TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Sociedade E Trabalho Modulo 5 Ndo Profuncionario

Artigo: Educação Sociedade E Trabalho Modulo 5 Ndo Profuncionario. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/7/2013  •  1.057 Palavras (5 Páginas)  •  3.272 Visualizações

Página 1 de 5

Como você estudou no Módulo 2, as conquistas trabalhistas que temos hoje são fruto das lutas dos trabalhadores. Em nosso país, durante o governo Vargas, essas conquistas transformaram-se em leis, por meio da Consolidação das Leis do Trabalho, a CLT. Atualmente, sob a alegação de que pagam muitos impostos, em razão de uma série de garantias trabalhistas que oneram muito e impedem de empregar mais funcionários, o empresariado tem pressionado o Congresso Nacional e o governo a flexibilizar as leis trabalhistas, ou seja, acabar com alguns direitos. Faça uma pesquisa e investigue quais leis trabalhistas estão ameaçadas pela chamada “flexibilização das leis trabalhistas”.

R:

2 – Em sua escola, o professor de História trabalha com os alunos a Revolução Industrial e a Francesa? Entrevis¬te-o e registre no memorial os principais conteúdos da aprendizagem dos alunos.

R:

3 - Você estudou também no Módulo 2 que a escravidão foi extinta no Brasil em 1888. No entanto, a grande imprensa denuncia constantemente a existência de trabalho escravo em nosso país. Faça uma pesquisa no Ministério do Trabalho como o Governo Federal vem combatendo o trabalho escravo. Investigue também em quais regiões do país ocorre uma maior incidência desse tipo de exploração. Procure saber se em sua cidade se em seu município existe esse tipo de ocorrência. Você tem notícia de trabalho escravo no Brasil nos dias de hoje? Se possível, recorte algum texto de jornal ou revista e cole em seu memorial.

R:

4 – Faça uma entrevista com uma pessoa que se mudou do interior para a cidade grande. Procure perceber quais as diferenças que ela notou entre a vida interiorana e a do centro urbano. Quais as dificuldades que ela encontrou para se adaptar à nova realidade? Anote os resultados no seu memorial.

R:

Pag.36

1 - Faça uma pesquisa sobre as biografias de Durkheim, Marx e Engels. Procure verificar a trajetó¬ria dessas vidas, onde nasceram, a origem social, o que os motivou a construir suas ideias e obras, o que defen-diam, como pensavam o mundo. Verifique na biblioteca de sua escola. A internet também é uma boa opção de pesquisa.

2 – Diante dos conflitos presentes na sociedade brasileira, qual das teorias você pensa que poderia contribuir para a construção de um país mais justo? Por quê? Faça um pequeno texto e reforce seus argumentos com características da teoria escolhida.

R: Pag. 44

1 - Em sua opinião, é assim que funciona a nos¬sa democracia? Na escola, o princípio da gestão de¬mocrática nos chama à participação, para construirmos juntos os processos educacionais. Como tem sido essa prática em seu ambiente de trabalho? Ao delegar a alguns o direito de decidir por nós, não estaríamos repe¬tindo mecanismos de representação? Só isso basta? Ou existem mecanismos de participação direta de todos os envolvidos no processo educativo? Faça uma discussão com seus colegas de trabalho sobre essas questões e registre no seu memorial os resultados.

R:

2 - Os méritos de cada um determinariam o seu sucesso, sua posição mais favorável na sociedade, seus privilégios. Você vê a nossa sociedade dessa for¬ma? Será que a maioria dos indivíduos usufrui da apli¬cação dos princípios liberais e tem a oportunidade de melhorar suas aptidões, progredindo na vida? Faça uma discussão com seus colegas de trabalho sobre essas questões e registre no seu memorial os resultados.

R: Pag. 48

1 - É bem verdade que outros fatores estão na raiz da pobreza das nações do Terceiro Mundo, como a sua inserção subordinada no mercado mundial e a excessiva concentração de renda. E o Brasil tem alguma meta de investimento de seu PIB na educação? Pesquise o Plano Nacional de Educação e verifique se há um plano voltado para seu Estado ou município.

R: Pag. 51

1 – Aponte as características da pedagogia Durkeiminiana, da Escola Nova e da Teoria do Capital Humano.

R:

2 – Em sua opinião que valores essas teorias pedagógicas transmitem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com