TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema Comunitário De Vigilância Residencial

Artigo: Sistema Comunitário De Vigilância Residencial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  8.432 Palavras (34 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 34

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE LINS PROF. ANTONIO SEABRA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

ÉDSON DE OLIVEIRA FERREIRA

SISTEMA COMUNITÁRIO DE VIGILÂNCIA RESIDENCIAL

LINS/SP

2º SEMESTRE/2012

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

PAULA SOUZA

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE LINS PROF. ANTONIO SEABRA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

ÉDSON DE OLIVEIRA FERREIRA

SISTEMA COMUNITÁRIO DE VIGILÂNCIA RESIDENCIAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Tecnologia de Lins como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de Tecnólogo em Redes de Computadores.

Orientador: Prof. Dr. Renato Correia de Barros.

LINS/SP

2º SEMESTRE/2012

ÉDSON DE OLIVEIRA FERREIRA

SISTEMA COMUNITÁRIO DE VIGILÂNCIA RESIDENCIAL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade de Tecnologia de Lins, como parte dos requisitos necessários para obtenção do título de Tecnólogo em Redes de Computadores sob orientação do Prof. Dr. Renato Correia de Barros.

Data da aprovação: 13/12/2012.

____________________________________________

Orientador: Prof. Dr. Renato Correia de Barros

______________________________________________

Prof. Me. Alexandre Ponce de Oliveira

______________________________________________

Profa. Me. Gisele Molina Becari

Dedico este trabalho a uma pessoa muito especial na minha vida:

A minha esposa Creusa Calastro Cortinas, que passa por todas as alegrias e tristezas a cada dia, que trabalha muito, levanta de madrugada, passa noites acordada, entende as ausências e alegra as presenças com todo seu amor. O amor nos une e nos dá a força necessária para enfrentarmos os desafios que a vida impõe.

Este trabalho tem muito deste amor

Édson de Oliveira Ferreira

.

AGRADECIMENTOS

Agradeço especialmente ao Prof. Dr. Renato Correia de Barros, por quem tive a honra de ser orientado neste trabalho de conclusão de curso. Agradeço a confiança que ele sempre depositou no meu trabalho, as palavras pontuais que me disse e sempre me motivaram nos momentos de insegurança, a paciência com que tratou a minha falta de tempo, a atenção e importância que dedicou a esse trabalho, a competência que conduziu as orientações de forma que fossem muito proveitosas, ao tempo que dedicou a esse trabalho apesar das inúmeras atividades pelas quais é responsável. Enfim, me mostrou que com dedicação e empenho sempre poderemos melhorar um trabalho que realizamos, nossa vida e a vida das pessoas que estão próximas a nós.

Agradeço imensamente ao Prof. Me Júlio Fernando Lieira, que voluntariamente dedicou muito do seu tempo neste trabalho, a sua colaboração foi fundamental para o seu desenvolvimento e, sem ela, com certeza, o resultado alcançado não seria o mesmo.

Agradeço ao Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, que me ofereceu as condições necessárias para realização do sonho de minha vida e, quando eu estou neste lugar me sinto tranquilo e feliz, esta faculdade é a minha segunda casa!

Aos meus pais, filho, enteados, netos, irmãs, sobrinhos e outros familiares que sempre me incentivaram e souberam entender as ausências nos últimos quatro anos.

Ao meu colega de turma Leandro Siqueira da Silva Tanaka, que com seu companheirismo, contribuiu muito para o desenvolvimento deste trabalho.

A Profa. Me Luciane Noronha do Amaral pela revisão ortográfica.

A todos os colegas de turma que fizeram parte desta história.

A Deus que rege e permite tudo nesta vida.

Muito obrigado!

Édson de Oliveira Ferreira

RESUMO

Este trabalho teve a finalidade de implantar um sistema comunitário de vigilância residencial, de baixo custo, utilizando câmera de vigilância protegida por uma cúpula antivandalismo, instalada na área externa da residência. Ela possui rotação horizontal e vertical, com acesso e gerenciamento via Web. Utilizou-se a topologia Wireless padrão IEEE 802.11 b,g,n, com autenticação através de usuário e senha, criptografia WPA2 e um servidor de Web/FTP com sistema operacional UnixLike freeBSD 9.0. O servidor para armazenar as imagens registradas e disponibilizá-las na Web exige qualificação técnica, tem um alto custo de manutenção e a infraestrutura para seu funcionamento deve estar dentro das Normas Técnicas da NBR 14565. Uma das grandes preocupações do projeto foi o custo financeiro para que esta tecnologia de vigilância com câmeras IP pudesse atingir o maior numero de residências numa comunidade de classes C/D sem nenhuma distinção. Este estudo busca unir a comunidade, a universidade e as autoridades para solução de problemas comuns, utilizando a tecnologia de monitoramento remota por câmera IP. Através da internet, pessoas, mesmo que distantes de suas residências, poderão saber o que está acontecendo nelas. As autoridades públicas poderão observar as condições das ruas, gravidade de acidentes de trânsito ou residencial, vazamentos de água, iluminação pública e, será possível também, identificar, inibir e facilitar o trabalho da polícia no combate ao crime.

Palavras-chaves: Redes de computadores, Wireless e monitoramento IP.

ABSTRACT

This study aimed to establish a Community residential surveillance, low cost, using surveillance camera protected by a vandal dome, installed on the outside of the residence. It has vertical and horizontal rotation, with access and management

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com