TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sensores De Temperatura

Pesquisas Acadêmicas: Sensores De Temperatura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2013  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  606 Visualizações

Página 1 de 2

Sensor Infravermelho

Sensores são elementos importantes porque servem na maioria das vezes como olhos para alarmes e robôs. Neste artigo mostramos uma montagem bem simples de um sensor infravermelho que pode ser feito sem nenhum problema e que utiliza apenas um comparador de tensão para filtragem de ruídos externos.

Mas antes de falar sobre o circuito vamos entender um pouco como podemos utilizar um sensor IR.

Este circuito pode ser utilizado principalmente de duas maneiras: detecção pode reflexão e detecção por interrupção de feixe.

1) Detecção por Reflexão

Neste tipo de aplicação, um feixe é projetado por LED emissor de luz infravermelha que, ao ser refletido por algum obstáculo, é detectado por um foto-transistor. Quanto mais próximo o obstáculo estiver do conjunto emissor-receptor, maior será a intensidade do sinal recebido. A figura abaixo mostra um exemplo de detecção por reflexão.

2) Detecção por Interrupção

Neste tipo de aplicação, o emissor e receptor são instalados um em frente ao outro. Para este caso, o receptor fica constantemente recebendo o feixe de infravermelho. A figura abaixo mostra um exemplo de detecção por interrupção.

Porém, neste circuito o ajuste torna-se crítico em virtude de interferências externas geradas pela luz infravermelha do sol e de lâmpadas em ambientes fechados.

Por isso esta montagem somente é indicada em situações onde é possível a proteção do receptor, ou seja instalação de uma câmera escura. Um exemplo bem simples de confecção de uma câmera escura é utilizando um tubo com o mesmo diâmetro do receptor, preferencialmente, conforme mostrado abaixo.

OBS: Mas se isso não for suficiente para seu projeto, então será necessário realizar a modulação do sinal. Pois a detecção através de um sinal infravermelho modulado apresenta grande imunidade a ruído, permitindo a detecção em distâncias maiores.

Circuito com Sensor Infravermelho

Neste circuito utiliza-se um comparador de tensão ( LM339 ) que possui quatro comparadores internos, sendo que a principal função deste componente é reduzir a interferência externa. Pois a montagem do receptor IR em serie com um resistor de 47 K ohms em ambiente escuro fornece uma variação de 0 a 5v, porem em um ambiente iluminado esta variação é bem menor. Por isso a necessidade do comparador que usa como referencia a tensão proveniente do potenciômetro, assim terá a variação de 0 a 5v.

Com esta montagem e possível detectar uma objeto a uma distância de 15 cm dependendo do ambiente, porem se necessitar de uma distancia maior basta substituir resistor de 330 ohms por outro de menor valor, levando em consideração a corrente máxima suportada pelo emissor IR.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com