TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Podemos Afirmar Que Um Estudo Sistemático Da Dimensão Geográfica Da Política Se Deu A Partir

Dissertações: Podemos Afirmar Que Um Estudo Sistemático Da Dimensão Geográfica Da Política Se Deu A Partir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2014  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  2.815 Visualizações

Página 1 de 2

Podemos afirmar que um estudo sistemático da dimensão geográfica da política se deu a partir:

A

(A) Da publicação das obras de Aristóteles, Maquiavel, Montesquieu e inúmeros outros filósofos da antiguidade, da Idade Média ou da época moderna, que se ocuparam em escrever, por exemplo, sobre a dimensão espacial da política -- tal como, por exemplo, a respeito do tamanho e da localização do território, ou a ênfase na importância da geografia ou ainda sobre a localização e a defesa da fortaleza do príncipe.

B

(A) De 1945 quando passa a se preocupar com a chamada escala macro ou continental/planetária: a questão da disputa do poder mundial, que Estado é uma grande potência, qual a melhor estratégia espacial para se atingir esse status, etc.

C

(A) De meados dos anos 1970 em que a geopolítica sai do ostracismo e volta a ser novamente estudada agora, como "um campo de estudos", uma área interdisciplinar enfim (tal como, por exemplo, a questão ambiental).

D

(A) Da publicação das obras do general alemão Karl Haushofer que acabou por popularizar a geopolítica, devido às circunstâncias (ligações, embora problemáticas, com o nazismo e possível contribuição indireta para a obra Mein Kampf, de Hitler), tornando-a tristemente famosa nos anos 1930 e 40, em especial através da sua Revista de Geopolítica [Zeitschrift für Geopolitik], editada em Munique de 1924 a 44 e com uma tiragem mensal que começou com 3 mil e chegou a atingir a marca dos 30 mil exemplares, algo bastante expressivo para a época.

E

(A) Da publicação da obra Politische Geographie (Geografia Política), de Friedrich RATZEL, publicada em 1897. Com Ratzel inicia-se um estudo sistemático da dimensão geográfica da política, no qual a espacialidade ou a territorialidade do Estado era o principal objeto de preocupações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com