TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.820 Palavras (16 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

LILIAN OLIVEIRA

MARCELO BARRETO

MARCO AURÉLIO

MARDEM LUANDRO

NELSON NAVES

SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

GOIÂNIA

2013

[pic 4]

LILIAN OLIVEIRA

MARCELO BARRETO

MARCO AURÉLIO

MARDEM LUANDRO

NELSON NAVES

TEMA: SUSTENTABILIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Trabalho apresentado em cumprimento das                                           exigências da disciplina Métodos de Pesquisa no curso de Engenharia Civil.

Professora Orientadora: Patrícia Borges

GOIÂNIA

2013

SUMÁRIO[pic 5]

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................4

2 OBJETIVOS .............................................................................................................5

2.1 Objetivos Gerais.....................................................................................................5

2.2 Objetivos Específicos.............................................................................................5

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ...............................6

3.1 O Seria Uma Edificação Sustentável?...................................................................6

3.2 Sustentabilidade Ambiental Da Obra.....................................................................7

3.3 Projetando Um Edifício Sustentável.......................................................................8

4 CRONOGRAMA .....................................................................................................20

5 REFERÊNCIAS.......................................................................................................20


1 INTRODUÇÃO

A questão sustentabilidade não é nova, se iniciou na década de 80 com o Relatório de Brundtland ou chamado também de Nosso Futuro Comum: “Suprir as necessidades da geração atual sem  afetar as gerações futuras de suprir as suas”, o qual foi apresentado em 1987.

Facilmente se observa em uma construção civil, essa questão de insustentabilidade. No Brasil, a cada três edificações, uma vai diretamente para o lixo.

De acordo com o livro Fundamentos de Projeto de Edificações Suustentáveis de Keeler e Burke (2010), para se projetar com uma qualidade sustentável, é necessário conhecer o terreno e a  comunidade. Para isso é preciso dedicar tempo e estudo para se avaliar questões como vegetação, rios, se a água potável será afetada, como é o padrão atual de escoamento de águas pluviais, se a água da chuva é absorvida e drenada até o lençol freático, se há superfície impermeável, dentre inúmeros outros itens.

É necessário, portanto, uma equipe e que cada pessoa seja responsável por uma determinada área, mas devem se interagir entre si. Educar os habitantes do local sobre as práticas específicas de manutenção e limpeza exigidas pela edificação sustentável, também faz parte do projeto, pois não termina uma obra sustentável quanda acaba sua construção. Os usuários, inquilinos, zeladores precisam de um treinamento a fim de aprender e saber utilizar todas as ferramentas de uma edificação sustentável, a fim de se utilizar ao máximos os benefícios que ela oferece.

Muitas pessoas argumentam que projetos com edificação sustentáveis tem um custo mais elevado, mas durante sua vida útil, comparando com uma edificação convencional, é vertiginosamente mais barata com o passar dos anos.

Nos Estados Unidos a construção civil corresponde por 40% de todo o consumo de matérias primas (3bi toneladas/ano). Com isso é primordial o uso consciente da água e do solo. Devemos utilizar todo seu potencial de uma maneira criteriosa a fim de explorar tudo o que os recursos podem nos oferecer, examinando suas vidas úteis.


2 OBJETIVOS

A preocupação das empresas de construção civil sempre esteve voltada para o trinômio custo x qualidade x tempo. Contudo, atualmente, com a evolução da sociedade na direção de um comportamento mais sustentável, a tendência é a inserção do meio ambiente nas diretrizes, com o objetivo de evitar problemas futuros.

2.1 Objetivos Gerais

As práticas de sustentabilidade na construção civil vem se tornando uma tendência crescente no mercado, mas ainda há muito para se educar.

De acordo com nossos estudos, refletir-se-á sobre a necessidade de se conhecer cada vez mais os conceitos de sustentabilidade e que a partir disso, possamos obter edificações com bases cada vez mais sustentáveis.

2.2. Objetivos Específicos

  • Ter uma economia futura com o retorno dos investimentos obtidos com o projeto diferenciado;
  • Reduzir o impacto ambiental e a minimização das emissões de carbono;
  • Concretizar as ideias e conceitos de economia mediante o exemplo para a sociedade do uso dos sistemas sustentáveis, disseminando, assim, o que chamamos de Cultura da Sustentabilidade.

Por que é importante que o gestor público

3 JUSTIFICATIVA , FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Esse projeto visa educar as pessoas e atentá-las para a questão da sustentabilidade na área da construção civil para uma melhor qualidade de vida. Devemos pensar nisso, pois deixaremos esse mundo para nossos filhos, netos, etc. Essa prática deve ser passada por toda família também em seu cotidiano, não somente na área da construção civil, mas muito se pode fazer para deixar as gerações futuras bem supridas. Comentar sobre a sustentabilidade é o que fazer-se-á nesse projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (806.3 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com