TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Seminario Programação Estruturada

Artigo: Seminario Programação Estruturada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  1.038 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA

Introdução

O processo, onde é feito a construção de um programa, bem como o seu teste e sua manutenção chama-se programação.

Há tempos vem se discutindo, se a programação é semelhante a uma arte, uma ciência, uma matemática, ou uma engenharia.

Existem atualmente dois tipos de programação mais utilizados, são eles a Programação Estruturada, e a Programação Orientada a Objetos (POO).

A Programação Estruturada é uma forma de programação de computadores que defende que todos os programas possíveis, podem ser reduzidos a apenas três estruturas: sequência, decisão e interação, transformada em Programação modular, a Programação estruturada orienta os programadores para a criação de estruturas simples nos seus programas, usando as sub-rotinas e funções.

Muito Eficiente para resolução de problemas relativamente simples e diretos.

Já a Programação Orientada a Objetos (POO), foi criada com vista a simular o mundo real dentro de um computador, e para isso utiliza os objetos. Desta forma, o programador pode modelar os objetos e a sua interação.

O objetivo principal da Lógica de Programação é demonstrar técnicas para resolução de problemas e consequentemente automatização de tarefas.

O aprendizado da Lógica é essencial para formação de um bom programador, servindo como base para o aprendizado de todas as linguagens de programação, estruturadas ou não.

Linguagem de programação são os softwares que permitem o desenvolvimento de programas. Possuem um poder de criação ilimitado, desde jogos, editores de texto, sistemas empresariais até sistemas operacionais.

Existem várias linguagens de programação, cada uma com suas características próprias, ex.: Pascal, Clipper, C, C++, Visual Basic, Delphi, Php, Java, Etc.

Desenvolvimento

Paradigma é a representação de um padrão a ser seguido. É um pressuposto filosófico, matriz, ou seja, uma teoria, um conhecimento que origina o estudo de um campo científico; uma realização científica com métodos e valores que são concebidos como modelo; uma referência inicial como base de modelo para estudos e pesquisas.

A partir desse conceito filosófico, aprofundaremos mais dentro dos paradigmas da programação, que definem regras básicas que as linguagens pertencentes a esse paradigma devem seguir. Fornece a visão que o programador possui sobre a estrutura e execução do programa.

Exemplos:

• Programação Funcional - enfatiza a aplicação de funções que não mudam o estado do sistema, sem atribuição de valores. Ex: LISP.

• Programação Imperativa - descreve a computação como ações que mudam o estado de um programa. Ex: Assembly.

• Programação estruturada - programação onde três estruturas básicas são definidas: sequência, seleção e iteração, (estrutura o programa: não utiliza goto).

• Programação procedimental (adiciona funções e procedimentos a programação estruturada/modular) Ex: Fortran, C.

• Programação Declarativa (se descreve o que e não como o programa deve ser executado) Ex: Prolog.

• Programação Orientada a Objetos (foco na execução de objetos e não de funções) Ex: C++, Java.

Qualquer programa estruturado pode ser descrito utilizando esses três elementos básicos:

• Sequência: as instruções (comandos) são executadas em uma sequência predeterminada – de cima para baixo

• Decisão: em função de uma expressão lógica, um bloco de instruções é executado em detrimento de outros.

• Repetição: um bloco de instruções pode ser executado repetidamente (loop)

Esses elementos podem ser representados graficamente, para facilitar o projeto de algoritmos, essa representação gráfica é denominada fluxograma.

Fluxograma:

A) Seqüência:

Marcação de início/fim entrada e saída de dados operações de processamento

B) Decisão:

Seleção de caminho

C) Repetição:

Repetição condicional repetição contável

Operadores Aritméticos

São eles: +, adição, -, subtração, *, multiplicação e /, divisão.

Operadores Relacionais

> Maior que

< Menor que

>= Maior ou igual a que

<= Menor ou igual a que

= Igual

<> Diferente

Tabela Verdade

A B A E B A OU B NÃO (A)

V V V V F

V F F V F

F V F V V

F F F F V

Exemplos de Programação Estruturada

- Problemas puramente sequenciais:

Ex. 1: Calcule o volume e o peso de uma esfera oca, onde o diâmetro (DIAMET), a grossura da parede (GROSS) e a densidade (DENSID) são informados.

Algoritmo em português estruturado (pseudocódigo):

Lê os dados de entrada DIAMET, GROSS, DENSID

Calcula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com