TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Setor Da Tecnologia Da Informação

Exames: Setor Da Tecnologia Da Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  1.836 Palavras (8 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 8

O setor da tecnologia da informação (TI) apresenta historicamente uma grande desvantagem em relação a segmentos mais maduros da nossa economia. Por exemplo, um dos setores que há mais tempo trabalha de maneira formal e organizada a gerência de projetos é o da construção civil, onde é muito comum que empreendimentos aconteçam dentro do prazo previsto, dentro do orçamento e que não desmoronem após sua conclusão. Uma das razões conhecidas por trás deste fato é em função do tempo que é gasto com detalhes do desenho do empreendimento antes de sua construção.

Quando nos voltamos para projetos de tecnologia da informação essa lógica não é necessariamente a mesma. Até em função das constantes mudanças que o ambiente de negócios impõe a realidade das corporações e a velocidade da evolução que TI teve que apresentar para acomodar estas mudanças de uma forma mais flexível. E particularmente quando nos referimos ao desenvolvimento de software esta evolução frenética teria que apresentar consequências, principalmente no que diz respeito à taxa de sucesso em projetos.

Um projeto de TI deve ser desenvolvido seguindo processos distribuídos nas áreas de escopo, tempo/prazo, custo, qualidade, comunicação, risco, recursos humanos, aquisições e integração. Além disso, é importante seguir uma ética rígida e preceitos de responsabilidade profissional.

É necessário que haja uma integração de todas as áreas, de maneira consistente e equilibrada. Tudo isso, porém deve ser feito com aderência a princípios éticos que devem ser determinados e enfatizados pela organização. É importante o trabalho em equipe e o conhecimento dos processos necessários para se atingir os objetivos a que o projeto se propõe. O bom planejamento é o principal componente de projetos bem sucedidos.

Gerenciamento de infraestrura

O Gerenciamento Infraestrutural de uma empresa consiste na padronização e na organização de toda a infraestrutura, através da especificação, coordenação, acompanhamento, controle e fiscalização na execução de serviços. Visando sempre o menor custo e prazo, para a maior satisfação do cliente e eficácia.

Administrando a parte tecnológica, através da configuração de programas operacionais, banco de dados, rede local e remota, serviços de rede, segurança do sistema, padronização e configuração de equipamentos e softwares.

Gerencia de projetos

Gerência de projetos, gestão de projetos, gerenciamento de projetos ou ainda administração de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividades relacionadas para atingir um conjunto de objetivos pré-definidos, num certo prazo, com certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.

Necessidades de gerenciar custos, criação de uma agenda de tarefas para não estourar prazos, alocação de recursos, análise de riscos, organização das equipes. Estes são alguns dos aspectos fundamentais que interagem com os processos de criação, elaboração e execução de projetos da área de TI.

Garantir a qualidade e os prazos acordados, manter o orçamento destro dos limites aprovados, identificar e mitigar riscos, além de programar um processo de comunicação eficaz para o desenvolvimento do projeto, são alguns dos requisitos necessários para os profissionais da área de gerência de projetos.

O desenvolvimento do projeto fica responsável pelo gerente de projetos que tem como função gerenciar o progresso do empreendimento e através das variáveis (qualidade, custo, prazo) verificar possíveis desvios. Desta forma, seu objetivo geral é proporcionar que as falhas inerentes aos processos de desenvolvimento do projeto sejam minimizadas.

Um gerente de projeto tem que determinar e executar as necessidades do cliente, baseados nos seus próprios conhecimentos. A habilidade de adaptar-se aos diversos procedimentos pode lhe proporcionar um melhor gerenciamento das variáveis e desta forma uma maior satisfação do cliente.

Problemas dos projetos

Com um mau gerenciamento podem ocorrer vários problemas que serão cruciais para um ótimo resultado final, sendo que o trabalho como um todo deve ser analisado de forma minuciosa sem que passe despercebido qualquer tipo de falha, das menores as maiores que no futuro podem trazer diversos prejuízos por um mau planejamento.

Não cumprimento dos prazos e estabelecidos: Não gerenciar mudanças nos requisitos do sistema e no escopo do trabalho (EAP) – Mudanças nos requisitos (funções ou características do sistema) são frutos de avanços tecnológicos, novos cenários de mercado e decisões políticas internas. Tais mudanças requerem controles e acompanhamento, pois as mesmas provocam repercussões no trabalho necessário para completar o projeto a contento.

Problemas de comunicação: Definição ambígua dos requisitos do sistema e do escopo do trabalho (EAP) – Os requisitos do sistema são as características e funções a serem incluídas no sistema. Estes por sua vez partem dos “requerimentos do negócio”. A clara definição dos requisitos do sistema aumenta substancialmente as chances para se obtiver êxito no projeto.

Iniciar bem um projeto de TI significa definir com clareza os requerimentos do negócio, entender o cenário em torno do projeto e verificar o alinhamento do projeto com as estratégias da empresa. Parte destas ações extrapola a responsabilidade da área de TI, no entanto, em função do forte impacto destes itens no projeto em si, merecem ser monitorados e alinhados através de interface com as outras áreas envolvidas. O bom início também exige a existência de metodologia ou processo para bem gerenciar as etapas do projeto, particularmente no que diz respeito aos requisitos do sistema a ser desenvolvido e o escopo do trabalho a ser realizado para construir o sistema ou aplicativo.

As mudanças no escopo do trabalho também precisam ser monitoradas, pois novas atividades ou flutuações no volume das atividades existentes, certamente provocarão novos trabalhos ou retrabalhos, que por sua vez provocarão impacto no cronograma e orçamento do projeto.

Estimativas erradas de prazo: Dar pouca atenção ao controle dos projetos – Um cenário não raro em projetos de TI é descobrir, no quinto mês de um projeto programado para seis meses, que é preciso prorrogar o prazo por um período de seis meses adicionais, consequentemente dobrados o prazo inicial. Tal “descoberta” é feita apenas no penúltimo mês por falta de controle. Um sistema de controle que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com