TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIEDADE E TRABALHO

Dissertações: SOCIEDADE E TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 3

Sistemas fechados não apresentam intercâmbio com o meio ambiente que os circunda, pois são herméticos a qualquer influência ambiental. Sistemas abertos. Apresentam relações de intercâmbio com o ambiente por meio de inúmeras entradas e saídas. (CHIAVENATO, 2007)

A organização é um sistema criado pelo homem e mantém uma dinâmica interação com seu meio ambiente, sejam clientes, fornecedores, concorrentes, entidades sindicais, órgãos governamentais e outros agentes externos. Influi sobre o meio ambiente e recebe influência dele. Além disso, é um sistema integrado por diversas partes ou unidades relacionadas entre si, que trabalham em harmonia umas com as outras, com a finalidade de alcançar uma série de objetivos, tanto da organização como de seus participantes. (CHIAVENATO, 2007)

A organização é um sistema social cujas partes são independentes mas inter-relacionadas. A organização não é um sistema mecânico no qual uma das partes pode ser mudada sem um efeito concomitante sobre as outras partes. Devido à diferenciação provocada pela divisão do trabalho, as partes precisam ser coordenadas através de meios de integração e de controle. (CHIAVENATO, 2007)

O sistema organizacional tem a capacidade de modificar a si próprio e sua estrutura básica: é a propriedade morfogênica das organizações .a organização pode modificar sua constituição e estrutura por um processo cibernético, por meio do qual os seus membros comparam os resultados desejados com os resultados obtidos e detectam os erros que devem ser corrigidos para modificar a situação. (CHIAVENATO, 2007)

A abordagem contingencial salienta que não se alcança a eficácia organizacional seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e melhor para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente também variado. Os estudos recentes sobre as organizações complexas levaram a uma nova perspectiva teórica: a estrutura da organização e seu funcionamento são dependentes da sua interface com o ambiente externo. Torna-se necessário um modelo apropriado para cada situação(CHIAVENATO, 2007)

Para a abordagem contingencial são as características ambientais que condicionam as características organizacionais. É no ambiente que estão as explicações causais das características das organizações. Assim, não há uma única melhor maneira (the best way) de se organizar. Tudo depende (it depends) das características ambientaisrelevantes para a organização. (CHIAVENATO, 2007)

Alfred Chandler realizou uma investigação histórica sobre as mudanças estruturais de grandes organizações ficou comprovado que a estrutura organizacional corresponde ao desenho da organização, isto é, a forma organizacional que ela assumiu para integrar seus recursos, enquanto a estratégia corresponde a plano global de alocação de recursos para atender as demandas do ambiente. (CHIAVENATO, 2007)

Burns e Stalker pesquisaram indústrias para verificar a relação existente entre as práticas administrativas e o ambiente externo, concluiu-se que a forma mecanística de uma organização é apropriada para condições ambientais estáveis, enquanto que a forma orgânica é apropriada para questões ambientais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com