TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Instituto Carbono Brasil Noticiou Em 21/fevereiro/2011 Que O Programa Das Nações Unidas Para O Meio Ambiente (PNUMA), Agência Da ONU, Informou Que Os Gastos Em Economia Sustentável Devem Ser De US$ 1,3 Trilhão. Esse Valor Equivale Ao Investimento D

Exames: O Instituto Carbono Brasil Noticiou Em 21/fevereiro/2011 Que O Programa Das Nações Unidas Para O Meio Ambiente (PNUMA), Agência Da ONU, Informou Que Os Gastos Em Economia Sustentável Devem Ser De US$ 1,3 Trilhão. Esse Valor Equivale Ao Investimento D. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 6

ATPS. SOCIOLOGIA- 2013

Etapa 1

Após a leitura das duas declarações sugeridas, notamos que as mesmas são de grande importância. A primeira Declaração foi a de Virginia, nos Estados Unidos e posteriormente foi a Declaração dos Direitos Humanos, as duas estão fundamentadas nos direitos naturais do homem onde constam as principais declarações de direitos defendendo a liberdade, mas com características próprias.

Em 1776 a declaração dos Direitos da Virginia proclamou o direito a vida, liberdade e outros direitos como, o principio da legalidade à liberdade de imprensa e a liberdade religiosa. Essa Declaração consta 18 artigos abrangentes e direitos natos da pessoa, onde todo o poder procede do povo ressaltando ainda os ideais de liberdade, limitação do poder do estado, igualdade perante a lei e igualdade de condições política de todo cidadão.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 compreende um conjunto de direitos individuais, coletivos, civis, políticos, econômicos, sociais e culturais que leva a reconhecimento de igualdade essencial de todo ser humano em sua dignidade. Compõe-se de um preâmbulo de 30 artigos. Caracteriza-se pela sua amplitude e pela universalidade como fonte de valores, independente das diferenças de raça, sexo, religião ou qualquer outra condição.

Émile Durkheim elaborou o conceito de solidariedade social, tentando mostrar como ela é responsável pela harmonia entre os membros do grupo e como ela varia de acordo com a organização social. Para isso ele levou em conta a existência de maior ou menor divisão do trabalho.

Para Durkeim, possuímos uma consciência que é comum em todo grupo e que não representa nossa personalidade, mas a sociedade agindo e vivenciando em nossas vidas. É uma consciência que representa o que realmente somos a nossa peculiaridade, fazendo assim que sejamos considerados indivíduos.

O objetivo da instrução pública é construir a consciência comum e formar cidadãos para a sociedade, o ensino deve liberar os espíritos das visões egoístas e dos interesses materiais. A consciência comum constitui no conjunto de crenças e dos sentimentos comuns de um grupo de uma mesma sociedade e que forma um sistema que tem vida própria. Ele produz sentimentos, ideias e

imagens que são de natureza e realidade independente, cada um poderá manifesta-se de uma forma ,mas o produto da manifestação será basicamente o mesmo.

A harmonia entre participantes da sociedade é determinada pela extensão da consciência coletiva, quanto mais ela atinge as pessoas mais a harmonia está presente, sendo assim as consciências se assemelham fazendo com que os grupos sintam-se atraídos pelas semelhanças uns com os outros.

Etapa 2

Descrever as principais diferenças entre as Revoluções Francesa e Americana, com base na citação a seguir:

A Revolução Americana foi essencialmente, no mesmo espírito da 'Glorious Revolution' inglesa, uma restauração das antigas franquias e dos tradicionais direitos de cidadania, diante dos abusos e usurpações do poder monárquico. Na Revolução Francesa, bem ao contrário, todo o ímpeto do movimento político tendeu ao futuro e representou uma tentativa de mudança radical das condições de vida em sociedade. O que se quis foi apagar completamente o passado e recomeçar a História do marco zero - reinício muito bem simbolizado pela mudança de calendário. Ademais, enquanto os norte-americanos mostraram-se mais interessados em firmar sua independência em relação à coroa britânica do que em estimular igual movimento em outras colônias européias, os franceses consideraram-se investidos de uma missão

universal de libertação dos povos. (MARINHO).

Passo 2 (Equipe)

Formular o segundo relatório parcial , de até duas páginas, argumentando que as diferenças entre as declarações resultam da formação histórica particular dos Estados Unidos e da França. Para isso, utilizar as sistematizações já organizadas a respeito das divergências entre as duas declarações e das especificidades de cada revolução. Este texto será o segundo excerto a compor seu relatório final.

Passo 3 (Individual)

1 Ler e debater o texto a seguir indicado:

· HOBSBAWN, Eric. A Era das Revoluções 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001, p. 71-82.

2 Responder às seguintes questões:

a. Por que o conflito entre o velho regime e as novas forças ascendentes era mais agudo na França do que nos outros países da Europa?

b. Qual foi a classe social que deu ao movimento revolucionário uma unidade efetiva?

c. Em quais sentidos as reivindicações da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão são reivindicações dessa classe social?

Passo 4 (Equipe)

Produzir o terceiro relatório parcial, em até duas páginas, que evidencie as principais temáticas abordadas no texto mencionado e as respostas às perguntas feitas, obtidas por meio da discussão coletiva.

Etapa 3

Os direitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com