TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INCLUSÃO SOCIAL PRODUTIVA NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO PROGRAMA "MÃES UNIDAS NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE DE SUAS FAMÍLIAS" NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA

Dissertações: A INCLUSÃO SOCIAL PRODUTIVA NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO PROGRAMA "MÃES UNIDAS NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE DE SUAS FAMÍLIAS" NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 5

A INCLUSÃO SOCIAL PRODUTIVA NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO PROGRAMA “MÃES UNIDAS NA CONSTRUÇÃO DA DIGNIDADE DE SUAS FAMÍLIAS” NO MUNICÍPIO DE CRUZ ALTA

RODRIGUES, Michele Santos1; VIRGOLIN, Isadora Wayhs Cadore2

Palavras-Chave: Inclusão Social Produtiva. Política de Assistência Social.

Introdução

O presente estudo tem como tema A Inclusão Social Produtiva na Política de Assistência Social no programa “Mães Unidas na Construção da Dignidade de suas Famílias” no município de Cruz Alta. O mesmo surge a partir da experiência de estágio supervisionado realizado na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Cruz Alta, através de um programa de Inclusão Social Produtiva, o programa Mães Unidas na Construção da Dignidade de suas Famílias. Este programa trabalha com a finalidade de construir alternativas de geração de trabalho e renda, para uma inclusão social produtiva, proporcionando cursos de formação, troca de saberes, sabores e experiências, com mulheres em situação de vulnerabilidade social que residem nas comunidades mais desfavorecidas de Cruz Alta.

A Política de Assistência Social considera a Inclusão Social Produtiva como um serviço de proteção básica, que consiste, no seu sentido mais operativo, no esforço para a mobilização das capacidades sociais e produtivas das comunidades, buscando induzir ou provocar um processo de desenvolvimento por meio de projetos integrados de educação sócioprofissional, cidadã e ético-política. O ponto de partida é o fortalecimento das formas de organização e iniciativas de produção no território, garantindo novos meios e capacidades coletivas de produção e gestão, com respeito e preservação das formas organizativas, do patrimônio cultural e artístico das comunidades e do meio ambiente. Assim, as ações de inclusão produtiva buscam a ampliação da capacidade de autogestão econômica e social das comunidades, por meio da vivência e troca de experiências sobre formas coletivas de organização da produção, a promoção de arranjos produtivos viáveis e sustentáveis, reconhecendo o papel de protagonista ativo das comunidades na promoção do seu próprio desenvolvimento. Nesse sentido, portanto, pode-se dizer que a inclusão social produtiva materializa-se através de programas e projetos de enfretamento a pobreza.

Diante disso, pretende-se com trabalho apresentar os dados parciais ou preliminares da pesquisa que está sendo realizada como Trabalho de Conclusão em Serviço Social com o objetivo de analisar o desenvolvimento das ações de geração de renda do programa Mães Unidas na Construção da Dignidade de suas Famílias a partir da execução da Política de Assistência Social no município de Cruz Alta, a fim de desvendar se o mesmo atende os propósitos da Inclusão Social Produtiva.

Metodologia e/ou Material e Métodos

A pesquisa caracteriza-se como qualitativa do tipo exploratória, que busca aprofundar a análise dos fatos. Quanto ao método, este se caracteriza pelo dialético crítico, que trabalha com as categorias de contradição, historicidade e totalidade. Quanto a população pesquisada, esta compreende 40 mulheres participantes do programa Mães Unidas na Construção da Dignidade de suas Famílias de Cruz Alta, e a Assistente Social. No que se refere a amostra fazem parte oito (08) mulheres participantes do programa e a Assistente Social que também é coordenadora do mesmo. Os critérios para escolha da amostra foram as mulheres que freqüentam o programa por mais de 06 meses. As técnicas utilizadas para coleta dos dados é a entrevista semi-estrutrurada e análise documental em registros, tais como diário de campo, planos e relatórios do estágio supervisionado.

Conforme já referido a pesquisa ainda está em andamento. Portanto, os resultados apresentados a seguir são considerados preliminares.

___________________

Acadêmica do 8º semestre de Serviço Social da Universidade de Cruz Alta michely_rodrigues28@hotmail.com

2 Assistente Social, professora do curso de Serviço Social na Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ. isadoravirgolin@yahoo.com.br (orientadora).

Resultados Parciais e Discussões

A pesquisa busca responder ao problema: Quais as contribuições do programa “Mães Unidas na Construção da Dignidade de suas Famílias” para a melhoria das condições de vida de seus participantes? Problema este observado durante a realização do estágio supervisionado como já exposto anteriormente.

Com a realização de algumas entrevistas com participantes do programa Mães Unidas na Construção da Dignidade de Suas Famílias, pode-se dizer de uma forma sumária como resultados parciais que, este programa contribui para a melhoria das condições de vida de seus participantes com sendo um espaço de convivência entre pessoas diferentes, troca de saberes e experiências, de aprendizagem de novas receitas, informação de como aproveitar de forma integral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com