TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SONDAGEM PELO METODO SPT E ENSAIO DA PLACA

Por:   •  9/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO - UnC

PEDRO DA SILVA

SONDAGEM PELO METODO SPT E ENSAIO DA PLACA

CONCÓRDIA/SC

2017

INTRODUÇÃO

      Dentro da engenharia uma área de grande importância é a parte de fundações, na qual envolve uma leva de fatores para realizarmos soluções diversas dos problemas apresentados. Nessa parte o principal problema se concentra na composição química e física do solo, que juntos com os elementos de fundações formam as estruturas que descarregam as cargas suportadas pelo peso da edificação ao solo com segurança. Dessa forma para resolver esses problemas com o solo, o engenheiro utiliza a sondagem, para analisar a profundidade do solo, nível d'agua, composição e resistência.

SONDAGEM PELO METODO SPT

    O SPT ou Standard Penetration Test, é um ensaio de baixo custo, pode ser realizado em quaisquer lugares, até mesmo os de difícil acesso e através desse teste são coletadas amostras de solo onde é determinado um índice no qual se estima a resistência do solo e o nível de agua.

    O equipamento utilizado é composto por um tripé onde neste são embutidos roldanas, cabos, hastes, trépano, sarilho, amostrador, bomba de agua e um martelo de mais ou menos 65 kg.

[pic 1][pic 2]

    No ensaio SPT são realizadas duas etapas principais, uma é a furação do solo e a outra é o ensaio. Portanto para começarmos a furar o solo primeiramente limpamos o local e começamos a furar com o trado, uma ferramenta rápida e econômica de se utilizar já que é apenas uma haste de aço preza a uma cruzeta e a sua ponta pode ser torcida, helicoidal ou em forma de cavadeira. Quando não for possível mais avançar em profundidade com o trado ou é atingido o nível d'água o método utilizado é por percussão do trépano e utilizamos uma circulação de agua para retirar o solo ou material de dentro do buraco, devido isso não podemos calcular na o devido nível d'agua no terreno.

[pic 3]

     

O ensaio é realizado de metro a metro e a partir de um metro de profundidade, o ensaio nada mais é do que cravar o amostrador por marteladas caindo de 75 cm de altura. Após o amostrador ser cravado mais ou menos 45cm no solo, e é contado o número de golpes dados para que ele afunde cerca de 15cm. Destaforma descobrimos o índice de resistência a penetração (NSPT) que é o número de golpes necessários para cravar os últimos 30cm do amostrador.

     Quando a resistência do solo for muito pequena e o amostrador afundar com pouco peso, o martelo é encostado nas hastes e marca-se a profundidade que a haste e o martelo afundem, somente com o próprio peso.

     A quantidade de testes feitos na obra varia conforme a área de projeção

[pic 4]

     A distância entre sondagens não pode ser maior que 30cm e deve ter furos por toda a área em que se deseja realizar a sondagem, como por exemplo:

[pic 5]

O NSPT é o mais utilizado para projetos de fundações e estimativa da tensão admissível no solo.  A NBR 7250/82, possui tabelas que correlacionam a consistência das argilas e compacidade das areias com os valores de NSPT:

[pic 6][pic 7]

ENSAIOS DE PLACA

     Ensaio de placa é a forma mais adequada para se estabelecer as características carga-recalque das fundações, porem não é muito utilizado devido ao alto custo do ensaio e tempo de execução longo.

     O passo mais importante em fundações superficiais das sapatas é o estudo da maior tensão transmitida ao solo sem que ele se rompa e não sofra recalques excessivos. O ensaio de placa pode ser considerado o mais antigo em relação a fixação de pressões para o dimensionamento das fundações, porem existe um problema especialmente em solos arenosos, que é a diferença de escalas entre o protótipo e o ensaio.

    Propriamente dito, o ensaio de placa consiste em uma placa rígida de área que não seja menor a 0,5m², posta sobre o solo na mesma cota do projeto de fundações superficiais, após isso são aplicadas cargas verticais no centro da placa em estágios e mede-se as deformações geradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (369.7 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com