TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sandro

Trabalho Universitário: Sandro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  2.862 Palavras (12 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

1. DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO

1.1. Projeto de Investimento

1.2. Programa de Produção – Estimativa de Receita

1.3. Os custos e despesas mensais e anuais previstos para empresa

1.4. O Fluxo de Caixa relevante

2. AVALIAÇÃO DO PROJETO

2.1. Avaliação do projeto segundo a técnica Payback

2.2. Avaliação do projeto segundo a técnica do VPL

2.3. Avaliação do projeto segundo a técnica da TIR

3. EFEITOS DA INFLAÇÃO E IMPOSTO DE RENDA

CONSIDERAÇÕES FINAIS

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido pelo grupo com o intuito de criar um projeto que fosse viável e trouxesse boa rentabilidade.

A princípio as idéias estavam desorganizadas e havia muitas opiniões divergentes, porém, após o estabelecimento da atividade e dos serviços comercializados as idéias começaram a tomar forma, como provavelmente ocorre em uma situação real de iniciativa de um novo negócio.

Esse projeto é bastante simples e serão demonstrados os pontos positivos e negativos do empreendimento.

No decorrer do trabalho a simplicidade do projeto poderá ser constatada pela pequena quantidade de serviços comercializados, pela opção de Super Simples, e pelo fato do serviço ser de pequeno porte, o que diminui ainda mais seus gastos, o que acreditamos que fosse o objetivo da avaliação, fazer algo simples que pudesse demonstrar com precisão a importância das analises realizadas no decorrer do projeto.

Acreditamos que as analises feitas, apesar da utilização de valores fictícios, sejam muito próximas à realidade, e podem indicar um verdadeiro potencial nesse tipo de investimento.

1. DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO

É comum o uso da palavra investimento no nosso cotidiano. Podemos nos deparar com ela em várias circunstâncias.

O simples fato de guardar dinheiro numa caderneta de poupança, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa entre outros são tratados como investimento mesmo sendo tão diversos.

Mas não é por acaso que tantas circunstancias são denominadas de investimento, existe algo em comum. O conceito de investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro. Então, os exemplos que foram citados no segundo parágrafo mesmo sendo tão diversos são denominados de investimento por terem a mesma dinâmica, ou seja, o alcance de um objetivo, a renúncia de um recurso no presente para um maior retorno de recursos no futuro.

Os principais tipos de investimentos no mercado financeiro são

1) Investimentos públicos: Estes são investimentos feitos por pessoas jurídicas de direito publico. E é valido ressaltar que, em geral, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito público não são com o intuito de retorno financeiro, mais sim de melhorias a sociedade, como é o caso da construção de escolas e hospitais.

2) Investimentos privados: Recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de gerar retorno financeiro.

3) Investimentos mistos: São recursos que são disponibilizados por pessoas jurídicas de direito publico e pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado. Tal investimento tem, geralmente, a finalidade de trazer melhorias a sociedade e também retorno financeiro.

Investimentos têm uma grande importância para a economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações. Investimentos ajudam no aumento do PIB e pelo menos em dois aspectos nas organizações, expansão e reposição de capital.

É muito vasto o rol de opções para investir, com alguns oferecendo mais riscos e outros menos. Cabendo ao administrador de forma racional analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. O administrador deve levar em consideração três aspectos:

1) Econômico: É considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Sobre esse aspecto deve o administrador escolher a opção com menos risco para a organização e de maior retorno.

2) Financeiro: O administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.

3) Ambiente empresarial: São considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimento.

1.1. Projeto de Investimento

Lava Jato

Pretende-se atuar no mercado regional de Vitória, onde há uma grande necessidade de novidades em lavagem de carros a seco

O mercado de lava jato está se desenvolvendo em longa escala devido à necessidade de controle e economia de água e a fim de se obter melhores resultados no que diz respeito a lavagem de carros. Lava Jato Hora de lavar, prestará um serviço diferenciado com Lavagem e Higienização de veículos.

Nome fantasia: CARRO SEMPRE LIMPO, razão Social: Lavagem e Higienização de veículos Hora de Lavar M.E, a empresa estará instalada no seguinte endereço. Avenida Vitória. Bairro Centro. Vitória- ES.

Independentemente do ramo de atividade da organização, porte ou setor, o fluxo de caixa deve ser utilizado na analise dos investimentos.

O fluxo de caixa trata-se de uma estimativa futura, assim, cabe a analise verificar se o projeto é viável ou não. As estimativas podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento do projeto, tornando as previsões de fluxos futuros ainda mais próximo à situação real do mercado.

Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com