TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Automaçaõ Residencial

Artigos Científicos: Sistema De Automaçaõ Residencial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  3.037 Palavras (13 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 13

SISTEMA DE AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL

AMARAL-JANILSON, NASCIMETNO-SANDRO, MENEZES-KLEBER

Instituto de Estudos Superiores da Amazonia

Avenida Governador José Malcher, nº1148, Bairro: Nazaré

E-mails: smigou.sandro@hotmail.com e j.larama@yahoo.com.br

Abstract As the proposal and develop an Interdisciplinary project linking the areas as programming, electrical engineering and automation, this article aims to demonstrate that it is possible to perform small automation tasks in residential field, for it was developed a project using 16F877A Microcontroller/microchip in which through rs232 serial communication, conduct drives commands according to your programming built in C language, these commands can vary from a simple drive a lamp to drive equipment that require a more specific control as the temperature, another differentiator is the use of the wireless (RF) communication that allows only the communication module is connected to your computer, allowing in this way the user to receive or send information with the use of an interface created in Java.

Keywords microcontroller, home automation, serial communication, java.

Resumo  Como a proposta é desenvolver um Projeto Interdisciplinar interligando as áreas de engenharia como programação, elétrica e automação, o presente artigo tem como objetivo demonstrar, que é possível realizar a automação de pequenas tarefas no campo residencial, para isso foi desenvolvido um projeto utilizando o Microcontrolador 16F877A /microchip no qual através de comunicação serial rs232, realizar comandos de acionamentos de acordo com sua programação construída em linguagem C, esses comandos podem variar de um simples acionamento de uma lâmpada ao acionamento de equipamentos que exigem um controle mais especifico como o de temperatura, outro diferencial é a utilização da comunicação sem fio (RF) que permite apenas que o modulo de comunicação esteja interligado ao computador, possibilitando desta forma ao usuário receber ou enviar informações com o uso de uma interface criada em Java.

Palavras-chaves microcontrolador, automação residencial, comunicação serial, Java.

1 Introdução

Como a proposta é desenvolver um projeto inter-disciplinar interligando as áreas de engenharia como programação, elétrica e automação, partido deste principio foi desenvolvido um projeto para atender as necessidades residências, com intuito de oferecer um produto simples, com baixo custo para automatizar pequenas ações do cotidiano de uma residência. Essas ações podem trazer grandes benefícios ao usuário como comodidade, segurança e ate mesmo economia de energia uma vez que um sistema inteligente possibilita o acionamento de equipamentos apenas quando necessário. Essas idéias são tratadas com mais detalhes na crescente área denominada domótica.

A domótica é uma tecnologia que permite a ges-tão de todos os recursos prediais. O termo domótica resulta da junção da palavra domus (casa) com robótica (controle automatizado de algo). É este último elemento que rentabiliza o sistema, simplificando a vida diária das pessoas, satisfazendo as suas necessidades de comunicação, de conforto e segurança. Quando a domótica surgiu, com os primeiros edifícios, nos anos 80, pretendia-se controlar a iluminação, condições climáticas, a segurança e a interligação entre os três elementos. Nos nossos dias, a idéia base é a mesma. A diferença é o contexto para o qual o sistema está pensado, não um contexto militar ou industrial, mas doméstico. Desta forma permite o uso de dispositivos para automatizar as rotinas e tarefas de uma casa. Normalmente são feitos controles de temperatura ambiente, iluminação e som, distinguindo dos controles normais por ter uma central que comanda tudo, que pode ser acoplada a um computador. Desta forma a domótica procura uma melhor integração através da automatização nas áreas de segurança, de comunicação e de controle (Vecchi, Ogata, 1999).

Diante disto esse projeto tem por objetivo desen-volver um sistema baseado em um circuito eletrônico conectado ao microcontrolador PIC 16F877A no qual através de um sensor de temperatura (Lm-35) será feita aquisição da temperatura ambiente e a partir desta o acionamento de outros componentes da residência. O monitoramento do circuito será feito através de uma interface gráfica no computador.

2 Fundamentação Teórica

2.1 Automação Residencial

Automação (do inglês Automation), é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessida-de da interferência do homem. A automação consiste na aplicação de técnicas computadorizadas no qual tem como objetivo diminuir a mão-de-obra de qualquer processo, especialmente o uso de robôs nas linhas de produção. A automação diminui os custos e aumenta a velocidade da produção.

A automação pode ser dividida em alguns ramos principais: Automação Industrial, Automação Co-mercial, Automação Residencial.

Segundo Yoshitani (2009), automação residencial e aplicação de técnicas de automação para melhorar o conforto e a segurança de residências e conjuntos habitacionais, tais como: controle de acesso por biometria, porteiro e portões eletrônicos, circuitos fechados de televisão (CFTV), controle de luminosidade de ambientes, controle de umidade, temperatura e ar condicionado (HVAC), etc.

Tais conceitos ainda são vistos com certo ceti-cismo, sendo apresentados como futuristas. O artigo de opinião “Estamos preparados para a automação residencial?”, escrito por José Roberto Muratori, membro fundador da AURESIDE, ilustra bem essa situação. De acordo com ele, as estatísticas apontam que apenas uma parcela de 10 a 15% dos indivíduos consideram-se receptivos as novas tecnologias. Nesse sentido, é ressaltada a necessidade de o proje-tista de automação residencial possuir, além do conhecimento técnico necessário, informações que caracterizem a aceitação dessa tecnologia pelos usuários [1].

Assim, a preocupação em se desenvolver tecno-logias que permitam uma interação natural com o usuário passa então a ser essencial, visando propor-cionar uma maior confiabilidade. Além disso, com o novo despertar do interesse das pessoas pela tecnolo-gia, proporcionado com o advento dos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com