TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia

Trabalho Universitário: Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  895 Visualizações

Página 1 de 2

01 - Para viver em sociedade, todo indivíduo precisa internalizar determinados conjuntos de normas sociais e transformá-los em sua vida prática em comportamentos que são aceitos socialmente. Esse processo na Sociologia compreende o que se chama de socialização.

Como se desenvolve esse processo de socialização nas sociedades modernas e quais as principais instituições responsáveis por ele?

02 - Um dos conceitos de sociedade desenvolvidos pela Fillosofia e Sociologia se refere a um conjunto de indivíduos que convivem num mesmo espaço e num mesmo tempo. A solidariedade entre os integrantes é fundamental para manter a coesão entre eles. Duas são as formas de solidariedade e a cada uma delas corresponde uma forma específica de sociedade.

Estabeleça a correspondência entre a forma de sociedade e sua respectiva forma de solidariedade, e explique em que consiste cada uma dessas formas.

03 - A Sociologia surge no final do século XIX para dar conta, em certa medida, das transformações que ocorreram na sociedade, principalmente na França e na Inglaterra, a partir do século XVIII. Que transformações foram essas e quais as suas principais características?

04 - A posição suprema dos países industrializados, sobretudo dos Estados Unidos, na produção e na difusão da mídia tem levado muitos observadores a falar no imperialismo da mídia. De acordo com essa visão, vivemos em um império cultural. Países menos desenvolvidos são considerados especialmente vulneráveis, por não possuírem os recursos necessários à manutenção de sua própria independência cultural.

Esse parágrafo fala da dominação ou imperialismo da mídia. Relacione esse fenômeno social com a possibilidade de homogeneização das diferenças culturais.

05 - Quando se consideram sociologicamente as posições ocupadas pelos indivíduos na sociedade capitalista, pode-se pensá-las a partir de diferentes conceitos. Para algumas correntes sociológicas, essas posições se definem pelo status que cada um ocupa e pelos papéis que cada um desempenha. Para outras correntes, as posições se definem a partir do que consideram ser uma classe social.

Defina o que é uma classe social e apresente pelo menos dois critérios utilizados nessa definição.

06 - A globalização, também conhecida como mundialização, é um processo recente de transformação da sociedade capitalista. Entre seus traços, temos a formação de blocos comerciais internacionais, a formação de grandes grupos industriais, processos de produção altamente tecnificados, o aumento do consumo de massa, a difusão das novas tecnologias de informação, só para citar alguns.

Quais os efeitos da globalização para a natureza e o meio ambiente?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com