TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNOLOGIA PARA TERCEIRO SETOR

Por:   •  8/6/2015  •  Artigo  •  4.205 Palavras (17 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 17

TECNOLOGIA PARA TERCEIRO SETOR

Autor: Abdon Campos dos SANTOS.

UNIFACS - Abdon.santos@cc.unifacs.br, graduando em Ciência da Computação, pela Universidade Salvador – UNIFACS.

Orientador: Carlos José SILVEIRA.

UNIFACS – silveiracarlos@uol.com.br, economista, especialista em Análise de Sistemas, Doutorando em ciências empresariais pela universidade del Museo Social Argentino  - UMSA e professor da Universidade Salvador – UNIFACS.

RESUMO

Este artigo apresenta uma solução da utilização inteligente de um conjunto de ferramentas baseadas em Software alternativo para automação de organizações do terceiro setor ou que visam a redução de custos em relação à utilização de um Software proprietário e conseqüentemente promover a inclusão digital dessas entidades.

PALAVRAS-CHAVE

Automação, Terceiro Setor, Softwares Alternativos, Redução de Custos, Inclusão Digital.

ABSTRACT

This paper presents a solution of the intelligent use of a set of tools based on alternative Software for automation of organizations of the third sector or that they aim at the reduction of costs in relation to the use of a Software proprietor and consequently to promote the inclusion digital of these entities.

KEY-WORDS

Automation, Third Sector, Alternative Software, Reduction of Costs, Digital Inclusion.

INTRODUÇÃO

Este é um projeto que propõe uma utilização inteligente para um conjunto de ferramentas totalmente baseadas nos conceitos de Softwares Alternativos para compor uma solução de automação informatizada em organizações do terceiro setor ou que desejam efetuar uma redução significativa de custos em relação à utilização de um Software Proprietário e conseqüentemente promover a inclusão no mundo digital dessas entidades.

A redução de custos é algo que se busca em qualquer atividade organizada e que tem objetivos claros e concretos para desenvolvimentos de suas atividades.  A prática principal desenvolvida por organizações é a escolha por produtos ou serviços que combinem qualidade com baixos custos, sejam custos financeiros ou operacionais.

O terceiro setor é o objeto de estudo deste projeto. Esta classe de organização é formada por entidades que dispõe de pouco capital para investimento, principalmente em tecnologia. Na maioria dos casos, as atividades desenvolvidas por esta classe de organização, não requerem sofisticadas soluções tecnológicas para desenvolverem suas atividades finais, mas mesmo o mínimo necessário para investir em tecnologia pode representar um custo elevado para esta classe.

A utilização de um conjunto de ferramentas baseadas em Software alternativos vem como uma alternativa para redução de custos com investimentos em tecnologia em entidades do terceiro setor. O custo para aquisição de um conjunto básico de Software para automação informatizada pode ser bastante reduzido, podendo chegar a zero, na compra e distribuição de Software dentro da organização.

A utilização de Software proprietário representa elevados custos de aquisição, não só o custo de cada licença, como também, para cada computador que for instalado uma cópia do Software também de deve ser comprado uma nova licença do Software.

Qualquer que seja o ramo de atividade e por menor que seja o porte destas empresas, seu crescimento econômico e o desenvolvimento de suas atividades, serão bastante limitados se as mesmas permanecerem alheias aos frutos gerados pelos avanços tecnológicos e as novas formas de comunicação de um mundo cada vez mais globalizado. A utilização de Softwares Alternativos, como ferramenta para automação, vem como uma solução de baixos custos para entidades do terceiro setor, possibilitando-as investirem em tecnologia e assim ultrapassar a margem da exclusão digital, que são entidades que não fazem parte do mundo digital.

OBJETO

O objeto principal deste estudo é promover a utilização inteligente, eficaz de um conjunto de ferramentas baseadas em Softwares alternativos para informatização de organizações do terceiro setor. Trazendo assim uma redução significativa de custos com investimentos em tecnologia e promoção dessas entidades no mundo digital.

