TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistema De Banco De Dados

Ensaios: Sistema De Banco De Dados. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2013  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 5

História

O modelo de entidades e relacionamentos é um modelo conceitual onde descrevemos o nosso banco de dados. Representamos esse modelo por um diagrama de Entidade e Relacionamento (ER). No diagrama ER, utilizamos símbolos gráficos para representar os requisitos dos usuários.

Antes de falar sobre os conceitos, vamos conhecer a história do Modelo de Entidade e Relacionamento. Tudo começou quando o Dr. Peter Chen em 1976 propôs o modelo Entidade-Relacionamento (ER) para projetos de banco de dados. Isso deu uma nova e importante percepção dos conceitos de modelos de dados. O modelo ER proposto pelo Dr. Peter possibilitava ao projetista concentrar-se apenas na utilização dos dados sem se preocupar com estrutura lógica de tabelas (DEVMEDIA,2010). Por esse motivo, o modelo ER é utilizado pelo projeto conceitual para modelar os conceitos do bando de dados de forma independente de SGDB (como mostra a Figura 1).

Figura 1 -Principais fases do projeto de um banco de dados

Fonte: Elmasri e Navathe (2005).

Conceitos básicos

Vimos a introdução e a historia de Modelo de Entidade e Relacionamento, agora, vamos entender seus conceitos e a simbologia utilizada para descrever diagramas de ER. O diagrama ER é a forma pela qual um projetista de banco de dados descreve os requisitos levantados para os clientes. Por esse motivo, é importante aprender os conceitos do Modelo ER e aprender como modelar tais conceitos utilizando-se diagramas ER.

Entidade

O primeiro conceito do Modelo Entidade-Relacionamento é o conceito de entidade. Mas, o que é uma Entidade? É algo que possui existência distinta e separada, real ou imaginária. Ou seja, uma entidade é um objeto no mundo real que pode ser identificado de forma única em relação aos outros objetos.

Por exemplo, suponha que uma empresa hipotética chamada XPT pede para você desenvolver um software para gerenciar seus funcionários. Durante a fase de entrevistas, você irá perguntar o que a empresa deseja armazenar. Uma possível resposta da empresa será: informações sobre empregados, seus dependentes, o departamento de cada empregado etc. Por tal resposta, podemos identificar algumas entidades no nosso modelo ER como: Empregado, Departamento e Dependente. Os exemplos e as figuras mostradas nesta aula sobre um sistema de controle de empresa foram adaptados de (ELMASRI; NAVATHE, 2005).

Depois de identificar tais entidades, é necessário modelá-las no diagrama ER. Para tanto, devemos desenhar retângulos e escrever o nome da entidade no centro deles, como mostrado na Figura 2. Nesta figura, temos um exemplo de duas entidades: Empregado e Departamento.

Figura 2 - Entidades representadas por Retângulos no diagrama ER

Atributo

Note que, até o momento, as entidades não guardam informação alguma. Elas apenas representam um objeto existente no cenário da empresa. Para guardar informação, devemos definir os atributos das entidades. Dessa forma, atributos são propriedades particulares que descrevem cada entidade.

Para explicar melhor o que são atributos, vamos voltar ao exemplo da empresa hipotética XPT. Para saber quais são os atributos de uma entidade, você deve perguntar a empresa que informações a empresa precisa guardar sobre seus empregados. Uma possível resposta seria: Matricula, Nome, Sexo, Endereço, Salário, Data de Nascimento etc. Essas informações guardadas pela empresa sobre os empregados são os atributos da entidade Empregado.

No diagrama ER, um atributo é representado por uma elipse que possui escrito no seu centro o nome do atributo e é ligado à entidade através de uma linha. A Figura 3 ilustra um exemplo da entidade Empregado e seus atributos: Matricula, Nome, Sexo, Endereço e Salário.

Figura 3 - Atributos representados por elipses no diagrama ER

Imagine que você está realizando a entrevista com a empresa hipotética XPT para o desenvolvimento do sistema de controle dos empregados.

Com base nas respostas que a empresa poderia fornecer, modele no diagrama ER as possíveis entidades e os atributos desse sistema.

Para ser capaz de representar todas as informações de uma entidade, os atributos são classificados conforme demonstrado a seguir.

Atributo simples

Ocorre quando uma característica da entidade é representada por um único atributo. Por exemplo, na entidade Empregado, temos os seguintes atributos simples: Matricula, Nome, Sexo, Endereço e Salário.

Atributo composto

O seu conteúdo é formado por vários itens menores, por isso, o chamamos de atributo composto.

Exemplo: em algumas empresas, o atributo Endereço é composto por informações, como: Rua, Número, Bairro e CEP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com