TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segundo o Relatório do Programa das Nações Unidas

Por:   •  29/9/2019  •  Dissertação  •  1.255 Palavras (6 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar que o Brasil pode ser adepto a novas tecnologias no ramo da construção civil, apresentando o light steel frame como alternativa em relação a utilização de alvenaria convencional, juntamente da oportunidade de inovação ecológica e cultural, sobre a re-utilização de água, que apesar de não ter fins de consumo, possa ser empregada novamente em alguma tarefa doméstica ,e também receber o devido destino de descarte. Através dessa pesquisa, busca-se mostrar a aplicação dessa técnica para residências unifamiliares de moradia popular, bem como discutir sua viabilidade econômica, estrutural e sustentável.

O light steel frame é um sistema construtivo industrializado, composto por perfis leves de aço galvanizado a frio, forjados para suportar as cargas das edificações e trabalhar em conjunto com subsistemas estruturais industrializados de forma a garantir os requisitos de funcionamento estrutural (Campos, 2019).

Por ser um sistemas construtivo leve, não apresenta grandes restrições aos projetos e, por ser aberto e flexível pode ser associado a diversos materiais como gesso acartonado, placas cimentícias entre outros. Esse sistema é de rápida execução, economicamente mais viável e gera menos desperdício de materiais, além de ser durável, reciclável e tem grande potencial de mercado no Brasil por ser um dos maiores produtores de aço do mundo.

Segundo o Relatório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos de 2015, cerca de 33 milhões de brasileiros não possuem onde morar, o que gera um déficit de cerca de 6,3 milhões de moradias. Por esse motivo, há a necessidade buscar alternativas de sistemas construtivos rentáveis e de qualidade.

O concreto mais utilizado na construção civil, que basicamente é composto por aglomerantes hidráulicos, agua, agregados graúdos e agregados miúdos também se faz utilizado na expressiva maioria das situações em que se decide construir uma moradia, estrutura, ou até mesmo em um simples pilar de apoio.

Instaurar a obsolescência de um sistema construtivo amplamente utilizado no nosso país, é de tal modo precipitado e precoce, que a parcela de pessoas que confiam em novas técnicas (mesmo com todo o planejamento correto e justificado) ainda é minoria,mas tais tecnologias já estão se desenvolvendo cada vez mais.

No entanto, há outra área que é abordada na mídia, ensinada nas escolas e que defronta o censo comum, que é a reutilização de água na própria residência.

As agencias regulamentadoras nacionais e organizações mundiais apontam a extrema importância do consumo de agua potável, não bastando a necessidade de constante alerta ao mundo quanto ao uso correto da mesma.

Em 2015, 6.5 bilhões de pessoas usaram fontes improvisadas de água própria para consumo que exigem nada menos que 30 minutos por caminhada para coletar agua, e sendo assim classificadas como serviço de agua ao menos ‘bebível’ (Relatório Organização mundial de saúde, 2017)

Motivar a abandonar a inercia da população e destacar importância de preservação das fontes de agua não é utópico, por assim dizer, apenas enfrenta dificuldades em modificar a cultura do povo que não se atenta ao risco de escassez,

Logo, a área que este trabalho destaca é a abordagem de um sistema construtivo diferente, leve e pratico, mas também um sistema de reutilização de água que não será utilizada pra consumo, mas sim, para outras tarefas como descargas, irrigação de jardins ou simples limpeza, já embutida nas projeções de uma residência, onde o sucesso da iniciativa está em gerar economia durante a construção e continuar gerando mesmo após a conclusão da mesma, e provar como seria possível e vantajoso para residências unifamiliares populares

Como estudo de caso, o foco é apontar um modelo especifico de tecnologias, ou orientar padrões para o mesmo.

Toma-se por objetivo dar a solução para a problemática de se desenvolver todo o sistema conjunto de steelframe e reutilização de agua, e dar a base fundada em fatos e circunstancias que mostrem em uma situação hipotética, próxima da realidade prática em que, pode ser interessante executar tais alternativas, no curto e longo prazo.

Abordagem aos processos construtivos, as vantagens quanto a utilização de um técnica a outra, as mudanças quanto a forma de receptação de agua que seria despejada no sistema de esgoto, e até mesmo a melhoria significativa dada ao sistema de abastecimento de agua de uma região, são tópico à serem abordados de forma exploratória e critica para justamente, encontrar onde existem problemas de implementação e avaliar as formas de tangenciar tais circunstâncias em prol do objetivo de formar uma sociedade, que comece dentro da sua propria residência, entender que existem outras formas de lidar com o seu próprio ecossistema e ainda assim, continuar seguros quanto à estrutura da sua residência e os níveis de saúde de quem nela habita

2 OBJETIVOS

• Gerais:

O trabalho terá como principal objetivo fazer o estudo da implementação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com