TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Arquivos

Trabalho Universitário: Sistemas De Arquivos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  803 Palavras (4 Páginas)  •  384 Visualizações

Página 1 de 4

Batch

Apareceram por volta de 1956, na época dos cartões perfurados. Pode-se dizer que seu surgimento se deveu ao uso de alguns cartões descontrole. Sua principal característica é a falta de qualquer, tipo de interação com o usuário. As tarefas, ou "Jobs", são agrupadas conforme seu tipo, geralmente determinado pela linguagem fonte, e executadas seqüencialmente uma por uma. Sua finalidade é minimizar o tempo ocioso de CPU e de periféricos, devido ao seu elevado custo, à custa de grandes tempos de resposta. Os tempos do processamento (médios) são razoavelmente pequenos, já que o n° de Jobs/ unidade de tempo consegue ser bastante elevado (por exemplo: 156 Jobs/dia ou 6,5 Jobs/hora, ou, em média = 9,23 minutos de processamento para cada job) .É importante observar que nos sistemas do tipo batch os conceitos de I/O bound e tarefas CPU bound (surgidos também nessa época) podem ser usados para agrupar os Jobs. O ideal é uma combinação de tarefas de características opostas, para permitir ocupação e velocidade máximas tanto da CPU quanto dos periféricos. Nestes sistemas operacionais o objetivo é maximizar o throughput (jubas/unidade de tempo) à custa de maiores tempos de resposta.

Time-sharing

Ao contrário dos sistemas batch, cujos longos tempos de resposta são um desincentivo ao desenvolvimento e à criatividade, nos sistemas T.S. a interação com o usuário é freqüente, à custa de tempos de processamento mais longos. Os pequenos tempos de resposta necessários a essa interação constante exigem que periodicamente o sistema operacional seja executado, expulsando o processo corrente da CPU, o que é chamado de time-slicing, ou concorrência. Diversos algoritmos, que serão vistos posteriormente, visam melhorar a eficiência do time-slicing,.dedicando, por exemplo, o tempo de processamento de um usuário ao processamento de tarefas de outro. Isto permite grande realocação de recursos, inclusive memória e CPU, minimizando a ociosidade.

Real-time

Sua aplicação típica é em controle de processos industriais. Necessitam, no mínimo, de relógio de tempo real e capacidade de conversão D/A-A/D, e suas exigências de tempo de resposta são rígidas.Os mecanismos de interrupção desses sistemas devem ser muito eficientes, e pré-emptivos (ou seja: uma rotina de tratamento de interrupção pode ser bloqueada para dar à vez a outra mais prioritária, o que equivale a dizer que as interrupções podem ser aninhadas).O grau de multiprogramação é elevado, o que significa que a concorrência à CPU(vários processos tentando "rodar") é grande . A tolerância a falhas também deve ser bem projetada, ou seja a capacidade de Apostila de detecção, confinamento, recuperação, e operação parcial, bem como a capacidade de comunicação assíncrona (ou seja, não necessitar de uma resposta a uma solicitação qualquer para poder continuar a execução, mesmo que degradada). A detecção de erros se refere à capacidade de identificar, de forma rápida e não ambígua, a fonte do erro, o confinamento se refere à capacidade de não permitir que a falha se propague e afete outros componentes, a operação parcial se refere a poder continuar operando, mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com