TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Banco De Dados

Trabalho Escolar: Sistemas De Banco De Dados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  4.568 Palavras (19 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 19

Etapa 1

Definição de Modelo de Dados

Modelar significa criar um modelo que explique as características de funcionamento e comportamento de um software a partir do qual ele será criado, facilitando seu entendimento e seu projeto, através das características principais que evitarão erros de programação, projeto e funcionamento. É uma parte importante do desenho de um sistema de informação.

A abordagem que se dispensa ao assunto normalmente atende a três perspectivas: Modelagem Conceitual, Modelagem Lógica e Modelagem Física. A primeira é usada como representação de alto nível e considera exclusivamente o ponto de vista do usuário criador do dado, a segunda já agrega alguns detalhes de implementação e a terceira demonstra como os dados são fisicamente armazenados.

Os SGBD devem ser dotados de recursos que possibilitem a descrição das estruturas de dados (layout de arquivos e/ou tabelas) de forma independente dos procedimentos de manipulação (leitura e gravação) de dados no BD. Esse objetivo visa tornar transparente para os programas que acessam o BD as alterações que, por ventura, venham a ocorrer nas estruturas de dados, como por exemplo o acréscimo de um novo campo de informação ao banco. Da mesma forma, alterações em lógicas de programas que acessam o BD não devem afetar as estruturas de dados.

Quanto maior o grau de independência de dados, menor será o tempo em que o BD ficará fora de operação para atividades de manutenção como, por exemplo, recompilação.

Até hoje, a maneira mais eficiente adotada pelos fornecedores de SGBD para implementação desse objetivo foi a utilização do SQL (structured query language) nos produtos que seguem o Modelo Relacional. O SQL possui grupos de comandos específicos e independentes para as tarefas de criação e alteração de tabelas (DDL - data definition language) e leitura e atualização do BD (DML - data manipulation language).

Sistemas de Arquivos

Vantagens

• Simplicidade na edição do documento sem a necessidade de utilização de software proprietário.

Desvantagens

• Problemas de integridade.

• Redundância e inconsistência dos dados afetando a eficiência no armazenamento dos dados.

• Frequente existência de duplicidade.

• Falta de relacionamento entre os dados.

• Atraso na tomada de decisão no negocio.

Sistema de Banco Dados

Vantagens

• Grande melhora na integridade dos dados.

• Redução na redundância, duplicidade e inconsistência.

• Existência de suporte e manutenção do SGBD

• Agilidade na tomada de decisão no negocio e retorno lucrativo para a empresa.

Desvantagens

• SGBD é um sistema complexo, e para a implementação na empresa a necessidade de mão de obra especializada além tempo para projetar, testar e implementar o SGBD na corporação.

• Necessidade de recursos de infra.

• Custo inicial mais elevado.

Modelos de banco de dados

Modelo Hierárquico

O modelo hierárquico foi o primeiro a ser reconhecido como um modelo de dados.

Nesse modelo de dados, os dados são estruturados em hierarquias ou árvores. Os nós das hierarquias contêm ocorrências de registros, onde cada registro é uma coleção de campos (atributos), cada um contendo apenas uma informação. O registro da hierarquia que precede a outros é o registro-pai, os outros são chamados de registros-filhos.

Uma ligação é uma associação entre dois registros. O relacionamento entre um registro-pai e vários registros-filhos possui cardinalidade 1:N. Os dados organizados segundo este modelo podem ser acessados segundo uma seqüência hierárquica com uma navegação do topo para as folhas e da esquerda para a direita. Um registro pode estar associado a vários registros diferentes, desde que seja replicado. A replicação possui duas grandes desvantagens: pode causar inconsistência de dados quando houver atualização e o desperdício de espaço é inevitável. O sistema comercial mais divulgado no modelo hierárquico foi o Information Management System da IBM Corp(IMS). Grande parte das restrições e consistências de dados estava contida dentro dos programas escritos para as aplicações. Era necessário escrever programas na ordem para acessar o banco de dados.

Modelo em Rede

O modelo em redes surgiu como uma extensão ao modelo hierárquico, eliminando o conceito de hierarquia e permitindo que um mesmo registro estivesse envolvido em várias associações.

No modelo em rede, os registros são organizados em grafos onde aparece um único tipo de associação (set) que define uma relação 1:N entre 2 tipos de registros: proprietário e membro.

Desta maneira, dados dois relacionamentos 1:N entre os registros A e D e entre os registros C e D é possível construir um relacionamento M:N entre A e D. O gerenciador Data Base Task Group (DBTG) da CODASYL (Committee on Data Systems and Languages) estabeleceu uma norma para este modelo de banco de dados, com linguagem própria para definição e manipulação de dados. Os dados tinham uma forma limitada de independência física. A única garantia era que o sistema deveria recuperar os dados para as aplicações como se eles estivessem armazenados na maneira indicada nos esquemas. Os geradores de relatórios da CODASYL também definiram sintaxes para dois aspectos chaves dos sistemas gerenciadores de dados: concorrência e segurança. O mecanismo de segurança fornecia uma facilidade na

qual parte do banco de dados (ou área) pudesse ser bloqueada para prevenir acessos

simultâneos, quando necessário. A sintaxe da segurança permitia que uma senha fosse associada a cada objeto descrito no esquema. Ao contrário do Modelo Hierárquico, em que qualquer acesso aos dados passa pela raiz, o modelo em rede possibilita acesso a qualquer nó da rede sem passar pela raiz. No Modelo em Rede o sistema comercial mais divulgado é o CAIDMS da Computer Associates.

Estes dois modelos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com