TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLUÇÃO DO TRABALHO PRÁTICO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

Por:   •  14/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.378 Palavras (10 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 10

QUESITOS

NOTA

PADRONIZAÇÃO (formatação)

FUNDAMANTAÇÃO TEÓRICA, APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA

SOLUÇÃO DO TRABALHO PRÁTICO E ANÁLISE DOS RESULTADOS

AVALIAÇÃO FINAL

MEDIÇÃO COM PAQUÍMETRO E MICRÔMETRO

Gabriel Agnolin, Guilherme Trintinaglia, Juarez Rodrigues dos Santos, Saulo Freitas, Otávio Geremia

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

Campus Universitário da Região dos Vinhedos

Centro de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologia

Engenharia de Produção

Alameda João Dal Sasso, 800

95700-000 – Bento Gonçalves – RS – Brasil

e-mails: gpagnolin@ucs.br, gtrintinaglia1@ucs.br, jrsantos10@ucs.br, ofgeremia@ucs.br, scfreitas@ucs.br 

RESUMO

Neste trabalho foram observados em duas aulas realizadas no Laboratório de Metrologia da Universidade de Caxias do Sul, Campus Carvi, as formas de medidas e seus erros com um paquímetro e um micrômetro, esse, medindo diâmetro, e aquele, altura e diâmetro, além de equações matemáticas para obtenção de resultados para comparações das peças.

Palavras Chave: Micrômetro, Paquímetro, medidas, erros, equações, comparações;

1 - INTRODUÇÃO

            Medida é comparação de uma quantidade de uma grandeza qualquer com outra quantidade da mesma grandeza que se escolhe denominada “unidade”. Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido, como por exemplo, o peso, comprimento, tempo, volume, área, temperatura. Este relatório tem como objetivo apresentar os meios de utilização dos instrumentos paquímetro e micrômetro, observando os erros que podem ser executados durante as medições de peças, além de erros, por vezes, contidos no próprio instrumento. Foram realizadas medições de diversas peças no laboratório, que serão mostradas as formas matemáticas utilizadas para calcular a média, desvio padrão e a insegurança da média, com base em um intervalo de confiança estabelecido. Por fim, mostrar-se-ão os resultados e conclusões obtidos através dos experimentos realizados.

2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A média das médias é obtida através da soma de todos os valores médios de uma medida em cada peça, após sendo divido pelo número de peças. Conforme a Equação 1 onde [pic 1][pic 2]é o valor da média das médias e [pic 3][pic 4]é o valor da média de cada peça.

[pic 5]

Equação 1. Média das médias

        Desvio padrão permite avaliar o grau de dispersão dos valores da variável em relação à média aritmética e representa a raiz quadrada da variância. Estaticamente, se o desvio padrão for igual a zero, não existe variação em relação aos dados analisados, mas, por outro lado, quanto maior for o desvio padrão, maior será a dispersão entre os dados analisados. Portanto, o desvio padrão pode ser considerado um indicador quantitativo de uma medição, segundo SILVA NETO (2012). É definido segundo a Equação 2, onde [pic 6][pic 7]é o valor do desvio padrão. [pic 8][pic 9]é o resultado da média das médias e n é o número de termos utilizados.

[pic 10]

Equação 2. Desvio Padrão

        Como todo processo de medição apresenta erros, portanto, o valor obtido é, na verdade, uma aproximação do valor verdadeiro da grandeza. Assim, o resultado de uma medição deve sempre estar acompanhado de uma indicação da qualidade da medida. A incerteza expandida é uma indicação de quanto o valor obtido pode diferir do valor verdadeiro, em termos de probabilidades, ou seja, a incerteza de medição é um valor estimado para o erro, estabelecendo um nível de confiança para que a grandeza esteja localizada dentro de um intervalo de possíveis valores conforme diz SILVA NETO (2012). Para calcular a incerteza expandida foi utiliza a Equação 3, sendo que [pic 11][pic 12] é o valor da incerteza expandida, t representa o valor da Tabela Student para n-1 e [pic 13][pic 14]é o valor calculado do desvio padrão.

[pic 15]

Equação 3. Incerteza expandida

        Ao final para se descobrir o valor da média das médias mais ou menos o valor da incerteza expandida foi utilizado a Equação 4. [pic 16][pic 17]é o valor da média das médias e [pic 18][pic 19]o valor da incerteza expandida.

[pic 20]

Equação 4. Média das médias mais ou menos incerteza expandida

        2.1 METROLOGIA

        A metrologia é a base física da qualidade e fundamental para a intercambialidade e produtividade dos produtos. A padronização de medidas consiste na utilização de métodos e processos que mantenham os erros de fabricação em margem aceitável previamente estabelecida. O acompanhamento das medidas de uma peça no processo de fabricação, não serve apenas para reprovar ou rejeitar os produtos, a sua principal função é direcionar o processo, evitando assim erros que comprometam o produto. Com o processo controlado a quantidade de peças inutilizadas diminui e a produtividade aumenta.

        2.2 PAQUÍMETRO

        O paquímetro é um instrumento usado para realizar medições precisas de pequenos objetos. Proporciona a possibilidade de várias combinações de posições e tipos de medidas como a capacidade de medir profundidades, extremidades, cumprimentos, diâmetros internos e externos. Com bom acabamento suas superfícies são planas e polidas. O cursor é ajustado à régua de maneira que o mesmo possa se deslocar livremente e sem folga. Construído em aço inoxidável temperado suas graduações são referidas à 20ºC. As escalas são graduadas em milímetros e polegadas. Geralmente a polegada fracionária está vinculada ao paquímetro com resolução 0,05mm e a polegada milesimal ao paquímetro com resolução 0,02mm. O paquímetro pode ser quadrimensional, ou seja, sua geometria permite efetuar medições lineares em quatro posições diferentes. Fornece resultado de leitura de 0,1mm – 0,05 mm – ou 0,02mm no sistema métrico e 0,001” ou 1/128” no sistema polegada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (559.3 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com