O público alvo são as entidades do terceiro setor, ou seja, micros e ou pequenas empresas, instituições filantrópicas entre outras quaisquer, que sejam carentes de recursos financeiros para investirem em tecnologia, ou caracterizadas por uma reduzida movimentação de recursos, seja com fins ou sem fins lucrativos.

MÉTODOLOGIA

Diversas características que devem ser analisadas e questionadas ao longo da implementação deste projeto, tais como:

  • Recursos financeiros limitados para investimentos em tecnologia, Este investimento se faz basicamente na compra de dois itens. O Hardware, que é a parte física do computador. E o Software, que é a parte lógica do computador, formadas pelos programas. O Software dá funcionalidades para o Hardware. Estes itens representam custos excessivamente altos, se comparado com as atividades desenvolvidas por organizações do terceiro setor, de forma que, com recursos financeiros limitados, a aquisição desses itens representa um custo incompatível com a disponibilidade de recursos dessas organizações.

  • Análise das reais necessidades de implantação, pois existem situações que se faz necessária a utilização do mínimo de aparato tecnológico, ou seja, apenas um computador pessoal já garante que a entidade possui uma solução de tecnologia para automação de suas atividades e, portanto já está inclusa no universo digital. Como também pode ocorrer a situação em que mesmo classificada com uma empresa do terceiro setor, esta necessite de uma solução tecnológica de alto nível, tais como alguns computadores em rede, servidores de arquivos, de e-mail, de banco de dados, de Web, de Intranet, acesso à internet de todos computadores, etc;

  • A necessidade de está inclusa no mundo digital, pois o crescimento tecnológico é algo muito dinâmico e constantemente está em evolução. Para acompanhar este processo, ou pelo menos se manter atualizado, é algo muito custoso para as entidades do terceiro setor, por menor que sejam a suas atividades é indispensável à utilização de um computador para automação dessas atividades. Mesmo depois de terem implantado uma solução tecnológica, tanto à parte de Hardware (parte física do computador), quanto o Software (programas utilizado nos computadores), as soluções tecnológicas estão em ritmo acelerado de evolução tecnológica e necessariamente essas empresas não necessitam estar acompanhando essa velocidade de evolução. Contudo, não pode haver uma distância muito grande entre o que se está sendo utilizado e o que se tem de novo no mercado, por exemplo: se estiver sendo utilizado uma versão muito antiga de navegador de acesso à Internet, pode-se ter alguns problemas para fazer a navegação, pois muitos sites de Internet não permitem acesso de navegadores com uma versão muito antiga. O mesmo acontece com outros Software, como por exemplo, os processadores de textos, que juntos compõe uma solução tecnológica.

Para alcançar tais objetivos e comprovar sua eficiência e eficácia, as seguintes atividades metodológicas devem ser analisadas:

  • Leitura de todas informações pertinentes aos conceitos de:
  • Softwares Alternativos
  • Terceiro Setor
  • Inclusão/Exclusão Digital
  • Pesquisa da real necessidade do objeto a ser estudado;
  • Análise comparativa entre outros métodos existentes e suas diferenças;
  • Identificação clara dos pontos positivos e negativos da implantação;
  • Formulação da justificativa da implantação do projeto;
  • Fundamentação teoria e prática desta implementação;
  • Estimativas de tempo e custo;
  • Estudos de caso, sucesso e fracassos.

A implementação do projeto deverá ser dividida nas seguintes partes:

  • Definição clara e objetiva de todos os conceitos a serem estudados;
  • Pesquisa das reais necessidades da entidade;
  • Dimensionamento de custos;
  • Definição da estrutura de tecnologia;
  • Definição da estrutura de serviços a ser implantada;
  • Estratégias de treinamentos;
  • Estratégias de suporte técnico;

A utilização de forma inteligente, ou seja, eficaz, pois se propõe a atender as necessidades de tecnológicas de entidades carentes; de maneira eficiente, porque fazem isso com menor custo e economia, de um conjunto de ferramentas baseada em Softwares alternativos. Este conjunto de ferramentas, que visa propor uma solução completa para automação de entidades dos terceiro setor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.3 Kb)   pdf (231.3 Kb)   docx (25.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com