TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Brasileiro de Televisão

Pesquisas Acadêmicas: Sistema Brasileiro de Televisão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.665 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

Sistema Brasileiro de Televisão

O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) é uma rede de televisão aberta brasileira, fundada em 19 de agosto de 1981 pelo empresário e apresentador de televisão, Silvio Santos. A TV Studios (que era conhecida pela sigla TVS), no Rio de Janeiro foi o passo fundamental para dar vida a emissora e durou de 1976 à 1987.

Possui oito emissoras próprias. São elas: SBT SP, SBT RJ, SBT DF, SBT SP Centro Oeste, SBT SP Interior, SBT PA, SBT RS e SBT RJ Interior.

A emissora possui um dos maiores complexos televisivos da América Latina, o CDT da Anhanguera, que está localizado no quilômetro 18 da Rodovia Anhanguera, em Osasco (SP), ocupando uma área de 231 mil metros quadrados. Seu logotipo e a fonte dele são baseados nos da estadunidense American Broadcasting Company (ABC).

Em 1981 Silvio Santos recebeu a concessão para formar a sua rede de televisão. Ele já possuía um canal na cidade do Rio de Janeiro desde 1976, a TV Studios. A primeira transmissão da emissora foi no dia 19 de agosto, exibindo ao vivo a cerimônia de assinatura do contrato de concessão direto de Brasília.

Em 1994 deu início a construção do CDT da Anhanguera, o mais arrojado empreendimento realizado pelo Grupo Silvio Santos, um investimento na ordem de 120 milhões de dólares. As instalações da emissora eram divididas em cinco pontos por são Paulo, sendo eles: Vila Guilherme; Rua Camarés; Teatro Silvio Santos; Teatro Ataliba Leonel; Sumaré e Anhanguera. Isso dificultava muito as operações da emissora e um local que pudesse centralizar, facilitaria para os funcionários e para administração da rede. Em 1996 o CDT da Anhanguera foi inaugurado no dia do aniversário dos 15 anos.

Em 2001 alcançou quase 47 pontos de média e picos de 55 na final do reality show Casa dos Artistas, o maior índice de audiência de sua história.3 Este programa teve outras três edições, duas em 2002 e uma em 2004. A partir desse ano a emissora desiste de produzir o programa devido a vários processos judiciais movidos por acusação de plágio da produtora Endemol.4 Em 1995, foram 42 pontos de média exibindo uma partida de futebol válida pela Copa do Brasil.

Após 25 anos com exclusividade nos seriados Chaves e Chapolin, o canal Cartoon Network em 26 de outubro de 2011 comprou a exibição das atrações na TV paga.5

Em 2013 a emissora anunciou que seu faturamento em 2012 havia ultrapassado a marca de R$ 1 bilhão de reais, valor nunca antes atingido, em grande parte devido ao sucesso da novela infantil "Carrossel", que propiciou lucros multibilionários à emissora. Glen Valente diretor comercial da rede disse que ela cresceu 10,3% segundo dados da empresa Intermeios.6 A emissora possui mais de 1.278.000 seguidores na rede social Twitter sendo reconhecida com o selo azul de autenticidade. Já no Facebook é a rede de televisão aberta com maior número de amigos em sua fan-page oficial reconhecida pelo mesmo: mais de 2.100.000 sendo a primeira emissora aberta brasileira a receber o selo azul de autenticação.

Programas

O SBT, logo de início, aproveitou vários programas da extinta Rede Tupi. Silvio Santos, sempre dedicou-se aos programas de auditório e por isso, criou-se uma tradição desse formato na emissora. O Programa Silvio Santos é a atração mais duradoura da emissora e já era consagrada no Brasil desde 1962, ano que o apresentador iniciou sua carreira na televisão.

As atrações constituem-se de programas de auditório, realities, game shows, telejornais, programa jornalísticos, programas infantis, séries, desenhos animados, filmes, talk shows e telenovelas.

Alguns importantes nomes da comunicação já apresentaram programas na emissora, como: Flávio Cavalcanti; Gugu Liberato; Hebe Camargo; J. Silvestre; Jacinto Figueira Júnior; Murilo Néri; Sérgio Chapelin; Wilton Franco e muitos outros. Alguns programas apresentados por esses artistas fizeram grande sucesso, como: Programa Flávio Cavalcanti, Viva a Noite, Hebe, Show sem Limite, Aqui Agora, O Povo na TV e vários outros.

Programas infantis (1981-presente)

O SBT herdou um grande acervo de desenhos animados da TVS e se tornou referência com esse formato de programa de televisão voltado às crianças com estreia do Bozo em 1980, atingindo, por mais de 10 anos, um grande sucesso.

A Vovó Mafalda, um personagem do programa e que fez muito sucesso entre o público infantil e Sérgio Mallandro com o Oradukapeta também se destacaram. A partir do final da década de 80 e início dos anos 90, o SBT passou a lançar programas infantis apresentados por Simony, Mara Maravilha, Mariane Dombrova, Angélica, Eliana, Jackeline Petkovic e desde 2003 esse formato de programa passou para o comando de crianças como: Jéssica Esteves, Kauê Santin, Priscila Alcântara e Yudi Tamashiro.

Atualmente os palhaços Patati Patatá,Bozo,Vovó Mafalda e os atores-mirins Maísa Silva, Matheus Ueta, Ana Victória Zimmermann e Jean Paulo Campos estão no comando. Dentre os programas infantis que a emissora já produziu e produz até hoje estão:

Atualmente[editar | editar código-fonte]

Período Nome

02/08/1993 - presente Bom Dia & Cia

19/08/1995 - presente Sábado Animado

1987 - 2000

2013 - presente (como bloco no Domingo Legal)

Novelas

O SBT é bastante conhecido por transmitir no Brasil as telenovelas mexicanas exibidas pelo Canal de las Estrellas, do Grupo Televisa, que é a principal rede de televisão aberta do México. Dentre as principais telenovelas do Canal de las Estrellas exibidas pelo SBT, destacam-se: Rebelde; A Usurpadora; Mais de A Usurpadora; A Feia Mais Bela; Maria do Bairro; Marimar; Amor Real; A Madrasta; Maria Mercedes; Esmeralda; O Privilégio de Amar; As Tontas Não Vão Ao Céu; Luz Clarita; Rosalinda; Carrossel; O Direito de Nascer; Chispita, Os Ricos também Choram e Gotinha de Amor.

Originais (1990-presente)[editar | editar código-fonte]

Na década de 90, o SBT exibiu a novela Brasileiras e Brasileiros com enfoque na vida social dos pobres. Em 1994 o diretor Nilton Travesso entra para a emissora e restaura o núcleo de teledramaturgia. Nesse período, se destacam as requintadas produções de época As Pupilas do Senhor Reitor, Sangue do Meu Sangue, Os Ossos do Barão e a contemporânea Razão de Viver.8 A aquisição de textos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com