TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Servo Mecanismo E Controle

Trabalho Escolar: Servo Mecanismo E Controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 4

TRABALHO

PANTOGRÁFO

Trabalho apresentado ao (a) professor (a) Flavio, tendo por objetivo a atribuição de nota para 1° bimestre, na disciplina de servomecanismo 1 .

Brasília, 10 de Setembro de 2014.

8°Semestre

PANTOGRÁFO.

É usado em trens de alta velocidade, em longos ou curtos percursos, o pantógrafo tem a finalidade de transformar energia elétrica em energia mecânica através do contato com um cabo energizado (catenária). Vamos entender melhor o processo do inicio até o final.

Fonte de Eletricidade.

Para começar, uma ferrovia precisa de uma fonte de eletricidade que possa ser acessada pelos trens todo o tempo. Deve ser segura, econômica e de uso amigável. Ela pode tanto CC (Corrente Contínua – DC em inglês) como CA (Corrente Alternada), tendo sido a corrente contínua, por muitos anos, mais simples para o propósito da tração ferroviária. A corrente alternada é melhor para longas distâncias e mais barata de instalar, mas, até recentemente, era mais complicada de se controlar nos trens.

A transmissão de eletricidade é feita sempre ao longo da via por meio de cabos aéreos ou no chão, usando um terceiro trilho extra, próximo aos trilhos das vias. Sistemas CA sempre utilizam cabos aéreos, já os sistemas CC podem utilizar tanto cabos aéreos quanto terceiro trilho, e ambos são comuns. Ambos os sistemas de cabos aéreos requerem ao menos um coletor anexado ao trem de modo que sempre haja contato com a energia elétrica. Os coletores de corrente elétrica usam "pantógrafos", chamados assim por causa do formato da maioria deles até 30 anos atrás aproximadamente. O circuito de retorno é feito utilizando os trilhos das vias para fazer a corrente até voltar à subestação. Os trilhos têm potencial de "terra" (zero volts) e são conectados às subestações.

Tração em corrente contínua ou alternada?

Realmente não importa se você tem motores de corrente contínua ou alternada, atualmente qualquer um funciona com fontes de eletricidade de corrente contínua ou alternada. Você só precisa pôr o tipo certo de sistema de controle entre a fonte e o motor e funcionará. Entretanto, a escolha do sistema de transmissão ser de corrente contínua ou alternada ao longo da via é importante. Geralmente, é uma questão de que tipo de ferrovia você tem. Podemos resumir como sendo ideal utilizar corrente alternada para longas distâncias e corrente contínua para distâncias mais curtas. Claro que existem exceções e veremos algumas delas mais tarde.

É mais fácil aumentar a tensão com corrente alternada do que de com corrente contínua, portanto é mais fácil transmitir mais energia em linhas de transmissão de corrente alternada. É por isso que as fontes de energia nacionais são distribuídas a até 765.000Vca (volts em corrente alternada). Como a corrente alternada é mais fácil de transmitir em longas distâncias, é o meio ideal para ferrovias eletrificadas. Somente os problemas de convertê-la nos trens para alimentar os motores de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com