TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operacionais Para Dispositivos Moveis

Ensaios: Sistemas Operacionais Para Dispositivos Moveis. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  4.054 Palavras (17 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 17

Sistemas Operacionais para Dispositivos Móveis

Alex L. Paris, Bruno M. Luiz, Pedro M. Bueno, Yuri Tao

FATEC – Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente

Rua Teresina, Nr. 75, Vila Paulo Roberto

Pres.Prudente/SP, Brasil, 19046-230

Resumo – este trabalho apresenta, alem do funcionamento, a história de quando surgiu, dês dos primeiros sistemas até os que possuímos nos dias de hoje, dos Sistemas Operacionais para Dispositivos Móveis, buscando explicar seu funcionamento, funcionalidades, principais modelos e fatos ocorridos que marcaram a construção de alguns sistemas citados.

Abstract – this work presents, besides the operation, when the story appeared, the first system until we have these days, of Operating Systems for Mobile Devices , trying to explain its operation, features, models and major events occurred that marked the construction of some systems cited.

I. INTRODUÇÃO

Neste trabalho estaremos apresentando os sistemas operacionais móveis que mais marcaram a história até os dias de hoje. Será exibido a seguir o histórico, principal foco dos desenvolvedores, funções comuns e particulares de cada sistema.

Cada tópico falará sobre um SO em específico. Nele será desenvolvido todo o conteúdo dito anteriormente para só então prosseguir ao próximo tópico. Dentro destes tópicos, alguns parágrafos estão separados do texto, estes declaram o ponto de vista dos autores acima citados e também outros relatos que visam mais à história do SO em questão.

Algumas referências foram pegas nas próprias aulas de SO, cuja citação será mencionada por um “[1]”.

Antes de qualquer coisa, para um melhor entendimento do assunto, daremos uma pequena introdução em alguns conceitos sobre mobilidade.

O que é mobilidade?

Segundo Reza B'Far (2005), Sistemas Computacionais Móveis são sistemas computacionais que podem facilmente ser movidos fisicamente ou cujas capacidades podem ser utilizadas enquanto eles estão sendo movidos. Como estes sistemas preveem tal mobilidade, eles normalmente oferecem recursos e características que não encontramos em sistemas comuns, como por exemplo:

• Monitoramento do nível de energia e prevenção de perda de dados em caso de pane de energia;

• Armazenamento de dados local e/ou remoto, através de conexão com ou sem fio;

• Sincronização de dados com outros sistemas.

Atualmente, entendemos por sistemas móveis aqueles que são desenvolvidos para palmtops, tablet, celulares, computadores pessoais e similares. Se comparado à definição acima, os notebooks também são considerados plataformas para sistemas móveis, porém seu uso não é exatamente o mesmo dos dispositivos mencionados já que para a utilização de um notebook você deve parar em um lugar, abrir, ligar e esperar carregar. Para efeito de classificação, trataremos dispositivo móvel aquele que ofereça a possibilidade de acesso imediato e com o usuário em movimento.

Vantagens da mobilidade

A vantagem mais explicita é, logicamente, a possibilidade de acessar dados e obter informações de qualquer local e a qualquer momento. Mas essa é só uma das inúmeras vantagens que a mobilidade proporciona. Com um bom planejamento em sistemas móveis, é possível:

• Reduzir custos de comunicação, pois você não precisará ligar para outras pessoas para saber informações que seu dispositivo/sistema já possui;

• Reduzir custos de entrada/processamento de dados, já que, em vez de escrever em papel (que teria que ser redigitado), você escreverá num formato digital, podendo ser transmitido para outros dispositivos ou sistemas facilitando o envio e recebimento de informação;

• Otimizar o tempo, já que você terá um sistema ao seu lado que lê dará informações precisas de forma imediata. Além disso, seu sistema poderá enviar e receber informações remotamente, dispensando seu deslocamento para outros locais para receber tais dados;

• Aumentar seu faturamento, porque com uma maior gama de informações disponíveis nos momentos de negociação, você será mais eficiente e terá melhores resultados.

Essa lista não enumera todas as vantagens que se obtém na utilização de sistemas móveis no dia-a-dia de uma pessoa ou uma empresa, mas demonstra alguma das vantagens gerais, o que nos da uma boa noção do que se ganha com a mobilidade. Além disso, cada tipo de solução ou situação oferece conjuntos de vantagens diferentes.

II. PALM OS

Desenvolvida primeiramente pela empresa US Robotics em 1996. Apesar disso, o projeto já havia sido desenvolvido por Jeff Hawkins, empresário da Silicon Valley. A idéia era criar algo portátil como o celular, porem fora do contexto de realizar/receber ligações, algo que fosse mais utilizado para anotar as tarefas, organizar contatos, enfim, um “substituidor” de agendas.

A. Palm OS

Primeira SO portátil do mercado. Incrementado nos

Aparelhos PamPilot 1000 e PalmPilot 5000. PalmPilot 1000 possuía 128 KB de memória, um processador de 16 MHz e uma tela monocromática de 160x160, quanto ao modelo 5000, recebeu uma memória de 512 KB.

O aparelho utilizava pilhas e memória SRAM, o que significa que o aparelho não podia ser desligado senão tudo o que você havia armazenado seria perdido. Para não acontecer esta perda de dados na hora de trocar às pilhas, o aparelho contava com um capacitor para fornecimento de energia. Dessa forma o aparelho mantinha-se ligado enquanto às pilhas eram trocadas.

B. Palm OS 2.0

No ano seguinte (1997), o Palm recebeu sua versão 2.0 que foi lançado na chamada segunda geração de Palm’s, o PalmPilot Personal e o PalmPilot Professional que já contava com 1 MB de memória e outras características como backlit screens e software de e-mail.

C. Palm OS 3.0

Em 1998 foi desenvolvido à versão 3.0, porém agora desenvolvida pela empresa 3Com que batizou o aparelho para Palm III que agora possibilitava à troca de dados por intermédio do dispositivo infravermelho e memória de 2 MB. Alem disso, o sistema, devido à sua alta requisição no mercado, já contava com mais de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com