TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de aspectos ambientais e consequências - estudo de caso da indústria metalúrgica

Projeto de pesquisa: Avaliação de aspectos ambientais e consequências - estudo de caso da indústria metalúrgica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.883 Palavras (12 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 12

Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais

Gleison Antunes Rodrigues

Pós-graduado em Engenharia Ambiental Integrada pelo IETEC.

RESUMO

O trabalho faz referência a impactos ambientais causados por negligência em uma indústria mecânica metalúrgica. São relatados os diversos tipos de processos produtivos na área fabril, os tipos de produtos por ela confeccionados e outros serviços como manutenções em maquinários próprios e de terceiros e em peças metalúrgicas.Trabalhando dessa forma fora mostrado o processo produtivo da empresa de forma simplificada, e seus produtos por ela produzidos. Como resultado indireto a produção de resíduos, ruídos, poeiras e fumos metálicos. Os artigos e textos foram extraídos de livros, NR´S e da rede mundial de computadores a internet todos de acordo com a ABNT.

Palavra chave: Metalúrgica, resíduos, meio ambiente, impacto.

INTRODUÇÃO

A indústria metalúrgica de forma geral vem sendo cada vez mais pressionada para atender as exigências da legislação ambiental e controlar a geração de resíduos, dar destinação adequada para os mesmos, visando estabelecer formas de prevenção de poluição. Neste sentido, ao minimizarem a geração dos seus resíduos e estabelecerem critérios para transformarem em coproduto através de sua reciclagem interna e externa, diminuindo a decisão de enclausurá-los em aterros industriais. Além disso, devem-se considerar os aspectos ambientais, técnicos e econômicos no sentido de agregar valor a este denominado coproduto da empresa que o produz, e garantir que a reciclagem obedeça aos princípios de desenvolvimento sustentável. Neste texto, faz-se uma reflexão do impacto ambiental gerado por negligência em indústria mecânica metalúrgica. O resíduo oriundo do processo produtivo da empresa pode está influenciando no meio ambiente e no dia a dia da sociedade que vive ao redor da empresa. Entender como são gerados os resíduos na empresa, falar do atual destino dos resíduos e mostrar forma adequada de destinação dos resíduos de modo que possa agregar valor a esses resíduos, e não contaminar o meio ambiente.

TEMA

Avaliação de Aspectos e Impactos Ambientais - Estudo de caso de uma indústria mecânica metalúrgica

OBJETIVO GERAL

Avaliar o desempenho ambiental da empresa.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

Identificar os impactos ambientais causados pela empresa

Apresentar medidas necessárias para destinação correta dos resíduos

METODOLOGIA

A metodologia utilizada para a confecção deste trabalho teve o objetivo de mostrar passo a passo os meios adotados e articulados ao referencial teórico, com o objetivo de responder o problema proposto na pesquisa, fora feita visita a uma empresa do setor e a utilização de livros, NR`s e a da rede mundial de computadores.

DESENVOLVIMENTO

A empresa da área mecânica metalúrgica trabalha na construção e confecção de estruturas mecânicas metálicas, ela atua na construção de pontes que servem para a passagem de locomotivas com vagões de cargas e pessoas, vigas que servem para a área de construção civil, pilastras que servem para sustentação das vigas, telhados de galpões que servem de cobertura contra intempéries, escadas para grandes empreendimentos, guarda corpo que são as proteções que ficam ao redor das varandas, corrimão que são utilizados em escadas como apoio, rampas na área da mecânica, vasilhames para a mineração que servem para coletar e levar o minério ao local desejado, polias gigantes que são peças no formato arredondado com abertura central e outra nas laterais que contorna toda a parte externa e servem para transferir a força produzida no motor para o local desejado, chaminés de navios, prestam serviços na área de solda em vários tipos e qualidades, como a solda mig em peças que necessitam de grande atrito e altas temperaturas e acabamentos finos. Em seus processos produtivos ou de manutenção à sobra de matéria prima como ferro, aço, cobre entre outros, que de tamanho maior são reaproveitados na própria empresa em algum momento do processo produtivo e os menores que não são utilizados e são varridos para os cantos do pátio e junto com a terra do chão são descartados. A empresa ainda gera em seu processo produtivo fumos metálicos oriundos de trabalhos com solda, poeira que se forma do trânsito de pessoas, máquinas e do atrito de peças e resíduos com o chão, presença constante do ruído na área fabril oriundo do maquinário e do processo.

A empresa na confecção de novos produtos ou na manutenção tem o processo de corte, que a partir de um projeto determinado se produz um esboço da peça em estado bruto, nessa etapa gerasse muitos resíduos que de tamanho maior são reaproveitados na própria fábrica na produção de novas peças e os de tamanho menor não são reaproveitados e são descartados em uma área junto à empresa com terra e ainda à geração de poeira do atrito desses resíduos ao chão e do trânsito de pessoas e maquinários e de ruído proveniente do processo produtivo. Outro processo na empresa e o de desbaste onde gera altos níveis de ruído e grande quantidade de resíduos de pequeno porte por ser um processo grosseiro aonde o colaborador com uma lixadeira com um disco maior vai dando um acabamento mais bruto na peça. Ha ainda o processo de acabamento final, onde o profissional com uma lixadeira menor com um disco específico de acabamento tem a função de seguir as medidas propostas no projeto e de dar um acabamento mais fino a peça adequando o ao projeto. Nessa etapa como descrito na anterior à presença de ruído oriundo da lixadeira, pequenos resíduos e poeira são constantes.

As máquinas e equipamentos utilizados pelas empresas produzem ruídos que podem atingir níveis excessivos, podendo a curto, médio e longo prazo provocar sérios prejuízos à saúde do trabalhador e da circunvizinhança. Dependendo do tempo de exposição, nível sonoro e da sensibilidade individual, as alterações danosas poderão manifestar-se imediatamente ou gradualmente. Quanto maior o nível de ruído, menor deverá ser o tempo de exposição ocupacional do trabalhador ao local.

Na indústria mecânica metalurgia o ruído é um grande vilão e,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com