TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE E SEGURANÇA

Seminário: SAÚDE E SEGURANÇA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  Seminário  •  1.873 Palavras (8 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 8

Primeiro de tudo é necessário que todos estejam envolvidos até mesmo o dono da pizzaria, isso é responsabilidade de todos, para isso é necessário ter palestras e cursos sobre Segurança no trabalho e também a importância do uso de equipamentos adequados para cada função. Isso envolve desde o local onde será a pizzaria, como podemos ver haverá uma escada, com certeza com uma grande movimentação, portanto, é necessário que haja um corrimão para que possamos evitar acidentes, os garçons precisam ser orientados sobre a maneira correta para se locomover através da escada, afinal na maioria das vezes eles estarão com bandejas nas mãos, o que isso pode ocorrer certa dificuldade tanto na locomoção, quanto na visão.

Definir o conceito de Acidente de trabalho

Acidente de trabalho é quando o colaborador sofre algum tipo de lesão no exercício de sua função, podendo causar morte, perda ou até mesmo a redução permanente ou temporária de sua capacidade para trabalhar.

Pode ser considerado acidente de trabalho também:

• Quando o colaborador desenvolve alguma doença, provocada através de sua função dentro do trabalho, determinado pela sua atividade, isso chamasse doença profissional ou do trabalho;

• Acidente típico, quando acontece através do trabalho a serviço da organização;

• Acidente de trajeto ocorre através do percurso do colaborador, entre seu deslocamento de sua residência para o trabalho, ou vice versa, desde que esteja dentro do tempo e distancia do deslocamento compatível.

Indenização

A indenização no trabalho surgiu pelo risco gerado, ou seja, se a organização que gera o risco através da sua atividade econômica, é da organização a responsabilidade pelos danos causados. O art. 927 do Código Civil determina a obrigação da organização de reparar o dano, mesmo não tendo culpa diretamente, nos casos determinados na lei, há entendimento também que só se deve aplicar, após comprovar que teve culpa da organização, é que lhe cabe a responsabilidade da indenização.

A culpa é a falta de cuidado que seria necessário dentro das normas de conduta, ou seja, não prever que poderia acontecer esse tipo de acidente, porem sem a intenção de agir de maneira ilícita.

Contudo podemos observar que vários cargos dentro da pizzaria correm um risco maior que os outros:

• Motoboy corre um risco maior por estar constantemente exposto ao transito, por ter tempo determinado para entregas, ele precisa ser ágil porem com responsabilidade, pois um acidente de transito poderia ocasionar até mesmo a morte.

• Garçons, pela dificuldade de visão através das bandejas, pela escada que há no estabelecimento será constante a necessidade de subir e descer, o risco de acidentes também é maior.

• Cozinheiros, por estarem constantemente lidando com fogo e até mesmo objetos cortantes.

Analisamos e foi verificada a necessidade de fazer adaptações e modificações, será preciso fazer palestras e cursos sobre a importância da prevenção de acidentes de trabalho, explicar para cada colaborador a importância dele dentro da organização e o quanto é necessário que ele esteja a par de tudo, o quanto é importante que seja usado o equipamento que cada um necessita para desenvolver sua função, como por exemplo, o motoboy que para sair com a motocicleta precisa estar equipado com o uso de capacete.

Segurança do trabalho

Conhecido também como segurança ocupacional é um conjunto de ciência e tecnologia que tem o objetivo de promover a proteção do trabalho no seu local de trabalho, visando a redução de acidentes de trabalho e doenças. É uma das áreas da segurança e saúde ocupacionais, cujo objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente de trabalho mais seguro e saudável para a pessoas.

Riscos Elétricos

O principal risco que envolve eletricidade é o choque elétrico, de acordo com a NR-10, a empresa precisam manter seus esquemas de instalações elétricos sempre atualizados e com as devidas especificações do sistema de aterramento e dispositivos de proteção.

Podermos orientar e capacitar nossos colaboradores dos riscos citados, contrataremos uma empresa de consultoria em instalações e segurança elétrica, para assim realizar palestras e treinamentos sobre o tema, choque elétrico, incêndio e etc.

Riscos de Máquina e Utensílios

A segurança com máquinas e equipamentos começa com o planejamento adequado de suas instalações, sendo assim o dimensionamento das áreas de circulação e os espaços ao redor das máquinas devem proporcionar a movimentação dos transportadores e dos trabalhadores com a devida segurança, visando preservar a integridade física dos operadores..

Armazenamento de materiais

O armazenamento adequado de materiais é fundamental na prevenção de riscos nos locais de trabalho, neste caso a norma NR-11 estabelece algumas regras, conforme abaixo:

O material armazenado devera ser disposto de forma a evitar a obstrução de portas, equipamentos contra incêndio.

Sinalização e cores

Estes itens em especial, exercem um fator importantíssimo na prevenção de acidentes e na iluminação no ambiente de trabalho. Assim, o emprego correto das cores nos ambientes (paredes, pisos, maquinas) e na delimitação de áreas, equipamentos de segurança, placas de advertências de risco, possuem papel fundamental na prevenção de acidentes.

As cores serão utilizadas de maneira que possam indicar e advertir os funcionários, sobre os riscos expostos.

De acordo com a norma NR-26.

As cores devem ser destacadas para evitar distrações e confusões, as cores adotadas no estabelecimento são:

Vermelho – Indicar proteção e combate a incêndio

Amarelo – Indicar “cuidado”

Branco – Indicar passarelas e corredores de circulação

Verde – Indicar itens de segurança, como EPI. (EQUIPAMENTO PROTEÇÃO INDIVIDUAL)

Segurança do trabalho

No caso dos cozinheiros não existem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com