduzidas, levando em consideração o ruído emitido que se classificam como: raspantes, estrepitoso ou metálico; se isto ocorrer é porque as pistas estão sujas, descascadas, com folgas ou com falta de lubrificação.

O mancal de rolamento é constituído de dois anéis concêntricos e entre esse anéis são colocados elementos rolantes como:

 Esfera, Rolete e Agulha.

As figuras abaixo representam os três tipos de mancais : esfera, rolete e agulha:

Figura 3:Tipos de mancal de rolamento

1.2.1.Esferas

Mancal de rolamento esfera é apropriado para rotações mais elevadas. A transmissão do anel com a esfera é precisa e desse modo a lubrificação é essencial, pois as esferas fazem seu movimento em um único caminho entre os anéis, permitindo o livre movimento do eixo.

Figura 4:Mancais de rolamento esfera

1.2.2.Roletes

São elementos de máquinas com o formato de rolos cônicos, cilíndricos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com