TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SETOR SIDERÚRGICO - PRODUÇÃO DE FERRO GUSA - ASPECTOS AMBIENTAIS

Pesquisas Acadêmicas: SETOR SIDERÚRGICO - PRODUÇÃO DE FERRO GUSA - ASPECTOS AMBIENTAIS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  836 Palavras (4 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 4

SETOR SIDERÚRGICO – PRODUÇÃO DE FERRO GUSA - ASPECTOS AMBIENTAIS

O processo produtivo do ferro gusa se baseia na redução do ferro, na presença de fundentes e de um agente redutor, o carvão vegetal, no alto-forno. Ali ocorrem reações químicas e transformações físicas inerentes ao processo de captar o gás gerado de modo a utiliza-lo como forma de energia, chamada de cooperação. Neste processo, a interação com o meio ambiente é muito intensa, ocasionando grandes impactos ambientais, caso não sejam adotadas as eficientes medidas mitigadoras. Dentre os insumos movimentados apresentam-se:

Minério de ferro – o minério chega de caminhão, é descarregado no pátio em pilhas ao ar livre, dali é o mesmo transportado para silos, donde vai para o peneiramento e vai ao alto-forno. O retido na peneira constitui o “fino de minério”, que vai para o depósito de fino de minério, resíduo inerte.

Carvão Vegetal – o carvão vegetal chega à usina embalado em sacaria transportada em caminhão. O processo de descarregamento do carvão é manual. Os efluentes atmosféricos gerados no manuseio do carvão vegetal, o depósito de descarregamento, na peneira e na moega são captados e tratados no filtro de mangas.

Na fabricação do gusa são necessários em torno de 3 metros cúbicos de carvão de vegetal por tonelada de gusa (CETEM, 2004).

O carvão adquirido pelas siderúrgicas para o abastecimento de seus altos-fornos pode ter três origens: • Madeira nativa (extraída do desmatamento da floresta nativa pelos projetos de manejo autorizados pelo IBAMA); Resíduos de serrarias o resíduo do processo (de 20% a 40%) é utilizado para a produção de carvão. Em geral, a produção do carvão ocorre no próprio local onde existe a serraria e Reflorestamento madeira extraída dos projetos de reflorestamento que são plantações de eucalipto em fazendas de propriedade das siderúrgicas.

Após a extração, a madeira é levada para as carvoarias onde é queimada e transformada em carvão. Cada forno de uma carvoaria (na região, o tamanho é padrão) para ser preenchido, necessita de cerca de 16 m3 de madeira e gera 8 m3 de carvão.

Em geral o preenchimento é feito manualmente. Depois da queima, o carvão é colocado diretamente no caminhão de tamanho padrão, chamado gaiola e transportado para as siderurgias. Cada caminhão tem a capacidade de carregar 55 m3 de carvão (Instituto Observatório Social, 2001).

Cada etapa da produção do carvão é feita por trabalhadores com funções específicas: motoqueiros (operadores de motosserras) para o corte da madeira; carbonizadores e forneiros, funções chave no processo, que lidam com a queima da madeira; batedor de tora e carregadores de lenha, que transportam a madeira. Estima-se que cerca de 30 mil pessoas trabalham diretamente em carvoarias e reflorestamento no Brasil, sem levar em consideração os empregos indiretos gerados.

Calcário e sílica – esses dois minérios constituem os fundentes utilizados no processo produtivo da usina. São também descarregados, dos caminhões basculantes em que chegam à usina, em seus respectivos pátios de estoque, de onde são transferidos para os silos de processo por meio de pá carregadeira. Em seguida, todo o material é transferido para a correia de carga, de transporte para o alto forno.

Lenha – a lenha é utilizada na operação de pré-aquecimento do ar nos glendons, quando da não geração de gás do alto forno nos casos de paralisações para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com