TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO: O CASO DA SECRETARIA DE SÁUDE DE JUSSARA-GO

Por:   •  21/1/2016  •  Artigo  •  3.288 Palavras (14 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 14

FACULDADE DE JUSSARA

CURSO DE GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

MARNEI CÉSAR GAZINEU, GUILHERME DE OLIVEIRA MORAES, MARCOS PAULO MARQUES DE OLIVEIRA, RAFAEL ALVES RODRIGUES

“TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO: O CASO DA SECRETARIA DE SÁUDE DE JUSSARA-GO”

JUSSARA-GO

2015

MARNEI CÉSAR GAZINEU, GUILHERME DE OLIVEIRA MORAES, MARCOS PAULO MARQUES DE OLIVEIRA, RAFAEL ALVES RODRIGUES

 “TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO: O CASO DA SECRETARIA DE SÁUDE DE JUSSARA-GO”

Trabalho apresentado para fins de avaliação parcial da disciplina de Trabalho Integrado III do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação, da Faculdade de Jussara, sob orientação do professor Osmar de Paula Oliveira Júnior.

JUSSARA-GO

2015

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NO SETOR PÚBLICO: O CASO DA SECRETARIA DE SÁUDE DE JUSSARA-GO

Marnei César Gazineu, Guilherme de Oliveira Moraes, 

Marcos Paulo Marques De Oliveira, Rafael Alves Rodrigues.[1]

                                        Osmar de Paula Oliveira Júnior.[2]

                                                               Resumo

        Objetivou-se neste artigo, a avaliar e pesquisar se a tecnologia pode influenciar ou não nos resultados em Gestão e Administração em setores públicos, neste caso da Secretaria de Saúde de Jussara-GO. Desde início de 2013, com implantação de novo sistema em Gestão de Produção. Foi utilizado pesquisa com questionários em setores primordiais para a gestão da informação, acompanhamento de processos desde o início até o fim de cada produção a ser registrada.

Palavras chaves – Tecnologia da Informação – Gestão – Administração – Setor – Saúde Pública – Exatas – Humanas –

                                                                   

                                                                Abstract

Keywords - Information Technology - Management - Administration - Sector - Public Health - Exact – Human

Introdução

O presente trabalho tem como objetivo analisar como a Tecnologia da Informação tem influenciado e afetado, diretamente ou indiretamente, os setores da sociedade, neste caso, o Setor de Saúde Pública. Neste, não damos relevâncias políticas e nem socioeconômicas, visamos diretamente a parte de gerenciamento, tendo um olhar como futuros Gestores e Administradores, visualizando o processo como uma Empresa, uma Gestão a ser executada, uma produção, uma meta a ser alcançada e valores a serem obtidos.

O torque motivador para a pesquisa, citada nos autos do artigo, além da tecnologia, são os desafios de um setor no qual, basicamente, é considerado um setor da área de humanas, a unir-se cada vez mais um com a tecnologia, pois notoriamente a tecnologia nesta área, era considerada e relatada somente a equipamentos para tratamento de patologias. É poder explanar a necessidade de cada departamento em utilizar a tecnologia da informação, para sua melhor organização, seu maior desempenho e eficaz em acompanhamento ao público.

De acordo com a Revista de Gestão em Sistemas de Saúde (RGSS -2013), os desafios da gestão dos serviços e sistemas de saúde, nas esferas públicas e privada, tornam-se cada vez mais expressivos. As mudanças que ocorrem nos ambientes econômicos, políticos, sociocultural, demográfico, tecnológico e natural alteram as dimensões estruturais, administrativas e tecnológicas desses serviços de sistemas, demandando soluções mais eficazes e inovadoras[3].  

Tendo esta visão como base, e a importância e a preocupação que a equipe tem no investimento da tecnologia no setor, procuramos a Secretaria de Saúde do Município de Jussara-GO, tendo em vista, que as suas Diretorias fizeram investimento em um novo Sistema de Gestão em Saúde, modificando todo o processo, ao qual se tornara arcaico para os padrões de hoje.

A metodologia utilizada fora a de entrevistas em visitações nos setores, conversas formais e informais com funcionários tendo assim um panorama da situação, donde cada item foi cuidadosamente tratado para o melhor entendimento das pessoas leigas ou não, e o seu melhor aproveitamento das informações. Informações estas que são a base do conhecimento, base da Gestão e da Administração, neste setor não diferem-se nada com a importância dada a informação, pois dela, a informação, sendo bem tratada ou não, estará dependendo de principalmente verbas tanto Estaduais como Federais.

Metodologia

Foi utilizado o sistema de questionário, onde em comum acordo, foram formuladas 10 perguntas chaves, de onde poderíamos ter respostas múltiplas dos quais todos responderam. Nossas visitas em campo foram para verificar como ocorriam os processos, do início da informação o tratamento dela e por fim o resultado de todo o processo.

Referências – Campo – Técnicas

               O Município de Jussara está localizado a Noroeste do Estado de Goiás, na microrregião do Rio Vermelho. Possui uma área de 4.092,456 km², com latitude de 15º52´32’’ ao sul do Equador e longitude de 50º52’04’’ do Meridiano de Greenwich. Limita-se com os municípios de Britânia, Fazenda Nova, Novo Brasil, Itapirapuã e Montes Claros. Sua população, de acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 19 402 habitantes em 2014.[4]

               Com essa área geográfica, e sua população em vasto crescimento, a Secretaria de Saúde do município tem um desafio enorme para a sua mensura, pré-atendimento e atendimento de sua população. Possuindo 4 (quatro) Unidades de PSFs (Programa Saúde da Família) em distintos bairros do município, citamos PSF- Onésia Câncido da Silva (setor Vila Nova), PSF – Maria Rita do Nascimento (Setor Planalto), PSF – Centro de Saúde Jussara (Setor Goiás), PSF – Antônio Sabino Alves (Setor Nova Jussara), 3 (três) unidades em Distritos – Posto de Saúde Campo Alegre, Posto de Saúde Betânia e Posto de Saúde São Sebastião do Rio Claro. Além dos PSFs e postos de Saúde, há também Unidades Especiais, como o Lar Beneficiente Bom Jesus (Setor Goiás - Asilo), CRER (Centro de Reabilitação de Deficiente Físico de Jussara – Setor Goiás), Mini Cais de Jussara (Setor Planalto), CEO (Centro Odontológico Municipal Militão Fernandes Alves – Setor Guanabara), Hospital Municipal Dr° Abiud Ponciano Dias (Setor Guanabara) e é claro a Sede da Secretaria de Saúde do Município (Setor – Goias), com anexo a uma Unidade Móvel Odontológica, que faz parte também a unidade central do SAMU.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (203 Kb)   docx (304.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com