TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Hidraulicos e Pneumaticos

Por:   •  7/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 4

O que é um sistema Pneumático?

Nada mais é do que uma técnica utilizando o ar comprimido para executar tarefas, ao invés de fluido, sendo assim a compressão do ar que faz a força movimentando os pistões ou eixos, ela é puxada para dentro de um compressor e, então, acaba sendo forçado através de tubulações a ser direcionado para diferentes ferramentas que cumprirão as suas funções, através de válvulas ou comandos numéricos, sem contar na semelhança que tem com o sistema hidráulico, é bastante empregado em equipamentos de uso manual e maquinários que realizam movimentos repetitivos.

Suas vantagens

Quantidade

O ar que é utilizado para ser comprimido existe em uma quantidade ilimitada.

Transportes

Ao contrario dos sistemas hidráulicos, não é necessário neste caso existir uma linha de retorno, pois o ar é comprimido e transportado por meio de tubulações.

Armazenagem

O ar é comprimido por um compressor e armazenado em um reservatório, não sendo assim necessário que trabalhe continuamente, mas sim, somente, quando a pressão cair a um determinado valor mínimo ajustado em um pressostato (um instrumento de medição de pressão utilizado como componente do sistema de proteção de equipamento ou processos industriais).

Temperatura

O ar comprimido é insensível as oscilações de temperatura, permitindo um funcionamento seguro, mesmo em condições extremas.

Segurança

O ar comprimido não apresenta perigos de explosão ou incêndio, caso ocorra explosão por alguma falha estrutural de algum componente, tubulação, mangueira, ou mesmo do reservatório de ar comprimido, a pressão do ar é relativamente baixa de 6 a 12 bar.

Velocidade

É um meio de trabalho que ousa permitir alta velocidade de deslocamento, em condições normais entre 1 e 2 m/s, podendo atingir 10 m/s no caso de cilindros especiais e 500 rpm no caso de turbinas pneumáticas.

Limpeza

Uma vez que o fluido de utilização é o ar comprimido, não há risco de poluição ambiental, mesmo ocorrendo eventuais vazamentos nos elementos mal vedados. Este fato torna a pneumática um sistema excelente e eficiente para aplicações nas industrias nos principais gêneros alimentícios e farmacêuticos.

Segurança contra sobrecarga

Diferentemente dos sistemas puramente mecânicas ou eletrônicas, os elementos pneumáticos podem ser solicitados, em carga, até parar, sem sofrer qualquer dano, voltando a funcionar normalmente tão logo cesse a resistência.

Suas Desvantagens

Preparação

Para que tudo ocorra bem na preparação da qualidade do ar é necessário que ele esteja isento de impurezas e umidade, sendo possível isto através da utilização de filtros e purgadores, assim então obtendo um excelente rendimento prolongando a vida útil de seus componentes.

Compressibilidade

Uma característica não apenas do ar, mas também de todos os gases, que impossibilita a utilização da pneumática com velocidade uniforme e constante. A pneumática não possibilita controle de velocidade preciso e constante durante vários ciclos seguidos.

Força

Considerando a pressão normal de trabalho nas redes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (45.8 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com