TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sobre O SIG, Podemos Afirmar

Casos: Sobre O SIG, Podemos Afirmar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  3.128 Palavras (13 Páginas)  •  827 Visualizações

Página 1 de 13

Etapa 1.

Passo 1.

Introdução.

Para comandar uma grande empresa requer múltiplas habilidades para lidar com os desafios do cotidiano. Que pode ser de distintas tanto no sistema motivacional para suas equipes, como na parte de competitividade no mercado para crescimento.

Temos também algumas habilidades que somente alguns grandes “Executivos” possuem, sabendo liderar com êxito um determinado assunto.

Habilidades Gerenciais

As habilidades gerenciais são necessárias para a gestão das organizações contemporâneas que visam alcançar vantagens competitivas, como apontadas por Maximiano (2000). Nesse sentido, de acordo com McGregor (1992, p.191). [...] “a principal finalidade da instituição formal para o gerente é aumentar a sua capacidade e ajudar os seus subordinados a aprender da experiência.” Isto compreende dar-lhe a possibilidade de aprender como criar um ambiente propicio ao seu crescimento.

A aquisição do conhecimento intelectual, segundo McGregor, é um processo simples e direto, desde que o individuo deseje o novo conhecimento; caso contrario existirão muitas dificuldades para fazê-los aprender. Para aquisição de conhecimento ou informação é importante que haja da parte do aprendiz motivação, que pode ser intrínseca ou extrínseca.

Dessa forma, McGregor (1992, p 194) afirma que “a educação eficaz é sempre um processo de influência por integração e autocontrole.” Segundo esse autor, existem vários tipo de aprendizagem, como a aquisição de conhecimento intelectual, a aquisição de habilidades manuais, a aquisição de habilidade em solução de problemas, a aquisição de habilidades de interação social, entre outras. Para tanto, são necessárias técnicas e métodos distintos para atingir o aprendizado efetivo, pois devem variar conforme o tipo de aprendizado desejado. Nesse sentido, detacam-se as habilidades técnicas, humana e conceitual.

Habilidades técnicas.

A habilidade técnica relaciona-se às atividades especificas do gestor. Consiste em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas, tecnologia e equipamentos necessários para a realização de suas tarefas específicas, através de sua instrução. As habilidades técnicas representam o conhecimento especifico de um cargo normalmente associado à área funcional de sua especialidade, de acordo com Katz (1995).

Na área funcional encontram-se os gestores de nível de supervisão ou de nível técnico. O nível técnico, também denominado de nível operacional, é onde as tarefas são executadas, os programas são desenvolvidos, as técnicas aplicadas, onde é cada especial atenção à execução das operações de tarefas, voltadas ao curto prazo, em que se seguem os programas e rotinas desenvolvidas no nível gerencial, ou tático.

Boog (1991) explica a utilização da habilidade técnica em três áreas: produção (Conhecimento de métodos, processos, matérias-primas, equipamentos, etc.), contabilidade (demonstrativos contábeis, legislação tributária, lançamentos, etc.) e recursos humanos (técnicas de entrevista, metodologia de treinamento, estatística para cargos e salários, legislação trabalhista etc.). Segundo Boog, ao afirmar-se que determinada pessoa é do ramo, significa que a mesma domina adequadamente as habilidades técnicas do setor em que a tua.

Habilidade Humana

De acordo com Katz (1995), essa habilidade consiste na capacidade e discernimento para trabalhar com pessoas, compreender suas atitudes e motivações e aplicar uma liderança eficaz. As habilidades humanas representam a habilidade que o administrador deve ter no trato com pessoas. Se ele deve atingir resultados através das pessoas, é preciso que estas pessoas sejam lideradas, motivadas, recebam as comunicações necessárias ao seu trabalho, ora sendo valorizadas como indivíduos, ora sabendo trabalhar como uma equipe coesa.

Esta habilidade é responsável em grande parte pelo sucesso do nível gerencial ou administração de nível intermediário, situado entre os níveis institucional e técnico, cuidando do relacionamento e de integração desses dois níveis. Uma vez tomadas às decisões no nível institucional, o nível gerencial é o responsável pela sua transformação em planos e em programas para que o nível técnico os execute. O nível gerencial trata do detalhamento dos problemas, da captação dos recursos necessários, alocando-os dentro das diversas partes da organização, e da distribuição e colocação dos produtos e serviços da organização.

Segundo Boog (1991), no inicio de uma Carrera gerencial, estas habilidades tendem a ser basicamente intra-grupais, ou seja, se concentram na relação do gerente com seu grupo de subordinados. É a habilidade humana que se exemplifica numa filial de vendas, onde o supervisor local se relaciona com a equipe de vendedores sob seu comando. Já quando o gerente se aproxima do topo hierárquico, suas habilidades humanas precisam se deslocar para seu superior e seus colegas de mesmo nível, ou seja, são habilidades inter-grupais. É a habilidade de relacionar a missão de uma gerência geral como outras e dar um sentido de unidade de ação nas operações organizacionais.

Habilidade Conceitual

Segundo Katz (1995) e Maximiano (2000), a habilidade conceitual consiste na habilidade para compreender as complexidades da organização total e não apenas de acordo com os objetivos e necessidades de seu grupo imediato. Trata-se da necessidade do administrador de ter uma visão do todo. É a habilidade de olhar além das fronteiras de seu setor, departamento ou empresa, saber como a organização se relaciona com o meio ambiente e entender suas relações.

Para Maximiano (2000), essa habilidade envolve a criatividade, planejamento, raciocínio abstrato e entendimento do contexto, ou seja, é a capacidade de se pensar analiticamente, resolver problemas etc.

Esta habilidade é em grande parte responsável pelo sucesso de alta direção ou nível institucional, também conhecido por nível estratégico (nível mais alto da empresa), composto pelos dirigentes ou altos funcionários, responsáveis pela definição dos principais objetivos e das estratégias da organização. A habilidade conceitual lida com os assuntos relacionados com o longo prazo e com a totalidade da organização. É o nível que se relaciona com o ambiente externo da organização.

Conclusão das Habilidades

A adequada combinação dessas habilidades varia a medica que um indivíduo sobe na escala hierárquica, de posições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com