TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Operativos

Exames: Sistemas Operativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  1.048 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade 1: Criação de Processos

c) Questão teórica para responder com a ajuda do simulador Com base na observação do comportamento do processo criado, identifique se o processo é I/O-bound ou CPU-bound? Justifique a resposta.

Resposta: O processo criado é do CPU-bound, pois ele alterna entre os estados de pronto e de execução, já o outro processo que é o I/O bound o estados fica sempre em estado de espera.

Atividade 2: Tipos de Processos

c) Questão teórica para responder com a ajuda do simulador Analise os efeitos gerados no caso de redução do tempo gasto na operação de E/S pelo processo I/O-bound.

Resposta: Diminuindo o tempo gasto na operação de E/S pelo processo de I/O-bound os tempos de UCP serão os mesmos entre os dois processos criados. Neste caso temos o processo do tipo CPU-bound mudando de contexto entre os estados Pronto/Execução e o processo I/Obound mudando os estados Pronto/Execução/Espera.

Atividade 3: PCB

c) Questão teórica para responder com a ajuda do simulador Identifique quais informações do PCB são estáticas ou dinâmicas e quais fazem parte do contexto de software e do contexto de hardware.

Resposta: De acordo com o PCB, são estáticas a Prioridade, Frames e Tempo de Criação. As informações dinâmicas o Estado, Tempo de UCP e PC. No contexto do software fazem parte a Prioridade, Tempo de Criação e tempo de CPU, já no hardware estão os Frames e PC.

Atividade 4: Estatísticas

c) Questão teórica para responder com a ajuda do simulador Observe que em alguns momentos existem processos no estado de pronto porém nenhum em estado de execução. Explique o porquê dessa situação.

Resposta: Essa situação acontece em sistemas operacionais quando se faz troca de contexto para outro processo(como o preemptivo) ,assim fazendo com que a CPU não seja monopolizada por somente um processo, assim permitindo o suporte multitarefa que é o mais comum./ Essa situação ocorre porque nesse momento esta ocorrendo a mudança de contexto, ou seja,salva-se o conteúdo dos registradores do processo em execução e logo após carrega-se o contudodos registradores do próximo processo a entrar em execução.

Atividade 5: Log de Execução dos Processos

c) Questão teórica para responder com a ajuda do simulador Analise comparativamente a concorrência de dois processos CPU-bound executando em dois sistemas operacionais que se diferenciam apenas pelo valor da fatia de tempo.

Resposta: Analisando dois processos do tipo CPU-bound com a faixa de tempo mínima para execução durante 16 segundos, tem-se o primeiro processo que utiliza 04 segundos de execução, o segundo processo que utiliza 05 segundos para execução enquanto a troca de contexto consome 07 segundos.

Ao aumentar o tempo de CPU para 14s durante 26s no total, cada um dos processos foi executado durante 11 segundos, sendo que foi gasto apenas 5s para troca de contexto.

Assim mostra que quanto maior o tempo destinado a execução de um processo menor será o tempo na troca de contexto. Na forma inversa, quanto menor o tempo de UCP destinado ao processo, maior o tempo na troca de contexto.

Atividade 6: Suspensão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com