TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ensaio sobre a relação epistemológica entre probabilidade e método científico

Por:   •  22/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  958 Visualizações

Página 1 de 2

“Ensaio sobre a relação epistemológica entre probabilidade e método científico”

A teoria da probabilidade é relativamente recente, na teoria clássica, havia duas correntes distintas: os que privilegiavam a estatística e o estudo da frequência de doenças na população, no sentido de observar a associação de eventos e os que sugeriam o uso da probabilidade como forma de avaliar e controlar a confiabilidade da correspondência entre sinal, sintoma e lesão.

A ciência clássica buscava leis naturais e eternas. No século XIX, as regularidades observadas surgem como possibilidade de alguma previsibilidade do que parecia até então imprevisível. A partir dai as leis probabilísticas tornam-se uma alternativa para leis estritamente causais; leis as quais se tornaram tão importantes quanto as naturais.

O primeiro estudo desse tipo é do século XVII, o problema envolvia o lançamento de três dados, onde a soma de 10 fazia o jogador vencer e valor inferior o fazia perder, a pergunta era “quais as chances de ganhar ou perder, e quais as combinações prováveis”.

Mais de um século se passou até que a probabilidade fosse realmente reconhecida, mas finalmente, então torna-se, um método universal. Conhecida por Du Pasquier  como “lógica geral da incerteza”.

Laplace teve um papel significativo na ampliação do campo de uso da probabilidade, que teria demonstrado que a probabilidade em questões relativas fundamentais à vida dos indivíduos. Trata-se então de dois sentidos, em que o termo “probabilidade” pode ser representado. O primeiro e formal, se refere a sua expressão matemática, representando frequência relativa de um elemento numa determinada série. O segundo é empírico partindo do conjunto de casos particulares rumo à construção de universais que possibilitem a predição.

A partir desse momento, conclui-se que, para que o calculo de probabilidade possa ser aplicado aos fenômenos, suas frequências relativas, quando o número de tentativas ou observações é considerável, deve obedecer à lei de Gauss ou lei dos erros.

Hoje vemos então que quanto maior nossos conhecimentos, maiores são as chances de tomarmos boas decisões. Desde então, até a atualidade, a probabilidade tem sido a base de muitas decisões. Tanto no valor teórico, quanto o poder de conhecimento probabilístico para orientar decisões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com