TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança de Porta Com Leitor Biométrico e Utilização Web

Por:   •  25/4/2017  •  Artigo  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

Segurança de porta com leitor biométrico e utilização web

Jackson José Bastos das Neves [jacksonj.b.neves@hotmail.com], Odimar Rocha Monteiro [odimarrocha@gmail.com], Rodrigo Souza de Jesus [lashsouza6@gmail.com], Rony Bezerra Guimarães [ronyguimaraes@outlook.com]

ESTÁCIO - IESAM – Av. Gov. José Malcher, 1148, Nazaré – Belém – PA

Resumo ⎯ Este artigo apresenta um sistema de controle de acesso residencial seguro e de baixo custo. Para isso, será utilizado um leitor biométrico em conjunto com uma trava elétrica que, ligada a um microcontrolador, por intermédio de um software, realizará o controle de acesso físico à residência, o sistema também conta com alarme e um aplicativo para smartphones que será utilizado para gerenciar quem destravou a porta e alertar o usuário em caso de arrombamento da porta e invasão domiciliar.

Palavras-chaves ⎯ Segurança, Leitor Biométrico, Placa Controladora, Microcontrolador, Software, Alarme, Internet, Telegram.

  1. Introdução

     Atualmente, o índice de furtos a residência vem aumentando constantemente, por isso surge a necessidade de ter um sistema que possibilite o controle de acesso à residência através de um leitor biométrico. O uso da biometria traz uma inovação ao mercado de segurança residencial, pois a digital é algo pessoal e intransferível, e  não corremos o risco de esquecer ou perder. Segundo MARTINS,2009 “O termo biometria significa medição biológica, ou seja, é o estudo das características físicas e comportamentais de cada pessoa. O princípio básico desta técnica para identificação é: seu corpo, sua senha.”[1].

       Neste sentido, o objetivo deste projeto é desenvolver um sistema de controle de porta similar aos já existentes, porém, mais seguro e que seja acessível a maior parte da população, já que o uso de chaves e fechaduras não está sendo tão eficazes contra os furtos. O sistema possibilita o controle de acesso a uma residência utilizando a digital, por intermédio da leitura biométrica. O sistema conta com uma placa controladora que em conjunto com o sensor biométrico gerencia todos os cadastros dos moradores, assim, fazendo com que só pessoas cadastradas tenham a permissão de destravar a porta. E por fim o sistema utiliza um aplicativo de mensagem instantânea para Smartphones, o Telegram, para gerenciar quem destravou a porta e alertar o morador, em caso de arrombamento da porta e invasão residencial, além de soar o alarme instalado na sua residência.

  1. Metodologia

     A elaboração do sistema de segurança é bastante complexa, desde o ato de inserir o dedo no sensor biométrico, até o envio da mensagem para o morador. Teremos várias etapas, começando pelo cadastro dos moradores, utilizando o sensor que tem a grande responsabilidade de ler o dedo do indivíduo e armazenar sua digital no banco de dados do sensor biométrico. Após o cadastro, qualquer pessoa que  deseje abrir a porta, ao colocar seu dedo no sensor, o mesmo irá ler a digital e interpretar os dados do scanner do sensor e verificar se aquela informa existe no banco de dados, sendo assim, através da placa microcontroladora, o sistema de abrir e fechar a porta será acionado, permitindo a abertura ou não da porta, e exibindo no display a mensagem “Entrada Permitida” ou “Entrada Negada”, neste mesmo momento será enviada uma notificação através de uma Shield Ethernet, que trabalha em conjunto com a placa microcontroladora, para o morador que receberá através do aplicativo Telegram que já estará instalado no seu Smartphone, essa notificação contem: nome, hora e data que a pessoa entrou ou o alerta de que alguém não autorizado está tentando destravar a porta. O sistema também conta com um circuito de segurança, que tem a capacidade de soar um alarme caso haja uma tentativa de arrombamento da porta. E em caso de ausência de energia os circuitos serão alimentados por uma bateria externa.

  1. Desenvolvimento

Foi confeccionada uma placa de circuito impresso onde foram conectados todos os itens eletrônicos do sistema. Os materiais utilizados para a confecção da placa foram: placa de fenolite, diagrama do projeto impresso em papel couchê, solução de percloreto de ferro, perfurador de placa, solda e ferro de solda. Já os itens eletrônicos foram: resistores, led’s, LM (regulador de tensão), capacitor (cerâmico e eletrolítico), botão, etc.

Os demais materias que compõe o sistema são: sensor biométrico, trava elétrica, alarme, fonte e bateria.

Segue abaixo a simulação da placa microcontroladora.

[pic 1]

Fig. 02 – Simulação da placa de circuito impresso.

  1. Scanner biométrico

     Ele armazena fotos do dedo, escolhido pelo usuário, na sua própria memória, quando é feito o reconhecimento, ele faz comparação entre os pontos das fotos guardadas, e a que foi batida no momento e guardada no buffer, isso tudo através do Algoritmo do próprio sensor, o SmackFinger 3.0. Este é um algoritmo muito rápido e eficiente na sua precisão de identificação.  A fig.02 mostra os detalhes dos pontos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (667.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com