TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Android. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SISTEMA OPERATIVO

Projeto de pesquisa: Android. CARACTERÍSTICAS GERAIS DO SISTEMA OPERATIVO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.384 Palavras (10 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 10

Trabalho Engenharia de Software II – OpenUp

Matheus Costa Antunes1, Leandro Abreu,

1 Engenharia Elétrica – Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) Avenida José Acácio Moreira, 787 – Bairro Dehon - Tubarão – SC – Brazil

{matheus.antunes2793 ,leandroaaugusto}@gmail.com

Abstract.In this article, we shall discuss an overviewof whatcan beOpenUp, somecomparisonsarealso madeforgreater understandingof the main subject. Besides theconcept, webringcertain mattersthat comeunder discussionwhenwe speak ofOpenUp, which are,the agile manifesto, SCRUM, RUP and others.There will bea mergebetweenSoftware Engineering andOpenUptheinteracting, so we can havea better look, better understanding, greater coverage, something moreconcrete thanlearnedin the classroom.

Resumo. Neste artigo, será abordado um apanhado do que o OpenUp possa ser, certas comparações serão feitas também, para o maior entendimento do assunto principal. Além do conceito, iremos trazer certos assuntos que entram em pauta quando fala-se de OpenUp, que são: manifesto ágil, SCRUM, RUP e entre outros. Haverá uma mesclagem entre Engenharia de Software e OpenUp, os interagindo, para que possamos ter um melhor olhar, melhor entendimento, maior abrangência, algo mais concreto do que aprendemos em sala de aula.

Palavras-chaves. OpenUp, SCRUM, RUP, Manifesto Ágil.

1. INTRODUÇÃO

O poder de processamento dos celulares e outros aparelhos moveis salta a vista. Atualmente com esse avanço, também há sensíveis melhorias nas telas e na sua usabilidade desses dispositivos.

Imagine o quão elegante seria, nesse cenário, poder mostrar seu portfólio de aplicações já diretamente na sua mão, sem necessidade de sequer um laptop.

Por essas e outras razões, plataformas moveis como Black Berry,IOS e Android, estão cada vez mais em evidencia eo mercado para tais dispositivos esta em plena ascensão. A explosão do android é a mais recente dentre essas plataformas, e seu crescimento não tem previsão de declínio.

O android é um sistema operacional que roda sobre o núcleo Linux. Ele foi inicialmente desenvolvido pela Android Inc., e depois passou para as mãos da Google ( que a comprou em 2005) e posteriormente pela Open Handset Alliance. A plataforma permite que os desenvolvedores escrevam software na linguagem Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google, com o objetivo de ser uma plataforma flexível, aberta e de fácil migração para fabricantes.

2. CARACTERISTICAR GERAIS DO SISTEMA OPERACIONAL

Handset Layouts: esta plataforma adapta-se “ao grande”, VGA, bibliotecas de gráficos 2D e 3D, e layouts de smartphones tradicionais.

Conectividade: o Android suporta tecnologias Bluetooth, GSM/EDGE, IDEN, CDMA, etc..

Mensagens: suporta tal como os outros dispositivos, SMS e MMS.

Browser: o browser do Android é baseado num sistema open source Webkit.

Suporte Java: as aplicações desta plataforma são feitos em Java.

Suporte Media: o Android suporta MPEG-4, MP3, MIDI, WAV, JPG, PNG, etc..

Suporte de Hardware: o Android câmeras de vídeo/ fotográficas, ecrãs sensíveis ao toque, GPS, acelerômetros, giroscópios, sensores de pressão, termômetros, etc..

Market: é uma loja de aplicações que podem ser descarregadas diretamente para o dispositivo e instaladas, sem ser preciso a utilização de um computador. Existem aplicações pagas, mas também gratuitas, majoritariamente.

Multi-Touch: o Android tem suporte multi-touch, na maioria dos dispositivos que suportam Android.

Multitarefa: é uma das aplicações disponíveis.

3. ESTRUTURA DO SISTEMA

Estrutura do sistema Android é um sistema operacional baseado no kernel do Linux.Podemos dizer que o Android é uma máquina virtual Java rodando sobre o kernel do Linux, dando suporte para o desenvolvimento de aplicações Java através de um conjunto de bibliotecas e serviços. Sua arquitetura possui basicamente 5 camadas, como visto na Figura a seguir.

Figura 2: Arquitetura do sistema operacional Android. Fonte: http://developer.android.com/.

Apenas no Android há um componente que permite exibir e manipular um mapa do Google Maps, serviço de mapas do Google, dentro de uma aplicação”. Somente no Android todos os aplicativos são criados igualmente. Ou seja, nele não há distinção entre aplicativos que são nativos e os demais. Isso possibilita uma grande customização do sistema operacional, permitindo a substituição completa de aplicativos nativos por outros, criados por terceiros. Além disto, todos os aplicativos têm acesso as mesmas funcionalidades.

4. PROCESSOS

A camada mais baixa da arquitetura, Kernel Linux, é a responsável por gerenciar os processos e threads, além da memória, arquivos e pastas, redes, drivers dos dispositivos e energia.No sistema Android, todos os componentes de uma aplicação são executados em um mesmo processo e thread. Quando a memória fica sobrecarregada ou quando outro processo faz requisição de memória, por ter maior nível de importância, o processo em execução é parado e o processo que tem maior importância de acordo com usuário é carregado.Existem cinco níveis de importância:

1. Foreground Process

2. Processo visível

3. Processo de serviço

4. Serviços em Background

5. Processos vazios

4.1 THREADS

Threads ou Encadeamento de execução é uma forma de um processo dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concorrentemente. Em UNIX (Linux), um thread:

- Existe dentro de um processo e usa os recursos do processo;

- Tem o seu próprio fluxo de controle independente enquanto existir o processo pai e o SO dá suporte a ele;

- Pode compartilhar os recursos do processo com outros threads igualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com