TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Brasileiro de Contas Nacionais

Tese: Sistema Brasileiro de Contas Nacionais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Tese  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 2

1. Diferencie, apoinado-se no Sistema de Contas Nacionais do Brasil, os seguintes conceitos:

* Produto Interno Bruto.

* Produto Nacional Bruto.

* Produto Nacional Bruto a custo de fatores.

* Renda Disponível do setor privado.

* Renda Disponível do setor público.

PIB - representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.

PNB - é uma expressão monetária dos bens e serviços produzidos por fatores de produção nacionais, independentemente do território econômico.O Produto Interno Bruto (PIB) difere do Produto Nacional Bruto (PNB) basicamente pela Renda Líquida Enviada ao (ou Recebida do) Exterior (RLEE ou RLRE): seus efeitos são desconsiderados nos cálculos do PIB, e considerados nos cálculos do PNB. Em geral, os países desenvolvidos possuem um PNB maior que o PIB, ao contrário que acontece com países em desenvolvimento. Esta renda (RLEE/RLRE) representa a diferença entre recursos enviados ao exterior (pagamento de fatores de produção internacionais alocados no país) e os recursos recebidos do exterior a partir de fatores de produção que, sendo do país considerado, encontram-se em atividade em outros países.

PNB a custo de fatores - é o conjunto dos rendimentos brutos devidos pela utilização dos factores produtivos que são propriedade de agentes económicos residentes, durante um dado período.

Renda Disponível do Setor Privado - É a renda efetivamente disponível para o setor privado gastar ou poupar. É igual à renda disponível total mais as transferências e subsídios do governo ao setor privado (pensões), menos os impostos diretos e indiretos e outras receitas correntes do governo.

Renda Disponível do Setor Público - É a renda disponível para o governo utilizar para seus gastos ou poupar. É dada pela diferença entre o total de receitas correntes do governo e as transferências e subsídios ao setor privado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com