TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDENTIFICAÇÃO DE ASPECTOS AMBIENTAIS E A AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS ASSOCIADOS À EMPRESA TRANSPORTES

Por:   •  1/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 6

IDENTIFICAÇÃO DE ASPECTOS AMBIENTAIS E A AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS ASSOCIADOS À EMPRESA TRANSPORTES CALIMAN LTDA

 

1. INTRODUÇÃO

O intenso processo de urbanização e o crescimento populacional brasileiro fizeram crescer a demanda por infraestrutura urbana, incluindo a de transporte. Os transportes são um dos grandes causadores de impactos sociais e ambientais nas cidades, principalmente no contexto atual em que se verifica a rápida substituição do transporte coletivo pelos transportes individuais, acarretando congestionamentos, poluição do ar e sonora, prejuízo à qualidade de vida, distanciamento das relações sociais, entre outros (Ferreira & Lima).

O Brasil é um país de proporção continental, tornando-se os transportes uma necessidade básica para o deslocamento das pessoas e de matérias-primas e para o escoamento da produção. O modelo de transporte adotado do país é predominantemente rodoviário, exigindo grandes investimentos em instalação e manutenção de infraestrutura e aumento de custos com controle e fiscalização, além do consumo de grande quantidade de energia não renovável. Sendo que este transporte é o maior emissor de CO2 dentre as modalidades de transportes contribuindo com 88% (Ferreira & Lima).

A energia envolvida na atividade de transporte é contabilizada a partir do momento de sua produção. Dois tipos de energia devem ser considerados: energia direta e indireta. Energia direta é aquela necessária para movimentar os veículos. A indireta é de impacto muito mais amplo no ambiente, pois está relacionada aos processos anteriores e posteriores ao uso. Considera a produção do veículo e a infraestrutura a ser utilizada, a produção e o refino da


energia que será empregada, e os demais meios e equipamentos a serem utilizados nas atividades e na eventual destinação dos equipamentos após o uso (Bubicz & Sellitto, 2012).

Logo é necessária uma reflexão em termos da sustentabilidade desse tipo de atividade. Ao mesmo tempo em que o transporte é essencial na dinâmica e desenvolvimento das cidades, seus impactos interferem diretamente na qualidade de vida da população. Se por um lado, observa-se melhora na condição urbana, oferecendo acesso a facilidades, por outro, acarreta efeitos negativos em forma de poluição que podem afetar a saúde física e mental das populações urbanas. O transporte urbano participa dos três  pilares do desenvolvimento sustentável os quais são: desempenho ambiental, responsabilidade social e contribuição econômica. Empresas de transporte que operam nos centros urbanos estão expostas aos controles impostos pela legislação que, entre outros atributos, tem responsabilidade com a sustentabilidade das cidades (Bubicz & Sellitto, 2012).

Para atender às demandas da coletividade e também aos três pilares de sustentabilidade, é necessário planejamento, organização, investimento e análise dos recursos empregados e dos impactos econômicos, sociais e ambientais envolvidos. É preciso encontrar um ponto de equilíbrio que garanta serviço eficaz para os usuários com o menor ônus possível aos que utilizam os espaços urbanos, garantindo a economicidade e o retorno financeiro da operação, para que a mesma não se degrade. Trata-se de um problema de otimização no uso de recursos, que nem sempre se resolve aumentando ou diminuindo um dos impactos de forma isolada, pois, por haver influência mútua entre os fatores, ao se atuar em deles, pode também alterar os outros (Bubicz & Sellitto, 2012).

Diante desta problemática foi realizada uma visita técnica a empresa Transportes Caliman afim de identificar os aspectos e impactos ambientais, bem como a minimização e mitigação destes impactos, visando sempre a sustentabilidade e melhoria da qualidade de vida dos funcionários e da população local.

2. JUSTIFICATIVA

Atualmente observamos uma grande quantidade de veículos individuais nas grande cidades e que vem se expandido para as pequenas. Este modelo de vida acaba ocasionando congestionamentos, poluição do ar e sonora, prejuízo à qualidade de vida, entre outros. Uma mitigação para este problema é a utilização de transportes coletivos, porém para que esta atividade seja de fato uma forma de minimizar estes impactos ambientais negativos ela precisa ser constantemente monitorada e controlada, pois caso contrario ela pode ocasionar impactos muito maiores. Com isso é necessário uma gestão ambiental eficiente neste tipo de atividade, com identificação e análises de seus aspectos e impactos ambientais bem como medidas de mitigação e controle.

3. OBJETIVO

3.1 Objetivo Geral

Identificação dos aspectos e impactos ambientais causados pela atividade de transportes na Empresa Transportes Caliman LTDA.

3.2 Objetivos Específicos

  • Mitigação dos impactos ambientais negativos
  • Identificação dos Riscos Ambientais
  • Propor medidas preventivas aos Impactos Ambientais
  • Relacionar os aspectos ambientais com os impactos ambientais da empresa

4. IDENTIFICAÇÃO DOS ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

4.1 Aspectos Ambientais

Os Aspectos Ambientais são elementos das atividades, produtos e serviços de uma organização que podem interagir com o meio ambiente, causando danos benéficos ou adversos independentemente da função tempo (PAES, s/d).

Com isso, foi identificado os seguintes aspectos ambientais na Empresa de Transportes CALIMAN:

  • Resíduos sólidos
  • Efluentes líquidos
  • Água,
  • Consumo de energia,
  • Derivados de petróleo,
  • Emissão de material particulado,
  • Ruído
  • Vibração.

Uma vez identificados os aspectos a empresa trabalha na relação dos mesmos com os impactos ambientais, de maneira a eleger alternativas para minimizá-los ou/e mitigá-los. Um fator importante destacado foi a capacitação dos funcionários nas novas alternativas e tecnologias implementadas na empresa.

4.2 Impactos Ambientais

O Impacto Ambiental é caracterizado como qualquer alteração no sistema ambiental físico, químico, biológico, cultural e sócio-econômico que possa ser atribuída a atividades humanas relativas às alternativas em estudo para satisfazer as necessidades de um projeto (Canter, 1997 in Moreira, 1990).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (324.9 Kb)   docx (145.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com