TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Arquivo

Ensaios: Sistema De Arquivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  1.901 Palavras (8 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução.

Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas, que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. Conforme cresce a capacidade dos discos e aumenta o volume de arquivos e acessos, esta tarefa torna-se mais e mais complicada, exigindo o uso de sistemas de arquivos cada vez mais complexos e robustos. Existem diversos sistemas de arquivos diferentes, que vão desde sistemas simples que utilizamos em cartões de memória, até sistemas como o NTFS, EXT3 e ReiserFS, que incorporam recursos muito mais avançados.

Desenvolvimento

O FAT (sigla de File Allocation Table – Tabela de alocação de arquivos) foi criado para ser o filesystem oficial do MS-DOS, e continuou sendo até o fim do uso deste sistema. Contudo, as principais versões do Windows na década de 90 manteram o DOS como núcleo do sistema, sendo que toda a parte visual era como se fosse uma interface gráfica para o terminal de comandos. Entre os sistemas que utilizavam essa configuração, podemos citar o Windows 3.0, 95, 98 e ME. Somente os dois últimos trabalham com o FAT de 32 bits.

Vantagens da FAT

• Simples e totalmente portável.

• Melhor para capacidades de até 200 Mb.

• Devido sua simplicidade, objetos eletrônicos o incorporam para salvar arquivos e ler dados, assim como câmeras fotográficas.

Desvantagens da FAT

• Limitada à 512 Mb para FAT e 2 Gb para FAT32.

• Ao utilizar a FAT32 com mais de 2 Gb, só é vista em sistemas Windows NT após ser totalmente carregado, não sendo visível pelo MS-DOS.

• Desprovido de segurança, devido à falta de ACL (Tabela de permissões).

• Limite de até 4 Gb para arquivamento de arquivos contínuos.

• Perca de desempenho para unidades acima de 200 Mb.

• Não recomendado sua utilização atualmente para uso em sistemas operacionais.

FAT32

O Sistema de arquivos FAT32 é basicamente uma evolução do FAT convencional (também conhecido como FAT16). A sua primeira versão foi desenvolvida no ano de 1980, para atender às necessidades daquela época. No início, ele trabalhava somente com 12 bits de endereçamento, valor que passou para 16 em 1987. Finalmente, no ano de 1996 passou a usar os 32 bits, versão que é utilizada até hoje.

NTFS.

Por outro lado, o NTFS ( sigla de NT Filesystem – Sistema de arquivo NT ) foi desenvolvido no ano de 1993, com o objetivo de ser o filesystem oficial do Windows NT. Na verdade, a sua criação foi uma necessidade, pois os sistemas baseados em MS-DOS não eram suficientemente estáveis para a execução em servidores. Nesse caso, a solução foi a implementação de um núcleo totalmente novo, chamado de NT( New Tecnology – Nova Tecnologia).

NTFS (WINDOWS COM NÚCLEO NT)

Retirando todos os limites das partições anteriores, com o limite de formatação de partição em um limite de 16 exabytes (18.446.744.073.709.551.616 bytes) (a FAT 32 trabalha com 32 bits para a estrutura de alocação de arquivos, a NTFS, 264 bytes) e com sistemas de segurança superiores, fez-se com que não haja limites para este tipo de partição ainda em nosso tempo.

Diferente de como acontece no HPFS, onde o setor 15 e 16 guardam informações críticas para a integridade da unidade, e como na FAT, onde guardam duas tabelas, no NTFS isto não existe, e não há dependência para qualquer tipo de hardware, como discos com setores de 512 bytes ou diferente.

Para confiabilidade no NTFS, foram criados três grandes áreas denominadas de recuperação, remoção de falhas fatais e o hot fixing.

Assim como o hot fixing do HPFS, ao identificar um setor defeituoso, realiza uma marcação para que o mesmo não seja mais utilizado.

Ferramentas de verificação de disco, ao invés do que acontece com a FAT e no HPFS, onde é analizado a estrutura de diretórios e arquivos, o NTFS guarda um log das últimas transações no disco, de ponto que o CHKDSK ao verificar o disco, basta analizar as últimas transações feitas para conferir a confiabilidade do sistema de arquivos num processo extremamente rápido do que nos anteriores.

Os nomes de arquivos podem ser escritos como o usuário desejar, com 255 caracteres, em formato Unicode, mas em linha de comando, atualmente só pode-se criar arquivos com nomes com até 253 caracteres.

As características especiais para que o NTFS foi projetado

• Oferecer confiabilidade para sistemas de grande porte e servidores

• Remoção dos limites da FAT e HPFS

• Segurança em nível de usuário

• Específico para grandes capacidades de armazenamento em disco

• Não permite o sistema operacional receber informações de Ignorar, Repetir e ou Falhar, trabalhando de forma transparente recuperando informações e marcando unidades de alocações defeituosas.

• Tabela de arquivos denominada de Arquivo Mestre, com múltiplas cópias pelo disco, conforme o tamanho do volume.

• Oferecer suporte ao Hot Fixing.

Vantagens no NTFS

• Funcionalidade superior em unidades acima de 400 Mb.

• Desempenho não diminui sobre NTFS com volumes grandes como acontece na FAT.

• Segurança, integridade e confiabilidade.

• O usuário não precisa executar nenhum utilitário de disco para recuperar dados.

Desvantagens da NTFS

Não é recomendável utilizar NTFS em discos com menos de 400 Mb devido sua complexibilidade. Há uma área onde o NTFS guarda informações internamente em sua estrutura, de forma que para cada 100

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com